Roberto Martínez reconhece a necessidade de autocrítica após o empate de Portugal, mas mantém total confiança na atitude da equipa.
Na sequência do empate frente à RD Congo na estreia de Portugal no Mundial 2026, Roberto Martínez reconheceu que a equipa das quinas precisa de avaliar a sua exibição. Questionado sobre se a Seleção Nacional jogou pouco e se o atual modelo de jogo terá de mudar para garantir o sucesso na competição, o selecionador nacional não escondeu a necessidade de melhorar os processos, mas fez questão de enaltecer o empenho do grupo.
Focando-se na análise aos diferentes momentos da partida e na margem de progressão da equipa para os restantes embates da fase de grupos, o técnico espanhol proferiu as seguintes declarações:
«Precisamos de melhorar, de ter muita autocrítica, avaliar o jogo. É a avaliação de 96 minutos. Há momentos. Antes do golo, depois do golo, o início da 2.ª parte. Duplas, ligações, espaços que procurámos. A nossa responsabilidade é avaliar o jogo, autocrítica e melhorar. E é esse o processo do Mundial na fase de grupos. Percebo que a atitude é extraordinária e acredito muito no que podemos fazer».
