NFL: O ano para McCaffrey quebrar a tradição do MVP

    modalidades cabeçalho

    Historicamente o prémio de jogador mais valioso da NFL (MVP) tem sido desproporcionalmente entregue a Quarterbacks. Ainda que, pela centralidade desta posição, se compreenda parte deste domínio, ele é um pouco exagerado e acaba por menosprezar o contributo de outros jogadores. Neste século, só outra posição, Running Back, também teve jogadores a serem distinguidos, todavia, temos que recuar até 2012 para encontrar o último destes a conquistar o prémio, Adrian Peterson.

    Este ano, a possibilidade de tal acontecer volta a ser uma realidade, já que Christian McCaffrey, Running Back dos San Francisco 49ers, é um dos principais favoritos ao título de MVP. Para tal, muito contribui ter liderado a liga em jardas durante esta época, com 2023 (1459 pelo chão e 564 pelo ar). Em termos estatísticos, McCaffrey foi ainda o jogador com mais jardas em corrida e, a par de Raheem Mostert, o que mais Touchdowns marcou (21).

    Todavia, o mais impressionante nas suas exibições não foram as estatísticas, mas sim a sua centralidade num dos ataques mais letais da liga. Desmontando as defesas adversárias repetidamente e balançando de forma impressionante a corrida e o passe, a equipa de San Francisco apresentou um futebol de excelência e que a levou a ser a melhor da fase regular da NFC. E McCaffrey assumiu-se como a estrela da companhia. Em todas as jogadas, a bola lhe podia ir parar às mãos e o plano defensivo adversário tinha sempre que ser delineado em seu torno. Afinal, era a McCaffrey a ameaça principal de uma equipa recheada de estrelas.

    Outra razão para as possibilidades de McCaffrey serem elevadas é a de que nenhum Quarterback se destacou com uma época brilhante. Ainda assim, há dois homens que têm boas hipóteses de lhe fazer frente. O seu colega dos 49ers, Brock Purdy, orquestrou de forma extremamente eficiente o ataque californiano e acertou em quase 70% dos seus passes para amealhar 4280 jardas e 31 Touchdowns, somando mais dois em corrida. Já Lamar Jackson, dos Baltimore Ravens e MVP em 2019, liderou a sua equipa numa temporada de sucesso e voltou a destacar-se a correr, com 821 jardas e cinco Touchdowns. Pelo ar, houve melhorias e demonstrou bastante eficiência, mas as estatísticas não são extraordinárias, com apenas 3678 jardas e 24 Touchdowns.

    Contudo, nenhum dos dois foi capaz de, ao longo de toda a época, assumir-se como o inquestionável melhor jogador do ano. Por isso, após uma longa temporada, Christian McCaffrey apresenta-se como o mais justo candidato a conquistar o título de MVP. Veremos se terá feito o suficiente para convencer os votantes a abdicar de entregar o título a um Quarterback.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Arouca no ataque por jogador do Valencia

    O Arouca está interessado em Pablo Gozálbez, médio do...

    FC Porto: José Tavares é o novo diretor da formação

    O FC Porto anunciou esta quarta-feira o regresso de...

    Benfica anuncia renovação de Filipa Patão até 2027

    O Benfica anunciou esta quarta-feira que chegou a um...

    AS Roma interessada em agarrar craque da Juventus

    A AS Roma está preocupada em reforçar a linha...

    Newcastle faz proposta de 20 milhões de euros por avançado do Barcelona

    O Newcastle mostrou interesse numa possível contratação de Ferran...
    José Baptista
    José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
    O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.