A fase de grupos de basquetebol terminou. A prova a eliminar está prestes a começar. Cada dia que passa, três seleções estão mais perto da tão prestigiada medalha olímpica.
Até ao momento, já houve várias surpresas e desilusões neste Jogos Olímpicos. Infelizmente, para Portugal, não conseguimos alcançar a qualificação – ainda não foi desta que conseguimos ter a equipa masculina nos Jogos Olímpicos de Verão.
Os quartos de final já estão definidos, e vão ser todos jogados hoje: Alemanha – Grécia (10h); Sérvia – Austrália (13h30); França – Canadá (17h) e Estados Unidos – Brasil (20h30).
Caros leitores, vamos ver então quem foram os destaques da fase de grupos de basquetebol masculino nesta edição dos Jogos Olímpicos de Verão.
SUDÃO DO SUL MERECIA MAIS
O país mais novo do mundo, Sudão do Sul, alcançou a qualificação inédita para os Jogos Olímpicos. Apesar de ser um país teoricamente novo, apresentam um jogo de basquetebol que muitas seleções nunca chegaram a ter na sua história.
Num jogo amigável, em Inglaterra, quase surpreenderam os Estados Unidos da América, apenas perdendo nos últimos segundos da partida, por um ponto.
Nesta fase de grupos, a seleção fez história ao vencer um jogo olímpico apenas sete anos após o primeiro jogo oficial, após a vitória diante Porto Rico.
As derrotas com Estados Unidos da América e Servia acabaram com o sonho de um país pequeno, mas grande dentro de campo. Merecia mais.
JÁ NÃO É A ESPANHA QUE CONHECEMOS
Longe vão o tempo em que a Espanha e a Argentina chegavam longe nos Jogos Olímpicos.Agora a Argentina nem conseguiu a qualificação, enquanto a Espanha foi eliminada na fase de grupos, em último lugar, apesar de ter os mesmos pontos que a Austrália e a Grécia.
Os espanhóis estão com falta de uma figura central. A saída de Ricky Rubio fez muito falta ao país vizinho.
A Espanha ainda venceu um jogo, mas perdeu os outros dois. Tendo em conta o critério de desempate, por ter o mesmo numero pontos que as duas seleções acima referidas, os espanhóis ficaram pelo caminho mais cedo.
CAMPEÕES DO MUNDO QUEREM O OURO OLÍMPICO
A Alemanha, atual campeã do mundo de basquetebol masculino, quer vencer o ouro olímpico. Os alemães ficaram em primeiro lugar no seu grupo, que tinha França, Brasil e Japão.
Com Dennis Schroder a liderar a equipa dentro de campo, os alemães ficaram os três jogos, sendo que derrotaram os anfitriões por 14 pontos, que têm jogadores como Victor Wembanyama e Rudy Gobert.
JAPÃO TEM UM PEQUENO CRAQUE
Os japoneses não venceram qualquer jogo. É um facto. No entanto, houve um pequeno jogador que mostrou ser grande dentro de jogo. Estamos a falar de Yuki Kawamura.
Com os seus 1.72m, foi um pesadelo para a equipa francesa. Fez 29 pontos, teve sete ressaltos e conseguiu seis assistentes. Fruto do seu trabalho, representa agora os Memphis Grizzlies, ou seja, vai ter uma oportunidade na principal liga de basquetebol do mundo.