📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fiji: O arquipélago do Rugby

- Advertisement -

Os Flying Fijians participaram nas oito edições do mundial, sendo que, em 2007, chocaram o mundo oval ao deixar o País de Gales fora dos quartos de final. Neste célebre jogo, os britânicos foram derrotados por 38-34. Os homens do Pacífico Sul viriam a ser eliminados na ronda seguinte, ao perder 37-20 frente à África do Sul.

No campeonato do mundo do ano transato, realizaram grandes exibições frente a seleções do tier 1, como País de Gales e Austrália. Apesar disso, serão recordados por uma derrota histórica frente ao Uruguai.

O Rugby fijiano reúne as características próprias do estilo de jogo da zona do Pacífico. Tem uma forma de jogar muito física, que oferece espetáculo ao jogo, através de bump offs e de placagens dominantes. Já a linha de três quartos também tem a sua espetacularidade, com os offloads e os side steps de jogadores como Semi Radradra e Josua Tuisova. Apesar de todas estas qualidades, a indisciplina no processo defensivo tem manchado muitas atuações fijianas nos últimos anos.

Embora este arquipélago da Polinésia tenha jogadores de grande qualidade, creio que a falta de recursos financeiros tem sido um dos entraves à modernização do desporto nestas pequenas ilhas e, acima de tudo, tem impedido estas nações (Fiji, Samoa e Tonga) de se afirmarem ainda mais no Rugby internacional. Esta é uma das causas que leva muitos jogadores fijianos a representar outras nações das quais têm descendência ou obtêm nacionalidade através da residência, como é o caso de Sevu Reece, Joe Cokanasiga, Samu Kerevi, Virimi Vakatawa, entre muitos outros.

Em tom de conclusão, as Ilhas Fiji têm-se mostrado cada vez mais competitivas dentro do terreno de jogo. Fora do campo, a realidade é diferente. As dificuldades económicas refletem-se nas condições desportivas, num país em que cerca de 35% da população vive abaixo do limiar de pobreza.

Foto de Capa: Fiji Rugby

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica lamenta morte de líder dos Diabos Vermelhos: «Uma marca indelével na história do apoio ao Benfica»

Sérgio Caetano, líder dos Diabos Vermelhos, faleceu. O Benfica já reagiu à morte num comunicado oficial.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Não gosto de jogar a cinco»

José Mourinho analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira responde ao Bola na Rede: «Aos 20 minutos o Samuel Soares mandou fechar. Isso é mérito ao que foi o Atlético»

Pedro D'Oliveira analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira: «Na segunda-parte, quando faltaram pernas, não faltou coragem»

Pedro D’Oliveira analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Catarino Pascoal analisa derrota diante do Benfica: «Entrámos muito bem na primeira parte»

Catarino Pascoal analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.