Diogo Ribeiro: O jovem que colocou Portugal a falar de natação

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A natação é o desporto do momento para os portugueses. O grande responsável para este tópico de conversa é o jovem Diogo Ribeiro. Com apenas 19 anos, o nadador natural de Coimbra é bicampeão mundial, sendo que ambas as medalhas foram conquistadas na mariposa – nos 50 e 100 metros.

Os portugueses estão surpreendidos com este feito: nunca um nadador do país chegou tão longe na modalidade. Com as duas vitórias de Diogo Ribeiro em Doha, no Catar, Portugal descobriu que, afinal, tem um “peixe” que sabe nadar. Os 22.97 segundos nos 50 metros mariposa e os 51.17 segundos nos 100 metros mariposa são provas disso.

Apesar das duas vitórias, não foi a primeira vez que o jovem natural de Coimbra subiu ao pódio no escalão sénior: foi vice-campeão do mundo nos 50 metros mariposa no ano passado. Diogo Ribeiro já era considerado um prodígio nos juniores, depois de ter vencido três medalhas de ouro em 2022 no Campeonato de Mundial de Natação de Juniores, que foi realizado em Lima, no Peru, nos 50 metros e 100 metros mariposa e nos 50 metros livres, tornando-se no primeiro medalhado portugues em mundiais de júnior neste desporto .

As vitórias do jovem nadador não passaram despercebidas. O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma que o Diogo “é, de facto, um facto, um caso extraordinário de talento mundial, é um caso único e um feito inédito no desporto português”, enquanto o Diretor Técnico Nacional de natação, José Machado, vai mais longe, admitindo que o jovem já é “uma figura incontornável da natação portuguesa”, com apenas 19 anos.

O início de carreira de Diogo Ribeiro na natação é a prova de que todas as modalidades são importantes para o progresso do desporto português. Com as várias capas de jornais e os diversos artigos escritos sobre o jovem nadador de Portugal, a natação está a ser o desporto sensação no país, depois do grande destaque dado ao râguebi no ano passado.

Com os Jogos Olímpicos de verão quase a bater à porta, as conquistas de Diogo Ribeiro abriram uma nova esperança olímpica em Paris. Portugal tem hipóteses de conquistar uma medalha num desporto que neste século foi dominado pelo norte-americano Michael Phelps.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Anísio Cabral: «É um sentimento inesquecível marcar pelo clube do meu coração»

Anísio Cabral analisou o desfecho do jogo. Benfica venceu o Alverca por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Figueiredo após Benfica x Alverca: «Sofremos o 2º golo por uma desatenção nossa»

Figueiredo analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábula de Anísio Cabral resiste e Benfica vence Alverca antes do Clássico no Dragão

Foi muito sofrida a tarefa encarnada, mas acabou cumprida com sucesso. Vitória diante do Alverca chegou com golo de Anísio Cabral.

Anísio Cabral volta a marcar no 1º toque na bola e Benfica volta a colocar-se a vencer o Alverca

Novo momento icónico de Anísio Cabral a marcar ao primeiro toque. O Benfica recebe o Alverca no Estádio da Luz.

Real Madrid vence no Mestalla e há golo de Álvaro Carreras: eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid venceu fora de casa o Valencia por 2-0 na jornada 23 da La Liga. Álvaro Carreras marcou um dos golos.