📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

Mais importante que tudo, e juntando tudo o que foi escrito aqui, é preciso perceber que é preciso reformular o Desporto todo em Portugal, desde as escolas, a partir dos 5/6 anos até ao escalão sénior. Quem toma as decisões tem de pensar a longo prazo, algo muito difícil em Portugal, e não a curto prazo. É preciso ter consciência que da maneira que o Desporto está estruturado em Portugal nunca iremos chegar ao fim de uns Jogos Olímpicos e pensar que a prestação foi extraordinária.

Educação é a palavra que temos de seguir, é preciso educar as pessoas para o Desporto, é preciso fazer ver que o Desporto é muito mais que o Futebol e este trabalho tem de começar já para começarem a aparecer os frutos em 10 anos, e em 15/20 se começar a ter resultados consistentes. Nunca poderemos ser como os Estados Unidos, é mais que certo isto, mas podemos ser muito melhores do que somos, isto também é certo.

É este o ciclo que tem de ser mudado
É este o ciclo que tem de ser mudado

É certo que nem todos gostamos de Desporto, é normal e natural que assim seja, mas é preciso trabalhar para que mesmo estes que não gostam de desporto saibam as bases e tenham alguma cultura desportiva, tenham aprendido algo sobre Desporto ao longo da sua vida escolar.

Concluindo e resumindo, é preciso fazer uma reformulação total do Desporto em Portugal, é preciso criar condições para que as pessoas se interessem por Desporto e que o possam praticar. É preciso criar cultura desportiva entre os portugueses para que se sinta que vale a pena praticar Desporto e que Desporto não é só Futebol. Todos nós já ouvimos e lemos a frase Mens sana in corpore sano, é preciso por em prática esta ideia romana e desenvolver o Desporto no nosso país.  Só criando uma cultura desportiva se conseguirá obter resultados.

Nota: Quando falo do Governo (página 2) estou a referir-me em específico ao actual, apesar de ter pouca ou nunca culpa no plano para o Rio’2016. No entanto, para Tóquio’2020 e edições futuras, as culpas futuras ou as recompensas futuras começam já hoje.

Foto de capa: COP

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Josué eleito o melhor jogador do ano na Série B do Brasil

O médio português, Josué, foi eleito o melhor jogador do ano de 2025 na Série B, pelo seu desempenho ao serviço dos campeões Coritiba.

Eis os árbitros dos jogos do FC Porto e do Braga na Europa League

Rohit Saggi será o árbitro principal do FC Porto x Malmo. Giorgi Kruashvili estará no Nice x Braga, ambos jogos da Europa League.

Benfica convoca Assembleia Geral para votar alterações na estrutura da SAD

O Benfica leva a votos mudanças na SAD das aguias. A Assembleia Geral está marcada para dia 29 de dezembro.

Neymar volta a falar sobre a renovação com o Santos: «Vamos ver o que é melhor para todos»

Neymar falou sobre a continuidade no Santos, após a última partida do Brasileirão. O 'Peixe' apurou-se para a Taça Sul Americana com a vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Club Brugge anuncia despedimento de Nicky Hayen e já há sucessor

Ivan Leko será o novo treinador do Club Brugge, após terminarem o contrato de Nicky Hayen, que orientava o clube belga desde abril de 2024.

Terem Moffi e Jérémie Boga autorizados a afastar-se do Nice após incidente com adeptos

Depois de um incidente violento com os adeptos do Nice numa sessão de treinos, Terem Moffi e Jérémie Boga estão de baixa médica.

Desempenho de Leonardo Jardim destacado pelo Presidente do Cruzeiro: «Já propus um contrato de cinco anos»

O Presidente do Cruzeiro mostrou-se muito satisfeito com o trabalho de Leonardo Jardim. O dirigiu garantiu que até já ofereceu um novo contrato ao treinador.