Paris 2024, Basquetebol #5 | 5 para 5 e no final vence os Estados Unidos

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

“Os Estados Unidos da América são os campeões de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos de verão 2024”. A frase que todos esperavam que acontecesse… aconteceu!  

A equipa liderada por Steve Kerr derrotou a França por 98-87. Um jogo que os Estados Unidos nunca teve um sério risco de não vencer, mesmo quando a França estava a três pontos no último período.

Os franceses e os americanos foram os protagonistas da final olímpica. Caro leitor, vamos ver como foi a partida mais importante de países, que acontece sempre de quatro em quatro anos. No mundo do basquetebol, os Jogos Olímpicos são mais importantes do que os Campeonatos do Mundo.

FRANÇA DEU LUTA NOS PRIMEIROS MINUTOS

O primeiro período ainda foi equilibrado durante uns minutos, inclusive a seleção francesa chegou a ter pequenas vantagens no primeiro e no segundo período. A partir do momento em que os Estados Unidos fizeram o 29-27 no segundo período, a França não voltou sequer a empatar.

A vantagem foi aumentando para os norte-americanos, com a diferença de qualidade de cada um dos plantéis cada vez mais visível. De um lado estava uma equipa somente com jogadores da NBA, a melhor liga de basquetebol do mundo, e no outro lado estava uma equipa com muitos basquetebolistas a jogar na Europa e cinco na NBA. No entanto, muitos dos franceses que jogam na Europa estão em algumas das melhores equipas, como Mónaco, Real Madrid e Partizan. O placard chegou ao intervalo com os Estados Unidos a vencer por oito pontos (49-41).

A LEI DO MAIS FORTE VOLTA A SER COMPROVADA

As seleções regressaram ao campo com duas mentalidades diferentes: os franceses a querer recuperar o resultado para vencer uma medalha de ouro em casa, enquanto os norte-americanos queriam gerir o resultado e manter uma distância considerável à seleção francesa.

O resultado não mudou muito. Stephen Curry acabou por acabar com o jogo com um triplo, quando estava a ser defendido por dois jogadores e deixou basquetebolistas como LeBron James e Kevin Durant sozinhos. “Sleep well, France”.

MELHORES JOGADORES DA FINAL

Stephen Curry foi o homem de jogo nas meias-finais e voltou a ser decisivo na final. O melhor lançador de triplos fez 24 pontos, dos quais todos foram de três pontos. Quem mais? Se tivesse aparecido mais cedo, como na fase de grupos, teria vencido o prémio de melhor basquetebolista do torneio.

Wembanyama mostrou ser o futuro e o presente da França. Com apenas 20 anos, o francês foi quase um pesadelo para a defesa dos Estados Unidos. Fez 26 pontos e teve sete ressaltos de bola em 29 minutos de jogo.

LeBron James volta a fazer das suas. O rei teve 14 pontos, 10 assistências e seis ressaltos de bola na final. Possivelmente foi a sua última vez nos Jogos Olímpicos, e que maneira para se despedir, especialmente com o prémio de melhor jogador do torneio.

Guerschon Yabusele é o poste do Real Madrid e foi o substituto de Rudy Gobert na seleção francesa. Um desconhecido para muitos, mas era um conhecido para os basquetebolistas americanos. No jogo decisivo da competição, o poste francês teve 20 pontos e duas assistências na final.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho prepara revolução no plantel do Real Madrid: Eis o que avança a imprensa espanhola

O Real Madrid prepara-se para revolucionar o plantel nas últimas semanas de mercado. Eis o plano de José Mourinho.

Reforços de peso no Seixal: Benfica já conta com todos os atletas que estiveram no Mundial 2026

Aursnes e Andreas Schjelderup chegaram neste domingo ao Seixal após participarem no Mundial 2026, pela seleção da Noruega.

O novo ‘reforço’ das águias: Gabriel Índio já pode jogar oficialmente pelo Benfica

Gabriel Índio faz 18 anos neste domingo e já se pode estrear oficialmente pelo Benfica após atingir a maioridade.

Liverpool lidera corrida pela contratação de avançado do PSG avaliado em 170 milhões de euros

O Liverpool está na corrida pela contratação de Bradley Barcola, como alternativa a Yan Diomande, que tem sido alvo de várias propostas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ibrahima Ba despede-se do Famalicão: «Saio com muito respeito e uma enorme gratidão por tudo o que vivi aqui»

Ibrahima Ba recorreu às redes sociais para se despedir do Famalicão. O defesa senegalês assinou um contrato até 2031 com o Sporting.

Barcelona: lateral direito tenta contrariar desejo de Lamine Yamal

Lamine Yamal quer contar com Pedro Porro no plantel do Barcelona, mas Héctor Fort pode ficar com o lugar de lateral direito.