Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

EM CLIMA DE GUERRA FRIA, A AFIRMAÇÃO DE UM BLOCO – Parte I

Caro leitor, lembra-se no último artigo de falarmos nos “Jogos Políticos”? Pois bem, apesar de não ser esse o grande objetivo destes dois, já sabemos que a Política, normalmente, anda de mãos dadas com todos os eventos, sejam eles desportivos ou de outro tipo, mas andam! Nem os Jogos Olímpicos conseguem ser exceção…

De uma forma muito (MUITO) simplificada, após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, vivíamos num Mundo dividido em duas partes. De um lado, os Estados Unidos e o Capitalismo e, do outro lado, a União Soviética e o Socialismo. Um clima de Guerra Fria onde se verificava conflitos indiretos com apoio das duas potências mundiais aos intervenientes em questão e também constantes disputas estratégicas (a nível militar ou propagandístico; a corrida ao espaço, etc.). Enfim, um queria ser melhor do que outro e faziam de tudo, menos o ataque direto, para conseguir sê-lo.

Ora bem, em 1980 a União Soviética recebeu os Jogos Olímpicos e adivinhe lá, caro leitor? Pois é! Houve boicote dos Estados Unidos e nenhum atleta norte-americano viajou para Moscovo, a capital da União Soviética e sede da XXII Olimpíada. O boicote norte-americano, aparentemente devido à invasão do Afeganistão por parte da União Soviética, levou a que outras nações apoiassem a decisão e também ficassem de fora destes Jogos. Das 64 nações que não participaram estima-se que 45 a 50 tenham decidido não o fazer devido ao boicote liderado pelos Estados Unidos.

Os melhores momentos da edição de 1980 dos Jogos Olímpicos em Moscovo, União Soviética (Fonte: Olympic)

Enquanto que os atletas norte-americanos não tiveram outra opção se não aceitar que não iam aos Jogos, outros Estados deram a opção aos atletas de escolherem se queriam ir ou não. A título de exemplo, Grã-Bretanha e Austrália apoiaram os Estados Unidos, mas deram a possibilidade de os seus atletas participarem. Portugal não participou como nação, porém, houve 11 atletas portugueses que estavam presentes e competiram sob a bandeira olímpica.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe retira oferta por Kerem Akturkoglu, Benfica suspende negociações e o negócio está em risco de cair

A transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe está em risco de cair. Turcos retiraram a oferta e o Benfica reagiu. O negócio complicou-se com estas mudanças inesperadas.

Landerson oficializado como novo reforço do Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Landerson. Avançado brasileiro chega a Portugal proveniente dos sub-20 do Fortaleza e vai fazer a primeira época fora do Brasil na carreira.

Rio Ave fecha contratação de novo avançado por 600 mil euros

O Rio Ave garantiu a contratação de Dario Spikic. Avançado de 26 anos vai chegar proveniente do Dínamo Zagreb e reforçar as opções às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Henrique Arreiol confirma saída do Sporting e deixa mensagem de despedida: «É o dia de dizer adeus»

Henrique Arreiol confirmou a saída do Sporting. Médio deixou mensagem de despedida nas redes sociais e está a caminho do Legia Varsóvia.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto é um dos 3 clubes de topo interessados em contratar Giovanni Fabbian ao Bolonha

Giovanni Fabbian foi um dos destaques do Bolonha nas últimas duas épocas. FC Porto perguntou pelo médio italiano.

AS Roma faz proposta de 23 milhões de euros por descarte de Ruben Amorim no Manchester United

A AS Roma entrou na corrida por Jadon Sancho com força. Giallorossi com proposta superior aos 23 milhões de euros pelo jogador do Manchester United. A sua colocação no mercado é encarada como prioritária.

Treinador do Wolfsburgo comenta interesse do Benfica em Mohamed Amoura

O Benfica está muito interessado em contratar Mohamed Amoura. Paul Simonis, treinador do Wolfsburgo, foi questionado quanto à possível saída do jogador.