Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

Mais importante que tudo, e juntando tudo o que foi escrito aqui, é preciso perceber que é preciso reformular o Desporto todo em Portugal, desde as escolas, a partir dos 5/6 anos até ao escalão sénior. Quem toma as decisões tem de pensar a longo prazo, algo muito difícil em Portugal, e não a curto prazo. É preciso ter consciência que da maneira que o Desporto está estruturado em Portugal nunca iremos chegar ao fim de uns Jogos Olímpicos e pensar que a prestação foi extraordinária.

Educação é a palavra que temos de seguir, é preciso educar as pessoas para o Desporto, é preciso fazer ver que o Desporto é muito mais que o Futebol e este trabalho tem de começar já para começarem a aparecer os frutos em 10 anos, e em 15/20 se começar a ter resultados consistentes. Nunca poderemos ser como os Estados Unidos, é mais que certo isto, mas podemos ser muito melhores do que somos, isto também é certo.

É este o ciclo que tem de ser mudado
É este o ciclo que tem de ser mudado

É certo que nem todos gostamos de Desporto, é normal e natural que assim seja, mas é preciso trabalhar para que mesmo estes que não gostam de desporto saibam as bases e tenham alguma cultura desportiva, tenham aprendido algo sobre Desporto ao longo da sua vida escolar.

Concluindo e resumindo, é preciso fazer uma reformulação total do Desporto em Portugal, é preciso criar condições para que as pessoas se interessem por Desporto e que o possam praticar. É preciso criar cultura desportiva entre os portugueses para que se sinta que vale a pena praticar Desporto e que Desporto não é só Futebol. Todos nós já ouvimos e lemos a frase Mens sana in corpore sano, é preciso por em prática esta ideia romana e desenvolver o Desporto no nosso país.  Só criando uma cultura desportiva se conseguirá obter resultados.

Nota: Quando falo do Governo (página 2) estou a referir-me em específico ao actual, apesar de ter pouca ou nunca culpa no plano para o Rio’2016. No entanto, para Tóquio’2020 e edições futuras, as culpas futuras ou as recompensas futuras começam já hoje.

Foto de capa: COP

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukebakio olha para FC Porto x Benfica: «Queríamos a vitória»

Dodi Lukebakio destacou «espírito de equipa» no FC Porto x Benfica. Extremo belga queria ter conquistado os três pontos no Dragão.

Trubin reage ao FC Porto x Benfica: «Um resultado destes nunca deixa ninguém satisfeito»

Trubin reagiu ao empate entre o FC Porto e o Benfica. Guarda-redes ucraniano deixou mensagem nas redes sociais.

Pedro Gonçalves dá entrevista após renovar: «O Sporting deu-me tudo. Tento retribuir ao máximo»

Pedro Gonçalves deu uma entrevista aos meios de comunicação do Sporting, após renovar até 2030. Jogador mostrou estar feliz.

FC Porto x Benfica: Dragões descontentes com decisão da arbitragem

Responsáveis do FC Porto acreditam que lance com Deniz Gul deveria ter sido penálti. Dragões descontentes com decisão da arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.