Os Sevens da International Rugby Board regressaram no último fim de semana de Novembro com a dupla jornada no Dubai e em Port Elizabeth. Foram jornadas importantíssimas, onde as posições se começaram a decidir.
A 2ª etapa do Circuito Mundial de Sevens realizou-se nos dias 29 e 30 de Novembro, no Dubai.
No primeiro dia, Portugal venceu a selecção Francesa por 19-12, com ensaios de Adérito Esteves, Carl Murray e Pedro Leal, que converteu os dois últimos ensaios.
Portugal enfrentou também o Quénia, jogo em que Adérito Esteves se destacou uma vez mais ao marcar o único ensaio dos Linces, convertido por Pedro Leal, terminando o jogo com uma derrota por 10-07.
A equipa das quinas defrontou também o vencedor do Circuito Mundial de Sevens da época passada, a Nova Zelândia, perdendo por 38-0.
No segundo dia do torneio, os Linces venceram a Rússia, por 24-7, e o Canadá, por 33-24, acabando por perder apenas a Final Bowl para a Austrália, por 12-17.
A equipa apresentou-se mais focada e exibiu alguns dos melhores ensaios do torneio, com destaque para o ensaio de Carl Murray contra a equipa francesa e para o desempenho dos jogadores Adérito Esteves e Pedro Leal.
Nos dias 7 e 8 de Dezembro, foi tempo de se disputar a terceira etapa do Circuito Mundial em Port Elizabeth, África do Sul, onde o desempenho de Portugal foi de excelência, ao conseguir o apuramento para o troféu principal.
Na fase de grupos, Portugal perdeu com a Nova Zelândia por 43-00 mas venceu depois o País de Gales por 28-17 e os Estados Unidos por 33-17.
Apesar da atitude agressiva e da garra demonstrada pela equipa lusa, o segundo dia já não correu tão bem. Portugal perdeu as meias-finais da Taça Plate frente à França por 17-12 e os quartos-de-final da Taça Cup por 45-00 frente à Africa do Sul.
No entanto, o desempenho dos Linces tem de ser reconhecido. Conseguiram 10 pontos neste fim-de-semana, que garantiram o alcance da 11ª posição no ranking, com 19 pontos.
A quarta etapa do Circuito Mundial realizar-se-á em Las Vegas, nos dias 24 e 26 de Janeiro.
O desempenho da equipa dos Linces nas próximas etapas será muito importante para que Portugal consiga um dos 12 lugares nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.