📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paris 2024, Basquetebol #5 | 5 para 5 e no final vence os Estados Unidos

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

“Os Estados Unidos da América são os campeões de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos de verão 2024”. A frase que todos esperavam que acontecesse… aconteceu!  

A equipa liderada por Steve Kerr derrotou a França por 98-87. Um jogo que os Estados Unidos nunca teve um sério risco de não vencer, mesmo quando a França estava a três pontos no último período.

Os franceses e os americanos foram os protagonistas da final olímpica. Caro leitor, vamos ver como foi a partida mais importante de países, que acontece sempre de quatro em quatro anos. No mundo do basquetebol, os Jogos Olímpicos são mais importantes do que os Campeonatos do Mundo.

FRANÇA DEU LUTA NOS PRIMEIROS MINUTOS

O primeiro período ainda foi equilibrado durante uns minutos, inclusive a seleção francesa chegou a ter pequenas vantagens no primeiro e no segundo período. A partir do momento em que os Estados Unidos fizeram o 29-27 no segundo período, a França não voltou sequer a empatar.

A vantagem foi aumentando para os norte-americanos, com a diferença de qualidade de cada um dos plantéis cada vez mais visível. De um lado estava uma equipa somente com jogadores da NBA, a melhor liga de basquetebol do mundo, e no outro lado estava uma equipa com muitos basquetebolistas a jogar na Europa e cinco na NBA. No entanto, muitos dos franceses que jogam na Europa estão em algumas das melhores equipas, como Mónaco, Real Madrid e Partizan. O placard chegou ao intervalo com os Estados Unidos a vencer por oito pontos (49-41).

A LEI DO MAIS FORTE VOLTA A SER COMPROVADA

As seleções regressaram ao campo com duas mentalidades diferentes: os franceses a querer recuperar o resultado para vencer uma medalha de ouro em casa, enquanto os norte-americanos queriam gerir o resultado e manter uma distância considerável à seleção francesa.

O resultado não mudou muito. Stephen Curry acabou por acabar com o jogo com um triplo, quando estava a ser defendido por dois jogadores e deixou basquetebolistas como LeBron James e Kevin Durant sozinhos. “Sleep well, France”.

MELHORES JOGADORES DA FINAL

Stephen Curry foi o homem de jogo nas meias-finais e voltou a ser decisivo na final. O melhor lançador de triplos fez 24 pontos, dos quais todos foram de três pontos. Quem mais? Se tivesse aparecido mais cedo, como na fase de grupos, teria vencido o prémio de melhor basquetebolista do torneio.

Wembanyama mostrou ser o futuro e o presente da França. Com apenas 20 anos, o francês foi quase um pesadelo para a defesa dos Estados Unidos. Fez 26 pontos e teve sete ressaltos de bola em 29 minutos de jogo.

LeBron James volta a fazer das suas. O rei teve 14 pontos, 10 assistências e seis ressaltos de bola na final. Possivelmente foi a sua última vez nos Jogos Olímpicos, e que maneira para se despedir, especialmente com o prémio de melhor jogador do torneio.

Guerschon Yabusele é o poste do Real Madrid e foi o substituto de Rudy Gobert na seleção francesa. Um desconhecido para muitos, mas era um conhecido para os basquetebolistas americanos. No jogo decisivo da competição, o poste francês teve 20 pontos e duas assistências na final.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.