Sonho do Olimpo #2: Quanto mais alto, maior a queda

A MODALIDADE: VELA

Do cavalo para um barco (ou para uma prancha, dependendo da classe) e para a água. A modalidade deste artigo é uma das muitas existentes nos Jogos Olímpicos onde a água é o principal “amigo” dos atletas. Porém, há outro amigo (e, às vezes, também ele um inimigo) que é o vento. Neste artigo, apresentamos a Vela!

A modalidade aquática teve a sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de 1900 em Paris, contudo, não foi convocada para os seguintes, que se realizaram em St. Louis, nos Estados Unidos. A Vela voltou a fazer parte das Olimpíadas no ano de 1908 em Londres e desde então é presença assídua na Agenda Olímpica. As atletas femininas só puderam participar no ano de 1988 nos Jogos Olímpicos de Seul.

Já teve diversos eventos de diversas classes, porém, a modalidade já conheceu várias mudanças e atualmente há apenas seis classes nos Jogos Olímpicos. Em termos de eventos temos cinco dedicados aos atletas masculinos, quatro dedicados aos atletas femininos e um misto. Aqueles que são eventos em comum são: a classe RS:X, a 470, o Laser e ainda o 49er.

A classe RS:X é a única onde os atletas usam uma prancha, que tem 30 kg e 2.88 m de comprimento. Porém, há diferenças a registar no tamanho da vela visto que os homens usam uma vela de 9.5 m enquanto que os jovens e mulheres de 8.5 m. Na classe 470, os barcos têm 4.70 m de comprimento – menos 30 cm na linha de água -, 1.68 m de largura e um mastro de 6.78 m e tem três velas. É tripulado por duas pessoas – comandante e proeiro, que fica na frente a controlar as velas. Os atletas para velejar nesta classe têm de ter juntos um peso entre 110 a 145 kg.

No Laser há diferenças entre os atletas masculinas e femininos. Nesta classe é apenas permitido um velejador e a embarcação tem 4.23 m de comprimento e pesa 56.7 kg. A principal diferença entre homens e mulheres é a área da vela da embarcação que para os homens é de 7.06 m2 e das mulheres de 5.76 m2, o chamado Laser Radial. Na classe 49er, temos uma embarcação tripulada por dois atletas, e estes têm de estar nos respetivos trapézios para conseguir contrabalançar a vela da embarcação, onde é constituída por três velas.

Final da Classe Finn nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, onde o vencedor foi Ben Ainslie

Há apenas uma classe que é específica para atletas masculinos, que é a classe Finn. Aqui a embarcação, que tem 4.5 m de comprimento e pesa 107 kg, só pode ser ocupada um tripulante. A única onde a classe é mista é a Nacra 17, onde dois tripulantes controlam a embarcação. A classe foi introduzida nos últimos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Brian Mansilla convence Arouca e assina até 2028

O Arouca chegou a acordo com o Penãrol para a continuidade de Brian Mansilla. Extremo de 23 anos assina até 2028.

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.

Vitória SC apresenta mais um reforço para a defesa

O Vitória SC anunciou esta terça-feira a contratação de Thiago Balieiro ao Leixões. Defesa-central assinou até 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Sérgio Conceição é opção em cima da mesa para o Botafogo

O Botafogo está interessado em Sérgio Conceição. Técnico português livre no mercado desde a saída do AC Milan.