Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

EM CLIMA DE GUERRA FRIA, A AFIRMAÇÃO DE UM BLOCO – Parte I

Caro leitor, lembra-se no último artigo de falarmos nos “Jogos Políticos”? Pois bem, apesar de não ser esse o grande objetivo destes dois, já sabemos que a Política, normalmente, anda de mãos dadas com todos os eventos, sejam eles desportivos ou de outro tipo, mas andam! Nem os Jogos Olímpicos conseguem ser exceção…

De uma forma muito (MUITO) simplificada, após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, vivíamos num Mundo dividido em duas partes. De um lado, os Estados Unidos e o Capitalismo e, do outro lado, a União Soviética e o Socialismo. Um clima de Guerra Fria onde se verificava conflitos indiretos com apoio das duas potências mundiais aos intervenientes em questão e também constantes disputas estratégicas (a nível militar ou propagandístico; a corrida ao espaço, etc.). Enfim, um queria ser melhor do que outro e faziam de tudo, menos o ataque direto, para conseguir sê-lo.

Ora bem, em 1980 a União Soviética recebeu os Jogos Olímpicos e adivinhe lá, caro leitor? Pois é! Houve boicote dos Estados Unidos e nenhum atleta norte-americano viajou para Moscovo, a capital da União Soviética e sede da XXII Olimpíada. O boicote norte-americano, aparentemente devido à invasão do Afeganistão por parte da União Soviética, levou a que outras nações apoiassem a decisão e também ficassem de fora destes Jogos. Das 64 nações que não participaram estima-se que 45 a 50 tenham decidido não o fazer devido ao boicote liderado pelos Estados Unidos.

Os melhores momentos da edição de 1980 dos Jogos Olímpicos em Moscovo, União Soviética (Fonte: Olympic)

Enquanto que os atletas norte-americanos não tiveram outra opção se não aceitar que não iam aos Jogos, outros Estados deram a opção aos atletas de escolherem se queriam ir ou não. A título de exemplo, Grã-Bretanha e Austrália apoiaram os Estados Unidos, mas deram a possibilidade de os seus atletas participarem. Portugal não participou como nação, porém, houve 11 atletas portugueses que estavam presentes e competiram sob a bandeira olímpica.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.

Vitória SC apresenta mais um reforço para a defesa

O Vitória SC anunciou esta terça-feira a contratação de Thiago Balieiro ao Leixões. Defesa-central assinou até 2029.

Diana Gomes define objetivos de Portugal no Euro 2025 Feminino: «Podemos fazer coisas bonitas»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Sérgio Conceição é opção em cima da mesa para o Botafogo

O Botafogo está interessado em Sérgio Conceição. Técnico português livre no mercado desde a saída do AC Milan.

Diana Gomes é dada como certa no Benfica, mas garante: «Há muita coisa em cima da mesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.