Como não formar campeões

- Advertisement -

O título do artigo bem podia ser o nome do relatório da Human Rights Watch (HRW), mas a ONG que zela pelos direitos humanos foi mais longe e intitulou-o de “I Was Hit So Many Times I Can’t Count”. O nome advém de um dos muitos testemunhos de atletas ou jovens atletas japoneses (alguns já não tão jovens, atualmente) que foram abusados física ou psicologicamente pelos próprios treinadores. Muitos deles só agora conseguiram descrever os horrores que atravessaram ao longo de vários anos.

Em condições normais, estaríamos já com 13 dias de competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas já sabemos que estes foram adiados por um ano devido à pandemia de COVID-19. Por isso, a HRW decidiu “mostrar ao Mundo” que o país que irá acolher a olimpíada – e, consequentemente, a chama olímpica e os valores olímpicos – não se preocupa assim tanto com um problema enraizado na sua sociedade.

Através de um questionário on-line e de entrevistas presenciais, a HRW descobriu «425 atletas e antigos jovens atletas que reportaram experiências diretas de abuso físico enquanto praticavam Desporto». São números chocantes e os relatos que estão no relatório demonstram bem a gravidade do assunto. Num país como o Japão – considerado uma das potências mundiais não só a nível económico, mas de desenvolvimento humano – estes dados mancham a imagem que os nipónicos têm a nível mundial.

UM PROBLEMA ESTRUTURAL DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Em muitas obras cinematográficas, os cidadãos japoneses são representados como tendo caraterísticas violentas no modo de educar. Até mesmo no Desporto, a educação e a formação dos atletas acaba por ser “infetada” por essa violência. Aliás, especialistas, segundo o relatório da HRW, concordam que os constantes casos de abuso físico no Desporto japonês não são recentes e estes casos estão intimamente ligados com o militarismo que esteve presente na educação no pós-Segunda Guerra Mundial.

Com o passar dos anos, e por ser algo tão radicado na sociedade japonesa, esta cultura de violência no Desporto foi sendo (e continua a ser) vista como “normal”, como muitos alunos universitários o descreveram num estudo de 2013.

«Um atleta disse, “Eu acho que [taibatsu] está bem desde que torne o atleta e/ou a equipa mais forte”» (Human Rights Watch, 2020)

Taibatsu é a palavra japonesa que designa uma punição corporal e foram muitos os atletas que experienciaram este tipo de punições durante os largos anos que praticavam uma modalidade no Japão. Alguns ganharam voz, através deste relatório, mas outros podem estar a sofrer em silêncio – algo que por si só já deveria ser assustador.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Neuhén Perez coloca FC Porto na frente do resultado frente ao Rio Ave

O Rio Ave recebe o FC Porto na 2.ª jornada da Primeira Liga. Nehuen Pérez abriu o marcador na sequência de um canto.

Atenção, Benfica: Newcastle insiste e entra em contacto direto com o Bayern Munique por João Palhinha

O Newcastle deu início às negociações com o Bayern Munique para a aquisição de João Palhinha. Emblema alemão não quer emprestar com opção ou obrigação de compra.

Rui Vitória, José Morais e Paulo Sousa saem vitoriosos na jornada inaugural: Eis os resultados do dia na Liga dos Emirados Árabes Unidos

Na 1.ª jornada da Liga dos EAU, Rui Vitória estreou-se no Al Wasl com uma vitória por 5-1 sobre o United FC, assim como o Shabab Al Ahli, enquanto o Al Sharjah venceu por 3-1.

Santa Clara derrota Académico de Viseu na estreia no Fontelo

Na segunda jornada da Primeira Liga, o Santa Clara venceu pela margem mínima na visita ao terreno do Académico de Viseu.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: Baixa de última hora leva Francesco Farioli a ‘inventar’ solução para o embate com o Rio Ave

O FC Porto anunciou que Martim Fernandes não foi incluído na convocatória para o embate com o Rio Ave, devido a uma lesão contraída no último treino.

Rio Ave x FC Porto: Eis os onzes iniciais do duelo da 2.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto desloca-se ao terreno do Rio Ave na 2.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes iniciais da partida.

João Gião e Vasco Matos projetam CD Nacional x Estoril Praia: «Esperamos um jogo do nosso campeonato, supercompetitivo, perante um adversário muito forte»

João Gião e Vasco Matos realizaram a antevisão ao encontro da 2.ª jornada da Primeira Liga entre CD Nacional e Estoril Praia.