📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Diogo Ribeiro: O jovem que colocou Portugal a falar de natação

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A natação é o desporto do momento para os portugueses. O grande responsável para este tópico de conversa é o jovem Diogo Ribeiro. Com apenas 19 anos, o nadador natural de Coimbra é bicampeão mundial, sendo que ambas as medalhas foram conquistadas na mariposa – nos 50 e 100 metros.

Os portugueses estão surpreendidos com este feito: nunca um nadador do país chegou tão longe na modalidade. Com as duas vitórias de Diogo Ribeiro em Doha, no Catar, Portugal descobriu que, afinal, tem um “peixe” que sabe nadar. Os 22.97 segundos nos 50 metros mariposa e os 51.17 segundos nos 100 metros mariposa são provas disso.

Apesar das duas vitórias, não foi a primeira vez que o jovem natural de Coimbra subiu ao pódio no escalão sénior: foi vice-campeão do mundo nos 50 metros mariposa no ano passado. Diogo Ribeiro já era considerado um prodígio nos juniores, depois de ter vencido três medalhas de ouro em 2022 no Campeonato de Mundial de Natação de Juniores, que foi realizado em Lima, no Peru, nos 50 metros e 100 metros mariposa e nos 50 metros livres, tornando-se no primeiro medalhado portugues em mundiais de júnior neste desporto .

As vitórias do jovem nadador não passaram despercebidas. O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma que o Diogo “é, de facto, um facto, um caso extraordinário de talento mundial, é um caso único e um feito inédito no desporto português”, enquanto o Diretor Técnico Nacional de natação, José Machado, vai mais longe, admitindo que o jovem já é “uma figura incontornável da natação portuguesa”, com apenas 19 anos.

O início de carreira de Diogo Ribeiro na natação é a prova de que todas as modalidades são importantes para o progresso do desporto português. Com as várias capas de jornais e os diversos artigos escritos sobre o jovem nadador de Portugal, a natação está a ser o desporto sensação no país, depois do grande destaque dado ao râguebi no ano passado.

Com os Jogos Olímpicos de verão quase a bater à porta, as conquistas de Diogo Ribeiro abriram uma nova esperança olímpica em Paris. Portugal tem hipóteses de conquistar uma medalha num desporto que neste século foi dominado pelo norte-americano Michael Phelps.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Nunes aborda tempos depois da saída do Sporting e diz: «Este é o momento mais feliz desde que cheguei a Inglaterra»

Matheus Nunes conta como está a ser experiência em Inglaterra: desde o tempo no Wolverhampton ao presente no Manchester City.

O plano estratégico do AVS SAD para tentar condicionar o FC Porto no Estádio do Dragão

O AVS SAD apresentou um plano estratégico estruturado no Estádio do Dragão, mas o início da segunda parte comprometeu os planos de João Henriques.

Manchester City muito perto de fechar alvo de Ruben Amorim: eis a situação

O Manchester City está a fechar a contratação de Antoine Semenyo. Avançado do Bournemouth tem estado em destaque na Premier League.

Toni Kroos escolhe 4 favoritos a vencer o Mundial 2026: Portugal é um deles e há surpresa

Toni Kroos apontou Portugal, Espanha, França e Marrocos como favoritos no Mundial 2026. «Não podem ser quatro da Europa», disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva está «infeliz» no Besiktas e motivo pode estar relacionado com Kokçu: «Eu sei por que está infeliz»

Tayfur Bingol, ex-jogador do Besiktas, diz saber o porquê de Rafa Silva estar descontente no respetivo clube turco.

FC Porto chega a acordo com São Paulo para manter jogador

João Moreira vai continuar no FC Porto. Dragões chegaram a acordo com o São Paulo para um novo empréstimo.

Goleador do Moreirense pode deixar a equipa no mercado de janeiro

Guilherme Schettine pode vir a deixar o Moreirense no mercado de janeiro. O avançado brasileiro é pretendido por equipas da Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.