📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paris 2024, Ginástica de Trampolins: Diploma olímpico para Portugal e ouro para Ivan Litvinovich e Bryony Page

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Um dos maiores destaques da Ginástica de Trampolins é, não só, a presença de Gabriel Albuquerque na final, mas também, a sua excelente prestação. O mais novo da comitiva portuguesa agigantou-se e garantiu uma final histórica para Portugal que, por si só, já seria um ótimo balanço para a sua estreia em Jogos Olímpicos.

O apuramento para a final consiste em dois esquemas de 20 segundos, cada um, pontuados pelo júri, relativamente à dificuldade, execução, tempo de voo e receção. A nota final contabilizada é a maior e os atletas que se conseguirem manter no centro do trampolim durante todo o esquema, ganham pontos extra.

Na qualificação, Gabriel conseguiu 59.579 à primeira tentativa e garantiu o seu apuramento. No segundo esquema, já depois de estar qualificado, caiu e, por isso, teve uma baixa classificação (31.070).

A FINAL: Ivan e Page dominam os trampolins

Na final masculina, sem surpresas, Ivan Litvinovich revalidou o seu título de campeão olímpico de trampolins. Aos 23 anos, impôs-se perante os seus adversários e mostrou que está, claramente, um nível acima, quando comparado com os outros ginastas.

Ganhou com 63,090 pontos, enquanto que os chineses Wang Zisai e Yan Langyu fizeram 61,890 e 60,950 pontos, respetivamente. A China esteve em força nesta final, comprovando a sua qualidade nesta disciplina. O bielorrusso não pôde ver a bandeira do seu país a ser hasteada, uma vez que compete pela equipa neutra, devido às sanções impostas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Gabriel Albuquerque conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal, terminando a prova no quinto lugar. Obteve a nota de 59,740 pontos e superou o sexto lugar conquistado por Nuno Merino, em Atenas 2004.

Na final feminina, Bryony Page conseguiu, finalmente, superiorizar-se e conquistou a tão desejada medalha de ouro, depois de ter vencido prata no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020. Aos 33 anos, obteve a nota de 56,480 e venceu por 0,420 pontos a bielorrussa, de 19 anos, Bardzilouskaya, que levou a prata com 56,060 pontos. A canadiana Sophiane Methot arrecadou o bronze, não tendo mais do que 55,650 de pontuação. Destaque para a China que não ganhou qualquer medalha na competição feminina, incluindo Zhu Xueyping que, depois de ter sido campeã em Tóquio 2020, terminou na quarta posição.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Maxi Araújo faz o 1-0 para o Sporting frente à Juventus na Champions League

Maxi Araújo abriu o ativo no Juventus x Sporting da quarta jornada da Champions League. O lateral uruguaio marcou aos 12 minutos.

Al Ittihad de Sérgio Conceição vence para a Champions League Asiática

O Al Ittihad recebeu e venceu o Al Sharjah por três bolas a zero, em jogo da quarta jornada da Champions League Asiática.

Torreense vence e agarra segundo lugar da Segunda Liga e Académico Viseu arranca reviravolta com dez jogadores frente ao Lusitânia Lourosa

O Torreense recebeu e bateu o Felgueiras por 2-0, na décima jornada da Segunda Liga. Já o Académico Viseu venceu o Lusitânia Lourosa por 3-2.

Arsenal bate Slavia de Praga por 3-0 e segue 100% vitorioso na Champions League Nápoles empata em casa

O Arsenal foi ao terreno do Slavia de Praga vencer por 3-0, na quarta jornada da fase de liga da Champions League. Já o Nápoles empatou em casa frente ao Eintracht Frankfurt.

PUB

Mais Artigos Populares

Robert Lewandowski volta a falar do futuro no Barcelona e pede tempo para Lamine Yamal: «É melhor não falar…»

Robert Lewandowski falou em conferência de imprensa. O ponta de lança polaco abordou o futuro e o momento vivido por Lamine Yamal.

Ruben Amorim de olho na promoção de jovem avançado ao plantel principal do Manchester United

Ruben Amorim está a ponderar a promoção de Shea Lacey. O jovem avançado de 18 anos está ao serviço da equipa de Sub-21 do Manchester United.

Rubén de la Barrera (ainda te lembras?) rejeita proposta para regressar ao ativo em Espanha

Rubén de la Barrera está livre no mercado desde que deixou o Vizela. O treinador rejeitou assumir o comando do Mirandés.