📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

A culpa de uma prestação fraca é de todos ou de quase todos os portugueses. Começa por ser do Governo, ao não ter um Ministério do Desporto e tendo um Secretário do Desporto sem qualquer experiência anterior na área. Ainda dentro do Governo, é preciso culpar a falta de articulação entre o Secretário do Desporto e o Ministro da Educação. O facto do Desporto Escolar e Universitário ser quase inexistente é muito preocupante e, além disto, é preciso facilitar a vida aos atletas de alta competição, um pouco como o existente no mundo da música, por exemplo, onde a carga horária é reduzida para se dedicarem a aulas no Conservatório. Reduzir a carga horária destes atletas é fundamental para poderem dedicar este tempo a treinos, a trabalho de ginásio ou até à recuperação. Uma das regras da alta competição é o descanso, mas se não se descansa porque se sai do treino e se vai para as aulas, no caso dos mais novos, para sair das aulas e ir treinar e chegar a casa e ter de ir estudar, o descanso não existe.

Nas escolas, é preciso ainda referir algo muito grave mas que pode significar muito do problema: existe a disciplina de Educação Física, que é muito mal aproveitada e que, no secundário, chega ao ridículo de não contar para a média. Aqui cria-se um novo problema, pois muitas escolas não têm condições para a prática desportiva, o que torna impossível que a disciplina seja útil. Apesar disto, deixo aqui a minha ideia de como a disciplina devia ser usada para promover o desporto: porque não levar às escolas treinadores das mais variadas modalidades para mostrar as suas modalidades e atrair mais atletas ou, devido à falta de condições, em vez de ir o treinador às escolas, irem as escolas aos locais de treino, o que traria ainda mais impacto, principalmente aos mais novos.

O Desporto Escolar e Universitário são fundamentais para promover o Desporto e as várias modalidades Fonte: DGE
O Desporto Escolar e Universitário são fundamentais para promover o Desporto e as várias modalidades
Fonte: DGE

Ainda nas Universidades, e fazendo uma ligação ao ponto seguinte, existem muitas falhas na formação desportiva. Não existe um curso ou especialização em Jornalismo Desportivo em Portugal, nem existe nenhum curso de História do Desporto em Portugal. Assim, os jornalistas desportivos não podem chegar a um emprego com conhecimentos desportivos que não os que adquiriram ao longo da vida. Como a sociedade portuguesa vive do Futebol como Desporto, surge um dado viciado que vou falar mais em baixo.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Josué eleito o melhor jogador do ano na Série B do Brasil

O médio português, Josué, foi eleito o melhor jogador do ano de 2025 na Série B, pelo seu desempenho ao serviço dos campeões Coritiba.

Eis os árbitros dos jogos do FC Porto e do Braga na Europa League

Rohit Saggi será o árbitro principal do FC Porto x Malmo. Giorgi Kruashvili estará no Nice x Braga, ambos jogos da Europa League.

Benfica convoca Assembleia Geral para votar alterações na estrutura da SAD

O Benfica leva a votos mudanças na SAD das aguias. A Assembleia Geral está marcada para dia 29 de dezembro.

Neymar volta a falar sobre a renovação com o Santos: «Vamos ver o que é melhor para todos»

Neymar falou sobre a continuidade no Santos, após a última partida do Brasileirão. O 'Peixe' apurou-se para a Taça Sul Americana com a vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Club Brugge anuncia despedimento de Nicky Hayen e já há sucessor

Ivan Leko será o novo treinador do Club Brugge, após terminarem o contrato de Nicky Hayen, que orientava o clube belga desde abril de 2024.

Terem Moffi e Jérémie Boga autorizados a afastar-se do Nice após incidente com adeptos

Depois de um incidente violento com os adeptos do Nice numa sessão de treinos, Terem Moffi e Jérémie Boga estão de baixa médica.

Desempenho de Leonardo Jardim destacado pelo Presidente do Cruzeiro: «Já propus um contrato de cinco anos»

O Presidente do Cruzeiro mostrou-se muito satisfeito com o trabalho de Leonardo Jardim. O dirigiu garantiu que até já ofereceu um novo contrato ao treinador.