Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

A culpa é também de todos Meios de Comunicação Social, incluindo aqui também o Bola na Rede, que dedicam muito pouco tempo às restantes modalidades, para não dizer nenhum. E aqui a culpa tem de ir maioritariamente para os meios especializados no Desporto. Muitas vezes nem as grandes competições, e aqui não incluo o Futebol, têm acompanhamento em Portugal. A Bola TV melhorou um pouco este panorama ao transmitir, por exemplo, os nacionais de Natação, mas existe muito trabalho a ser feito por todos nós.

O Jornalismo Desportivo vive dias muito difíceis, o facto de ser visto como algo menor dentro da profissão durante os cursos e não existir um curso ou especialização em Jornalismo Desportivo, como já referi, prejudica muito. Hoje em dia a credibilidade dos jornalistas está muito em baixo na sociedade portuguesa e provavelmente a dos jornalistas desportivos é das mais baixas. Existe muito a mudar aqui e esta mudança tem de ir desde logo pela qualidade do seu trabalho e pelo estudo do que é o Desporto, ou então é preciso mudar o nome de Jornalismo Desportivo para Jornalismo Futebolístico.

As capas dos desportivos no dia seguinte à conquista do europeu de Hóquei em Patins, só um tem como tema principal a conquista Fonte: Sapo
As capas dos desportivos no dia seguinte à conquista do Europeu de Hóquei em Patins; só um tem como tema principal a conquista
Fonte: Sapo

A falta de conhecimentos aprofundados dos jornalistas desportivos faz com que cometam alguns erros de avaliação ao que acontece, pegando nestes Jogos Olímpicos, os sextos lugares da Patrícia Mamona e do Nelson Évora foram resultados muito bons dadas as várias circunstâncias (recorde nacional e recorde da época, respectivamente), o quinto lugar do Fernando Pimenta já é mais criticável, apesar de não ser este o trabalho do jornalista desportivo. Começar o dia a dizer que o atleta X e a atleta Y são hipóteses de medalha por vezes é injusto e é preciso saber avaliar a situação para não induzir em erro uma população que na sua maioria não conhece a realidade dos desportos, lá está, por só serem falados de quatro em quatro anos.

A crítica tem de estar presente, se não existir crítica o atleta não evolui, mas não se pode criticar um sexto lugar de alguém que fez o seu melhor de sempre, é preciso saber o que se está a criticar e não cair no deitar a baixo, só porque sim.

Para terminar o assunto Jornalismo com destaque aqui aos meios de comunicação especializados em Desporto, o próprio facto de passarem a dedicar mais tempo às várias modalidades levaria ao aumento da credibilidade dos seus meios, afinal teriam mais páginas gastas com informação não inventada apenas para encher. A redução no número de páginas por jornal e mesmo a sua redução de saída seriam importantes aqui, mas isto já é entrar em discussões que fogem ao tema.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juárez de Pedro Caixinha vence Club América nos descontos e soma 2ª vitória consecutiva na Liga do México

O Juárez de Pedro Caixinha somou a segunda vitória consecutiva na Liga do México. Triunfo na visita ao terreno do Club América.

Castigo a Luis Suárez relativo a gesto no Sporting x FC Porto só deve chegar na próxima temporada

O Sporting x FC Porto ficou marcado pelo gesto de "roubo" de Luis Suárez. Castigo só deverá chegar na próxima temporada.

Dele Alli está a treinar com o Tottenham

Dele Alli, atualmente sem clube, está a treinar no Tottenham, de forma individual. O médio inglês procura novos desafios após ter saído do Como em setembro.

Domenico Tedesco com pneumonia e afastado dos jogos do Fenerbahçe

O Domenico Tedesco continua em tratamento devido a uma pneumonia e falhou o jogo do Fenerbahçe frente ao Gaziantep, a contar para a Taça da Turquia. A equipa foi orientada pelo adjunto Zeki Murat Gole.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica abre negociações com Andreas Schjelderup para renovar contrato

O Benfica quer renovar com Andreas Schjelderup. Extremo aumentou o protagonismo na equipa e águias pretendem segurar o jogador.

Jerémy Mathieu avalia momento do Sporting: «Há dois anos que ganha quase tudo e este ano está na disputa de todas as provas»

Jerémy Mathieu analisou o momento do Sporting no regresso ao Estádio José Alvalade para assistir ao encontro frente ao FC Porto.

Selecionador da Ucrânia faz pedido a Sudakov e José Mourinho: «Se não o deixam jogar 90 minutos, deve jogar pela equipa B»

Serhiy Rebrov, selecionador da Ucrânia, falou de Georgiy Sudakov. Treinador quer ver jogador do Benfica a somar mais minutos.