O Comité Olímpico Internacional anunciou que apenas atletas do sexo feminino biológico poderão competir nas provas femininas, numa medida que procura encerrar uma longa polémica no desporto.
O Comité Olímpico Internacional anunciou uma nova regra para os Jogos Olímpicos, que limita a participação nas competições femininas a atletas que nasceram biologicamente do sexo feminino, tendo alegado a decisão em estudos que indicam que os homens biológicos mantêm vantagens físicas em relação às mulheres, mesmo após tratamentos hormonais. A decisão pretende encerrar um debate que tem gerado polémica ao longo da última década no mundo do desporto.
A nova orientação surge após várias polémicas em edições recentes dos Jogos Olímpicos. Em Tóquio 2021 e Paris 2024, a participação de atletas com características biológicas masculinas em provas femininas gerou forte debate e críticas no mundo do desporto.
A nova política vai começar a ser aplicada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, e o COI defende que a medida garante a justiça e a segurança na competição feminina. Esta mudança poderá influenciar outras federações desportivas, que podem vir a adotar regras semelhantes.

