📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

A culpa é também de todos Meios de Comunicação Social, incluindo aqui também o Bola na Rede, que dedicam muito pouco tempo às restantes modalidades, para não dizer nenhum. E aqui a culpa tem de ir maioritariamente para os meios especializados no Desporto. Muitas vezes nem as grandes competições, e aqui não incluo o Futebol, têm acompanhamento em Portugal. A Bola TV melhorou um pouco este panorama ao transmitir, por exemplo, os nacionais de Natação, mas existe muito trabalho a ser feito por todos nós.

O Jornalismo Desportivo vive dias muito difíceis, o facto de ser visto como algo menor dentro da profissão durante os cursos e não existir um curso ou especialização em Jornalismo Desportivo, como já referi, prejudica muito. Hoje em dia a credibilidade dos jornalistas está muito em baixo na sociedade portuguesa e provavelmente a dos jornalistas desportivos é das mais baixas. Existe muito a mudar aqui e esta mudança tem de ir desde logo pela qualidade do seu trabalho e pelo estudo do que é o Desporto, ou então é preciso mudar o nome de Jornalismo Desportivo para Jornalismo Futebolístico.

As capas dos desportivos no dia seguinte à conquista do europeu de Hóquei em Patins, só um tem como tema principal a conquista Fonte: Sapo
As capas dos desportivos no dia seguinte à conquista do Europeu de Hóquei em Patins; só um tem como tema principal a conquista
Fonte: Sapo

A falta de conhecimentos aprofundados dos jornalistas desportivos faz com que cometam alguns erros de avaliação ao que acontece, pegando nestes Jogos Olímpicos, os sextos lugares da Patrícia Mamona e do Nelson Évora foram resultados muito bons dadas as várias circunstâncias (recorde nacional e recorde da época, respectivamente), o quinto lugar do Fernando Pimenta já é mais criticável, apesar de não ser este o trabalho do jornalista desportivo. Começar o dia a dizer que o atleta X e a atleta Y são hipóteses de medalha por vezes é injusto e é preciso saber avaliar a situação para não induzir em erro uma população que na sua maioria não conhece a realidade dos desportos, lá está, por só serem falados de quatro em quatro anos.

A crítica tem de estar presente, se não existir crítica o atleta não evolui, mas não se pode criticar um sexto lugar de alguém que fez o seu melhor de sempre, é preciso saber o que se está a criticar e não cair no deitar a baixo, só porque sim.

Para terminar o assunto Jornalismo com destaque aqui aos meios de comunicação especializados em Desporto, o próprio facto de passarem a dedicar mais tempo às várias modalidades levaria ao aumento da credibilidade dos seus meios, afinal teriam mais páginas gastas com informação não inventada apenas para encher. A redução no número de páginas por jornal e mesmo a sua redução de saída seriam importantes aqui, mas isto já é entrar em discussões que fogem ao tema.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leonardo Lelo continua a acreditar na possibilidade de chegar à seleção de Portugal em breve

Apesar de não ter sido convocado em novembro, a esperança não morreu para Leonardo Lelo. Lateral esquerdo quer chegar às opções de Roberto Martínez.

Sporting tenta renovar até 2030 com 3 titulares e prepara aumentos salariais

O Sporting quer fechar três renovações nos próximos tempos. Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Francisco Trincão são para blindar.

Benfica toma decisão quanto à contratação de Rafa Silva e José Mourinho já emitiu veredicto

A situação entre Rafa Silva e o Besiktas abre portas a uma mudança. O Benfica está atento, mas só avançará para uma contratação a custo zero.

Portugal goleia México que viu 2 jogadores expulsos e 5-0 garante passagem aos quartos de final do Mundial Sub-17

Portugal está nos quartos de final do Mundial Sub-17. Vitória sem contestação sobre o México permite passar mais uma fase na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição faz 1º pedido ao Al Ittihad para o mercado de janeiro: eis o surpreendente desejo do treinador

Mohammed Al Owais é alvo do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Técnico quer um guarda-redes saudita para libertar vagas mais à frente.

Imprensa croata não poupa Franjo Ivanovic: «Não admira que não jogue no Benfica»

Franjo Ivanovic foi titular na Croácia que venceu o Montenegro. Ainda assim, exibição do avançado do Benfica não convenceu os locais.

Pizzi elogia Ian Cathro «Tem sido uma grande surpresa para mim e tem todas as características para poder dar o salto para um clube...

Pizzi concedeu uma entrevista. Médio ex-Benfica e ex-Braga está de regresso a Portugal onde representa o Estoril Praia.