Como não formar campeões

- Advertisement -

O título do artigo bem podia ser o nome do relatório da Human Rights Watch (HRW), mas a ONG que zela pelos direitos humanos foi mais longe e intitulou-o de “I Was Hit So Many Times I Can’t Count”. O nome advém de um dos muitos testemunhos de atletas ou jovens atletas japoneses (alguns já não tão jovens, atualmente) que foram abusados física ou psicologicamente pelos próprios treinadores. Muitos deles só agora conseguiram descrever os horrores que atravessaram ao longo de vários anos.

Em condições normais, estaríamos já com 13 dias de competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas já sabemos que estes foram adiados por um ano devido à pandemia de COVID-19. Por isso, a HRW decidiu “mostrar ao Mundo” que o país que irá acolher a olimpíada – e, consequentemente, a chama olímpica e os valores olímpicos – não se preocupa assim tanto com um problema enraizado na sua sociedade.

Através de um questionário on-line e de entrevistas presenciais, a HRW descobriu «425 atletas e antigos jovens atletas que reportaram experiências diretas de abuso físico enquanto praticavam Desporto». São números chocantes e os relatos que estão no relatório demonstram bem a gravidade do assunto. Num país como o Japão – considerado uma das potências mundiais não só a nível económico, mas de desenvolvimento humano – estes dados mancham a imagem que os nipónicos têm a nível mundial.

UM PROBLEMA ESTRUTURAL DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Em muitas obras cinematográficas, os cidadãos japoneses são representados como tendo caraterísticas violentas no modo de educar. Até mesmo no Desporto, a educação e a formação dos atletas acaba por ser “infetada” por essa violência. Aliás, especialistas, segundo o relatório da HRW, concordam que os constantes casos de abuso físico no Desporto japonês não são recentes e estes casos estão intimamente ligados com o militarismo que esteve presente na educação no pós-Segunda Guerra Mundial.

Com o passar dos anos, e por ser algo tão radicado na sociedade japonesa, esta cultura de violência no Desporto foi sendo (e continua a ser) vista como “normal”, como muitos alunos universitários o descreveram num estudo de 2013.

«Um atleta disse, “Eu acho que [taibatsu] está bem desde que torne o atleta e/ou a equipa mais forte”» (Human Rights Watch, 2020)

Taibatsu é a palavra japonesa que designa uma punição corporal e foram muitos os atletas que experienciaram este tipo de punições durante os largos anos que praticavam uma modalidade no Japão. Alguns ganharam voz, através deste relatório, mas outros podem estar a sofrer em silêncio – algo que por si só já deveria ser assustador.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Sporting sobre o Galatasaray na Champions League

O Sporting venceu o Galatasaray por 3-1 e impulsionou Portugal no ranking da UEFA. Eis a tabela classificativa.

Reviravolta em Stamford Bridge: Cole Palmer e Pedro Neto brilham e ajudam o Chelsea a avançar na Taça da Liga de Inglaterra

O Chelsea recuperou de uma desvantagem de dois golos para golear o Leeds United por 6-3 na Taça da Liga inglesa.

Rui Borges fala de Eduardo Quaresma: «Não tenho dúvidas que está na calha para jogar na Seleção Nacional»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

Rui Borges elogia jogador: «Entrou com uma personalidade enorme dentro do campo»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges explica mexidas no onze: «Confio mesmo em toda a equipa»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

Vasco Botelho da Costa e a derrota frente ao Benfica: «Não tivemos pernas para a exigência do jogo»

Vasco Botelho da Costa reagiu ao resultado do encontro da terceira jornada da Primeira Liga, entre Moreirense e Benfica.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabemos que, quando há uma pressão muito alta e efetiva do adversário, é importante saber ligar em...

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da vitória do Sporting frente ao Galatasaray.