Como não formar campeões

- Advertisement -

O título do artigo bem podia ser o nome do relatório da Human Rights Watch (HRW), mas a ONG que zela pelos direitos humanos foi mais longe e intitulou-o de “I Was Hit So Many Times I Can’t Count”. O nome advém de um dos muitos testemunhos de atletas ou jovens atletas japoneses (alguns já não tão jovens, atualmente) que foram abusados física ou psicologicamente pelos próprios treinadores. Muitos deles só agora conseguiram descrever os horrores que atravessaram ao longo de vários anos.

Em condições normais, estaríamos já com 13 dias de competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas já sabemos que estes foram adiados por um ano devido à pandemia de COVID-19. Por isso, a HRW decidiu “mostrar ao Mundo” que o país que irá acolher a olimpíada – e, consequentemente, a chama olímpica e os valores olímpicos – não se preocupa assim tanto com um problema enraizado na sua sociedade.

Através de um questionário on-line e de entrevistas presenciais, a HRW descobriu «425 atletas e antigos jovens atletas que reportaram experiências diretas de abuso físico enquanto praticavam Desporto». São números chocantes e os relatos que estão no relatório demonstram bem a gravidade do assunto. Num país como o Japão – considerado uma das potências mundiais não só a nível económico, mas de desenvolvimento humano – estes dados mancham a imagem que os nipónicos têm a nível mundial.

UM PROBLEMA ESTRUTURAL DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Em muitas obras cinematográficas, os cidadãos japoneses são representados como tendo caraterísticas violentas no modo de educar. Até mesmo no Desporto, a educação e a formação dos atletas acaba por ser “infetada” por essa violência. Aliás, especialistas, segundo o relatório da HRW, concordam que os constantes casos de abuso físico no Desporto japonês não são recentes e estes casos estão intimamente ligados com o militarismo que esteve presente na educação no pós-Segunda Guerra Mundial.

Com o passar dos anos, e por ser algo tão radicado na sociedade japonesa, esta cultura de violência no Desporto foi sendo (e continua a ser) vista como “normal”, como muitos alunos universitários o descreveram num estudo de 2013.

«Um atleta disse, “Eu acho que [taibatsu] está bem desde que torne o atleta e/ou a equipa mais forte”» (Human Rights Watch, 2020)

Taibatsu é a palavra japonesa que designa uma punição corporal e foram muitos os atletas que experienciaram este tipo de punições durante os largos anos que praticavam uma modalidade no Japão. Alguns ganharam voz, através deste relatório, mas outros podem estar a sofrer em silêncio – algo que por si só já deveria ser assustador.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Neto marca no triunfo do Chelsea e Sunderland vence na receção ao Fulham: Eis os resultados da tarde na Premier League

O Chelsea bateu o Brighton por 4-3 na estreia de Xabi Alonso em casa e o Sunderland superou o Fulham por 1-0, em jogos da 2.ª jornada da Premier League.

FC Porto fecha mais um reforço para Francesco Farioli e Gabriel Mec chega do Brasil por 10 milhões de euros

Gabriel Mec vai reforçar o FC Porto. Jovem extremo chega do Brasil por 10 milhões de euros e vai chegar em breve a Portugal.

Nova medalha de ouro: Fernando Pimenta também se sagra campeão mundial de canoagem em K1 5.000 metros

Fernando Pimenta garantiu a segunda medalha de ouro nos Mundiais de Canoagem. Depois de K1 1.000 metros, agora foi a vez de K1 5.000 metros.

Carlos Vicens lança o dérbi do Minho: «Vamos com toda a ambição do mundo para tentar os 3 pontos»

Carlos Vicens realizou a antevisão ao embate da quarta jornada da Primeira Liga, entre os eternos rivais Braga e Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Acordo total: Conrad Harder tem novo clube para a próxima época e vai ser treinado por português

Conrad Harder vai ser emprestado pelo RB Leipzig ao Estrasburgo. Avançado dinamarquês prepara-se para ser orientado por Hugo Oliveira.

Benfica x Estoril Praia: Onde ver o reencontro de Marco Silva com os canarinhos?

O Benfica recebe o Estoril Praia a partir das 20h15 desta segunda-feira, num duelo da quarta jornada da Primeira Liga. Jogo será transmitido na BTV.

Vítor Bruno mais próximo de ver desejo satisfeito com o Anderlecht a fechar destaque da Primeira Liga por 10 milhões de euros

O Anderlecht de Vítor Bruno está a dar os últimos passos para a contratação de Santi García. Médio perto de deixar Gil Vicente.