Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

EM CLIMA DE GUERRA FRIA, A AFIRMAÇÃO DE UM BLOCO – Parte I

Caro leitor, lembra-se no último artigo de falarmos nos “Jogos Políticos”? Pois bem, apesar de não ser esse o grande objetivo destes dois, já sabemos que a Política, normalmente, anda de mãos dadas com todos os eventos, sejam eles desportivos ou de outro tipo, mas andam! Nem os Jogos Olímpicos conseguem ser exceção…

De uma forma muito (MUITO) simplificada, após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, vivíamos num Mundo dividido em duas partes. De um lado, os Estados Unidos e o Capitalismo e, do outro lado, a União Soviética e o Socialismo. Um clima de Guerra Fria onde se verificava conflitos indiretos com apoio das duas potências mundiais aos intervenientes em questão e também constantes disputas estratégicas (a nível militar ou propagandístico; a corrida ao espaço, etc.). Enfim, um queria ser melhor do que outro e faziam de tudo, menos o ataque direto, para conseguir sê-lo.

Ora bem, em 1980 a União Soviética recebeu os Jogos Olímpicos e adivinhe lá, caro leitor? Pois é! Houve boicote dos Estados Unidos e nenhum atleta norte-americano viajou para Moscovo, a capital da União Soviética e sede da XXII Olimpíada. O boicote norte-americano, aparentemente devido à invasão do Afeganistão por parte da União Soviética, levou a que outras nações apoiassem a decisão e também ficassem de fora destes Jogos. Das 64 nações que não participaram estima-se que 45 a 50 tenham decidido não o fazer devido ao boicote liderado pelos Estados Unidos.

Os melhores momentos da edição de 1980 dos Jogos Olímpicos em Moscovo, União Soviética (Fonte: Olympic)

Enquanto que os atletas norte-americanos não tiveram outra opção se não aceitar que não iam aos Jogos, outros Estados deram a opção aos atletas de escolherem se queriam ir ou não. A título de exemplo, Grã-Bretanha e Austrália apoiaram os Estados Unidos, mas deram a possibilidade de os seus atletas participarem. Portugal não participou como nação, porém, houve 11 atletas portugueses que estavam presentes e competiram sob a bandeira olímpica.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

Kylian Mbappé reafirma o seu desejo para vencedor da Bola de Ouro: «Sempre o apoiei»

Kylian Mbappé voltou a apontar Ousmane Dembélé à Bola de Ouro. O avançado do Real Madrid assumiu a sua preferência pela segunda vez.

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Alcaraz derrota Jannik Sinner e conquista o US Open

Carlos Alcaraz venceu Jannik Sinner durante a noite deste domingo e conquistou a final do US Open por 3-1.

AC Milan esteve a um passo de contratar uma das maiores promessas do Real Madrid

Jesús Fortea esteve muito próximo de trocar o Real Madrid pelo AC Milan, mas foi convencido por Xabi Alonso a ficar no Bernabéu.

Primeira Liga parada devido às seleções: top 2 de melhores marcadores é surpreendente

A Primeira Liga encontra-se parada devido aos encontros das seleções nacionais, com a maioria das equipas a contarem com quatro jogos.