Fiji: O arquipélago do Rugby

Os Flying Fijians participaram nas oito edições do mundial, sendo que, em 2007, chocaram o mundo oval ao deixar o País de Gales fora dos quartos de final. Neste célebre jogo, os britânicos foram derrotados por 38-34. Os homens do Pacífico Sul viriam a ser eliminados na ronda seguinte, ao perder 37-20 frente à África do Sul.

No campeonato do mundo do ano transato, realizaram grandes exibições frente a seleções do tier 1, como País de Gales e Austrália. Apesar disso, serão recordados por uma derrota histórica frente ao Uruguai.

O Rugby fijiano reúne as características próprias do estilo de jogo da zona do Pacífico. Tem uma forma de jogar muito física, que oferece espetáculo ao jogo, através de bump offs e de placagens dominantes. Já a linha de três quartos também tem a sua espetacularidade, com os offloads e os side steps de jogadores como Semi Radradra e Josua Tuisova. Apesar de todas estas qualidades, a indisciplina no processo defensivo tem manchado muitas atuações fijianas nos últimos anos.

Embora este arquipélago da Polinésia tenha jogadores de grande qualidade, creio que a falta de recursos financeiros tem sido um dos entraves à modernização do desporto nestas pequenas ilhas e, acima de tudo, tem impedido estas nações (Fiji, Samoa e Tonga) de se afirmarem ainda mais no Rugby internacional. Esta é uma das causas que leva muitos jogadores fijianos a representar outras nações das quais têm descendência ou obtêm nacionalidade através da residência, como é o caso de Sevu Reece, Joe Cokanasiga, Samu Kerevi, Virimi Vakatawa, entre muitos outros.

Em tom de conclusão, as Ilhas Fiji têm-se mostrado cada vez mais competitivas dentro do terreno de jogo. Fora do campo, a realidade é diferente. As dificuldades económicas refletem-se nas condições desportivas, num país em que cerca de 35% da população vive abaixo do limiar de pobreza.

Foto de Capa: Fiji Rugby

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença confirma possibilidade do Mundial de Clubes 2029 em Portugal: «Há conversas iniciais sobre a possibilidade»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença aborda saída de Cristiano Ronaldo da seleção: «A marca Cristiano Ronaldo será eterna e ultrapassa as nossas fronteiras»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença revela 3 possíveis sucessores de Roberto Martínez na seleção

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença e futuro de Roberto Martínez e do impacto de Cristiano Ronaldo na decisão: «Quem decidirá o futuro selecionador nacional será Pedro Proença»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença volta a abrir portas a Supertaça no Estrangeiro: «Quantos emigrantes é que temos na nossa diáspora?»

Pedro Proença concedeu uma entrevista ao Expresso. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Carlos Vicens quer levar Braga em frente na luta pela Europa League: «Em casa estamos em vantagem»

Carlos Vicens fez a antevisão do Braga x Levski Sofia da Europa League. Arsenalistas procuram seguir em frente.

Fábio Veríssimo e comunicado do Benfica contra a sua nomeação: «Não me deixa magoado»

Fábio Veríssimo falou em conferência de imprensa antes da final da Supertaça. Comunicado do Benfica em destaque.