Fiji: O arquipélago do Rugby

    No que toca ao Rugby interno, existe um campeonato nacional disputado pelas doze províncias do país, a Skipper Cup. Nesta competição, em 2019, foram oferecidos 50 mil dólares fijianos (o equivalente a aproximadamente 20 mil euros) a todos os clubes, com a finalidade de contratar 25 jogadores e duas equipas, uma técnica e uma médica.

    Apesar desta competição interna, os nomes mais sonantes, em termos de clubes, no Rugby fijiano não jogam no campeonato nacional, como é caso do Fijian Drua, franquia profissional que atua no National Rugby Championship, isto é, no campeonato nacional australiano. Deste clube saiu, por exemplo, Frank Lomani, internacional fijiano e atual jogador dos Melbourne Rebels. De notar também a existência de um segundo clube profissional, o Fijian Latui, que compete no Global Rapid Rugby, torneio composto por seis clubes do eixo Ásia-Pacífico.

    A nível internacional, tem sido na variante Sevens que os Flying Fijians se têm destacado. Foram diversos os títulos conquistados, entre os quais, quatro World Rugby Sevens Series, dois mundiais e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016.

    Para a história ficará Waisale Serevi, jogador natural de Suva, considerado o melhor de sempre nos 7’s. The King of Sevens, como ficou conhecido, somou 1310 pontos em 160 jogos no circuito mundial. Como treinador da seleção de Rugby de 7 fijiana, Serevi conquistou um circuito mundial e uma medalha de bronze nos Commonwealth Games de 2006.

    Já no Rugby de 15, Fiji é considerada uma seleção do tier 2. Como tal, compete no segundo escalão da região do Pacífico, mais concretamente, na Pacific Nations Cup, prova que os fijianos já venceram em cinco ocasiões.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Marco Minelli
    Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.