Antevisão Super Bowl 50: Glória para os Panthers?

cab NFL

A equipa com o melhor recorde da National Football Conference (NFC), os Carolina Panthers (15-1 na fase regular e 17-1 após os playoffs), vai defrontar a equipa com o melhor recorde da American Football Conference (AFC), os Denver Broncos (12-4 na fase regular e 14-4 após os playoffs), no Super Bowl 50. Apesar dos recordes, serão estas as duas melhores equipas da NFL?

Os Panthers foram sem sombra de dúvidas a melhor equipa não só da NFC mas de toda a NFL durante esta época, dominaram a concorrência e só não chegam ao Super Bowl invictos por causa de um pequeno percalço na semana 16 contra os Atlanta Falcons (13-20). Os Broncos podem não ter sido a melhor equipa da AFC, mas foram a mais constante, tendo beneficiado de algumas lesões em jogadores cruciais nos dois maiores rivais directos na conferência, Le’Veon Bell e Antonio Brown nos Pittsburgh Steelers e Dion Waiters, Julian Edelman e Dominique Easley nos New England Patriots. De qualquer forma, chegam ao jogo final por mérito próprio, às costas da melhor defesa da liga, que carregou a equipa o ano inteiro até à “terra prometida”.

Estatisticamente, vamos ter o melhor ataque (Panthers), contra a melhor defesa (Broncos), o que por si só já é um espectáculo digno de ser visto. O problema está no outro lado do campo, enquanto a defesa de Carolina é elite e uma das melhores da liga, o ataque de Denver deixa muito a desejar e desapontou durante a maior parte do ano. A forma como Peyton Manning vai reagir à pressão imposta pela defesa de Carolina pode ser o factor chave na resolução deste jogo.

Depois de o “xerife” ter sido relegado para o banco na semana 10, o quarterback suplente Brock Osweiler fez o suficiente até ao final da época regular para não atrapalhar a defesa de Denver e garantir o melhor recorde na AFC. Peyton retomou o seu posto na frente do ataque dos Broncos nos dois jogos nos playoffs e viu a defesa carregar a equipa para mais duas vitórias, sobre os Steelers (23-16) e os Patriots (20-18). Depois da “coça” que Manning e esta equipa dos Broncos sofreu no Super Bowl 48 às mãos dos Seattle Seahawks (43-8), os adeptos da equipa precisam de ser realistas e aceitar que essa situação se pode vir a repetir, desta vez às mãos de Cam Newton e dos Panthers.

Cam Newton e Peyton Manning serão duas das figuras deste Super Bowl 50 Fonte: NFL
Cam Newton e Peyton Manning serão duas das figuras deste Super Bowl 50
Fonte: NFL

O ataque de Denver apesar de ter sido bastante medíocre o ano inteiro conta com algumas das melhores armas da liga, os wide receivers Demaryius Thomas e Emmanuel Sanders continuam a ter a habilidade de decidir jogos, dava era jeito terem alguém confiável a passar-lhes as bolas. Defensivamente a equipa dos Broncos é impressionante, começa à frente com a pressão de Von Miller e DeMarcus Ware e acaba atrás com a marcação cerrada de Aqib Talib e Chris Harris Jr.

Carolina ofensivamente é liderada pelo provável e merecido MVP desta temporada, o QB Cam Newton, que registou o impressionante registo de 45 touchdowns (35 a lançar e 10 a correr) para apenas 10 interceptions. Newton foi absolutamente imparável, lançando para o sempre fidedigno tight end Greg Olsen e para um conjunto de WR’s de quem não se esperava muito ou mesmo nada. Este feito foi ainda mais impressionante, depois de Newton ter perdido o seu melhor WR, Kelvin Benjamin, por lesão antes da época começar. No lado defensivo da bola, Luke Kuechly, Thomas Davis, Josh Norman e Kawann Short aterrorizaram os ataques adversários.

Para os Broncos ganharem, é necessário que a defesa mantenha o nível elevadíssimo a que nos habituou durante o ano inteiro e que a offensive line consiga proteger Peyton Manning o tempo suficiente para ele se redimir das prestações a que nos habituou este ano. Para os Panthers ganharem, é fulcral colocarem pressão em Manning e que Cam e o ataque dos Panthers não se deixem impressionar pela grandeza do momento e mantenham a mesma qualidade exibicional.

Previsão:

Os Carolina Panthers são uma equipa muito mais equilibrada e com maior ou menor facilidade devem acabar por ganhar este jogo. Por muito impressionante que seja a defesa de Denver, não consigo confiar em Manning para acertar os passes certos nos momentos cruciais e o jogo vai acabar por desequilibrar a certa altura.

Carolina Panthers 27-19 Denver Broncos

MVP: Luke Kuechly, Linebacker (Panthers)

Foto de Capa: NFL

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Vitória despedido do comando técnico do Panathinaikos

O Panathinaikos oficializou o despedimento de Rui Vitória. O técnico português foi afastado depois de um mau arranque no campeonato da Grécia.

Ruben Amorim mencionado… na Casa dos Segredos: «Dei um tiro de pressão de ar ao meu compadre e treinador do Manchester United»

Ruben Amorim está sob críticas... e não só. Treinador do Manchester United mencionado na Casa dos Segredos por Bruno Simão, com quem jogou na formação do Benfica.

Jornalista italiano agradece à equipa de Ruben Amorim: «Deus abençoe o Manchester United»

O Manchester United está a ser alvo de chacota. O jornalista italiano Paolo Condò agradeceu ao clube pelo impacto na Serie A e mencionou três destaques.

FC Porto já definiu o sucessor de Nehuén Pérez no imediato

Nehuén Pérez lesionou-se com gravidade e corre sério risco de não voltar a jogar pelo FC Porto esta época. Gabriel Brás vai ser promovido à equipa A.

PUB

Mais Artigos Populares

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

Ruben Amorim deixa recado: «Estou a sofrer mais do que os adeptos»

Ruben Amorim analisou o desfecho do dérbi de Manchester da quarta jornada da Premier League. Manchester City goleou o Manchester United.