Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

A culpa de uma prestação fraca é de todos ou de quase todos os portugueses. Começa por ser do Governo, ao não ter um Ministério do Desporto e tendo um Secretário do Desporto sem qualquer experiência anterior na área. Ainda dentro do Governo, é preciso culpar a falta de articulação entre o Secretário do Desporto e o Ministro da Educação. O facto do Desporto Escolar e Universitário ser quase inexistente é muito preocupante e, além disto, é preciso facilitar a vida aos atletas de alta competição, um pouco como o existente no mundo da música, por exemplo, onde a carga horária é reduzida para se dedicarem a aulas no Conservatório. Reduzir a carga horária destes atletas é fundamental para poderem dedicar este tempo a treinos, a trabalho de ginásio ou até à recuperação. Uma das regras da alta competição é o descanso, mas se não se descansa porque se sai do treino e se vai para as aulas, no caso dos mais novos, para sair das aulas e ir treinar e chegar a casa e ter de ir estudar, o descanso não existe.

Nas escolas, é preciso ainda referir algo muito grave mas que pode significar muito do problema: existe a disciplina de Educação Física, que é muito mal aproveitada e que, no secundário, chega ao ridículo de não contar para a média. Aqui cria-se um novo problema, pois muitas escolas não têm condições para a prática desportiva, o que torna impossível que a disciplina seja útil. Apesar disto, deixo aqui a minha ideia de como a disciplina devia ser usada para promover o desporto: porque não levar às escolas treinadores das mais variadas modalidades para mostrar as suas modalidades e atrair mais atletas ou, devido à falta de condições, em vez de ir o treinador às escolas, irem as escolas aos locais de treino, o que traria ainda mais impacto, principalmente aos mais novos.

O Desporto Escolar e Universitário são fundamentais para promover o Desporto e as várias modalidades Fonte: DGE
O Desporto Escolar e Universitário são fundamentais para promover o Desporto e as várias modalidades
Fonte: DGE

Ainda nas Universidades, e fazendo uma ligação ao ponto seguinte, existem muitas falhas na formação desportiva. Não existe um curso ou especialização em Jornalismo Desportivo em Portugal, nem existe nenhum curso de História do Desporto em Portugal. Assim, os jornalistas desportivos não podem chegar a um emprego com conhecimentos desportivos que não os que adquiriram ao longo da vida. Como a sociedade portuguesa vive do Futebol como Desporto, surge um dado viciado que vou falar mais em baixo.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukebakio olha para FC Porto x Benfica: «Queríamos a vitória»

Dodi Lukebakio destacou «espírito de equipa» no FC Porto x Benfica. Extremo belga queria ter conquistado os três pontos no Dragão.

Trubin reage ao FC Porto x Benfica: «Um resultado destes nunca deixa ninguém satisfeito»

Trubin reagiu ao empate entre o FC Porto e o Benfica. Guarda-redes ucraniano deixou mensagem nas redes sociais.

Pedro Gonçalves dá entrevista após renovar: «O Sporting deu-me tudo. Tento retribuir ao máximo»

Pedro Gonçalves deu uma entrevista aos meios de comunicação do Sporting, após renovar até 2030. Jogador mostrou estar feliz.

FC Porto x Benfica: Dragões descontentes com decisão da arbitragem

Responsáveis do FC Porto acreditam que lance com Deniz Gul deveria ter sido penálti. Dragões descontentes com decisão da arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.