📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lost in Translation (ou nem tanto)

- Advertisement -

Depois de uma longa sessão pública no Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), o caso Sun Yang conheceu recentemente um novo atraso. Tal como foi perceptível para quem assistiu à audiência pública no CAS (que foi também transmitida online) a tradução simultânea entre inglês e mandarim do testemunho do atleta foi de qualidade sofrível, pelo que as partes terão que chegar a um acordo sobre uma tradução escrita correta para constar do processo sobre o qual os três árbitros se debruçarão.

A meio da sessão, o sistema de tradução foi alterado, o que permitiu que esta fosse bastante melhor, mas, ainda assim, esse foi um claro impedimento a que a sessão corresse de forma mais célere e fluída. Por muito boa que seja a tradução, há sempre alguns detalhes que se perdem e este é um problema grave quando um tribunal se debruça sobre um caso com tanta importância à escala mundial.

Se uma parte do conteúdo da audiência acabou por se perder na tradução, houve outras que escaparam a esse destino e puseram a nu alguns problemas graves do sistema anti-doping. Se a discussão jurídica se baseou em relevantes, mas talvez menos interessantes, tecnicidades, os testemunhos ligados à IDTM serviram para dar uma imagem assustadora do procedimento a que os atletas são sujeitos.

O testemunho de Sun Yang foi marcado pelos erros na tradução do mesmo
Fonte: CAS

Ora, apesar de haver vários órgãos internacionais e nacionais responsáveis por coordenar o testar dos atletas, uma grande parte das recolhas de sangue e urina é feita por prestadores de serviços privados, tendo sido a IDTM, o prestador de serviços no dia em que Sun Yang acabou a destruir a sua amostra, um dos maiores erros cometidos. Para se perceber esta dimensão, diga-se que a IDTM foi responsável por cerca de um terço das recolhas a que Sun Yang foi sujeito durante a carreira.

Perante este cenário, seria de esperar que um dos maiores prestadores deste serviço a nível mundial e que trabalha tão proximamente com a Agência Mundial Anti-Doping (WADA) revelasse procedimentos inatacáveis e regidos pelos padrões mais elevados. Assim não aconteceu.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Liga 3: Trofense empata em Braga e segue na liderança isolada

O Braga B empatou 1-1 com o Trofense na jornada 11 da Liga 3. Emblema de Trofa segue na liderança isolada da Série A.

Diogo Costa dá palpite de quem ganhará Futebolista do Ano do FC Porto: «Já lhe perguntei se estava preparado para o discurso»

Diogo Costa acredita que Rodrigo Mora ganhará o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Declarações durante a Gala Dragões de Ouro.

Eustáquio e a Gala Dragões de Ouros: «É importante para os mais novos perceberem a grandeza do FC Porto e que não é só...

Stephen Eustáquio, médio do FC Porto, sublinha a importância da Gala dos Dragões de Ouro nas gerações mais jovens.

André Villas-Boas na Gala Dragões de Ouro: «Hoje celebramos muito da nossa história»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, já falou na Gala Dragões de Ouro. Eis o que disse o líder dos azuis e brancos.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Jardim não acredita em Portugal favorito a ganhar o Mundial 2026 mas diz: «Essa ambição ninguém nos pode tirar»

Leonardo Jardim falou sobre as expetativas de Portugal no Mundial 2026. Eis o que disse o técnico português do Cruzeiro.

Seguro: Casa Pia confia totalmente em Gonçalo Brandão

Gonçalo Brandão está seguro no Casa Pia. Direção dos Gansos têm total confiança no treinador que substituiu João Pereira.

Ruben Amorim recebe boas notícias no Manchester United

Matheus Cunha já está de regresso aos treinos do Manchester United. Avançado brasileiro publicou uma fotografia nas redes sociais.