Diogo Ribeiro: O jovem que colocou Portugal a falar de natação

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A natação é o desporto do momento para os portugueses. O grande responsável para este tópico de conversa é o jovem Diogo Ribeiro. Com apenas 19 anos, o nadador natural de Coimbra é bicampeão mundial, sendo que ambas as medalhas foram conquistadas na mariposa – nos 50 e 100 metros.

Os portugueses estão surpreendidos com este feito: nunca um nadador do país chegou tão longe na modalidade. Com as duas vitórias de Diogo Ribeiro em Doha, no Catar, Portugal descobriu que, afinal, tem um “peixe” que sabe nadar. Os 22.97 segundos nos 50 metros mariposa e os 51.17 segundos nos 100 metros mariposa são provas disso.

Apesar das duas vitórias, não foi a primeira vez que o jovem natural de Coimbra subiu ao pódio no escalão sénior: foi vice-campeão do mundo nos 50 metros mariposa no ano passado. Diogo Ribeiro já era considerado um prodígio nos juniores, depois de ter vencido três medalhas de ouro em 2022 no Campeonato de Mundial de Natação de Juniores, que foi realizado em Lima, no Peru, nos 50 metros e 100 metros mariposa e nos 50 metros livres, tornando-se no primeiro medalhado portugues em mundiais de júnior neste desporto .

As vitórias do jovem nadador não passaram despercebidas. O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma que o Diogo “é, de facto, um facto, um caso extraordinário de talento mundial, é um caso único e um feito inédito no desporto português”, enquanto o Diretor Técnico Nacional de natação, José Machado, vai mais longe, admitindo que o jovem já é “uma figura incontornável da natação portuguesa”, com apenas 19 anos.

O início de carreira de Diogo Ribeiro na natação é a prova de que todas as modalidades são importantes para o progresso do desporto português. Com as várias capas de jornais e os diversos artigos escritos sobre o jovem nadador de Portugal, a natação está a ser o desporto sensação no país, depois do grande destaque dado ao râguebi no ano passado.

Com os Jogos Olímpicos de verão quase a bater à porta, as conquistas de Diogo Ribeiro abriram uma nova esperança olímpica em Paris. Portugal tem hipóteses de conquistar uma medalha num desporto que neste século foi dominado pelo norte-americano Michael Phelps.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto quer fechar já Santi Giménez: o que diz Fabrizio Romano sobre o negócio

O FC Porto está a tentar garantir a contratação de Santi Giménez por empréstimo do AC Milan e vai avançar com uma oferta.

Yanis Begraoui ainda pode sair do Estoril Praia: histórico da Serie A está interessado e equipa da Linha define valor de venda

Yanis Begraoui ainda pode deixar o Estoril Praia neste mercado de transferências. O avançado interessa à Lazio.

FC Porto fez um último esforço e pode receber mais do que 50 milhões de euros por Rodrigo Mora: eis a razão

Está tudo fechado para a contratação de Rodrigo Mora por parte da AS Roma neste mercado de transferências ao FC Porto.

Marco Silva analisa Georgiy Sudakov: «Percebo que ainda não fez uma exibição de encher o olho»

Georgiy Sudakov foi um dos nomes analisados por Marco Silva, depois da vitória do Benfica contra o Casa Pia por 7-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva sobre Anatoliy Trubin: «Quero-o chateado e a demonstrar»

Marco Silva falou sobre Anatoliy Trubin, que voltou a ser suplente não utilizado pelo Benfica, desta vez contra o Casa Pia.

Marco Silva e o possível interesse em jogador do Benfica: «Não temo absolutamente nada»

Marco Silva está tranquilo em relação ao aumento de interessados em Vangelis Pavlidis, depois de o grego ter marcado três golos ao Casa Pia.

Marco Silva em alerta: «Eu não mando recados aos jogadores. Tenho de ter cuidado, já percebi, jogar o jogo que aqui se joga»

Marco Silva afirmou que não envia qualquer recado aos jogadores do Benfica e que a maioria não assiste às conferências de imprensa.