📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lost in Translation (ou nem tanto)

- Advertisement -

Na realidade, os responsáveis pela IDTM ouvidos no CAS demonstram um despudor total em admitir que os padrões recomendados não são seguidos (“guidelines are not mandatory”), que apenas um dos membros da equipa tem um cartão de identificação próprio da IDTM e evidenciar um procedimento de contratação de assistentes de controlo (DCAs) sem qualquer credibilidade (e que vai de encontro à informação surgida na imprensa oriental de que o DCA do controlo em questão era um trabalhador de construção civil sem formação específica para assistir naquele serviço).

Quem ouviu o testemunho dos dois responsáveis da IDTM ficou a perguntar-se como era possível tamanha incompetência no tratamento de algo tão sensível para os atletas e tão importante para a credibilidade do desporto. Independentemente das questões mais legalistas, o sistema sai publicamente muito mal-tratado deste caso.

A postura da WADA, que foi quem recorreu para o CAS, resultou numa triste figura, em que se refugiou numa tecnicalidade para tentar punir o atleta e evitar admitir a fala de ética e profissionalismo com que um dos seus proxys se comporta, talvez sabendo que este caso pode abrir uma caixa de Pandora, com os atletas e suas equipas a serem mais estritos no obrigar do cumprimento de certas obrigações que, claramente, estão em falta.

Já a Federação Internacional de Natação (FINA) mantém a posição que tem no procedimento inicial de que, apesar da atitude do atleta não ter sido totalmente correta, é desculpável pela incapacidade dos agentes da IDTM terem sido incapazes de produzir identificação que lhes desse autorização para proceder ao teste, parecendo querer tentar seguir em frente e esquecer aquilo que percebe bem ter sido um fiasco organizacional.

No final de contas, a carreira de Sun Yang está nas mãos dos três árbitros do CAS, mas, seja qual for a decisão destes, o caso já para serviu para trazer à luz do dia a forma como há ainda tanto a melhorar de forma a que o processo anti-doping seja rigoroso, justo e respeitoso para com os atletas.

Foto de Capa: FINA

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

LeBron James abdica de recorde de 18 anos e contribui para a vitória dos Los Angeles Lakers

A série de 1297 jogos consecutivos de LeBron James a marcar 10 ou mais pontos na NBA terminou, mas a estrela dos Los Angeles Lakers mostrou que continua decisivo, dando o passe para o cesto da vitória sobre os Toronto Raptors.

Antigo médio do Manchester City e do Barcelona dispara sobre Pep Guardiola: «É como Satanás»

Yaya Touré voltou a abordar a saída atribulada do Barcelona e garante que a relação com Pep Guardiola foi piorando ao longo do tempo.

Antigo jogador do Real Madrid recorda ensinamentos de José Mourinho: «Estou-lhe muito grato»

Marcelo revelou o momento decisivo da sua carreira com José Mourinho, destacando o papel do atual treinador do Benfica na sua evolução defensiva durante os anos de maior rivalidade com o Barcelona de Pep Guardiola.

Leonardo Jardim revela conversa que mudou a época no Cruzeiro: «Foi o clique para que eles conseguissem demonstrar o real valor»

Leonardo Jardim assumiu risco antes do jogo com o São Paulo e colocou cargo à disposição para provocar reação.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo responde a Abel Ferreira após conquista do Brasileirão

O Flamengo consagrou-se campeão do Brasileirão com uma jornada de antecedência e aproveitou a ocasião para responder às recentes críticas de Abel Ferreira, que tem manifestado insatisfações em relação às arbitragens.

Cristiano Ronaldo investe em IA e torna-se acionista da Perplexity

Cristiano Ronaldo anunciou a nova parceria nas redes sociais com a Perplexity e explica a razão do seu mais recente investimento.

Oumar Camara é destaque do Vitória SC e equipa da Serie A está atenta: já ha contactos

Oumar Camara está a ser um dos destaques do plantel do Vitória SC. O Bolonha é um dos clubes que está atento ao gaulês.