📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lobos invictos vencem Rugby Europe Trophy

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesMartim Aguiar assumiu o comando da Selecção Nacional em Setembro de 2016 e, desde aí, Portugal não sabe o que é perder. Os Lobos venceram todos os encontros sob a sua alçada, cinco deles a contar para o Rugby Europe Trophy, prova onde Portugal venceu e convenceu. Com a vitória neste torneio, a Selecção das Quinas está apurada para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, onde vai defrontar a Bélgica.

Na primeira jornada da competição, os Lobos foram até à Suíça vencer por 28-10. Os helvéticos somavam sete vitórias consecutivas, mas Portugal entraria bem na partida e logo no primeiro minuto Francisco Bruno marcaria o primeiro ensaio do jogo. Os suíços reduziriam pouco depois, mas Nuno Sousa Guedes, com um pontapé de penalidade, ampliava a vantagem. Após o intervalo a equipa da Suiça pressionava e conseguiria chegar ao empate, aproveitando a inferioridade numérica dos Lobos. Com duas penalidades bem marcadas, Nuno Sousa Guedes voltaria, novamente, a colocar a equipa portuguesa em vantagem e, pouco depois, Vasco Ribeiro e o próprio Nuno Sousa Guedes marcariam dois ensaios em quatro minutos e o resultado não voltaria a sofrer novas alterações.

No segundo jogo, disputado em Lisboa, Portugal defrontaria a Polónia num jogo bem conseguido por parte dos Lobos. No entanto, o jogo revelou-se bastante equilibrado nos minutos iniciais e foram os polacos a inaugurar o marcador com uma penalidade de Wojciech Piotrowicz. A penalidade despertaria os portugueses, que, pouco depois, e em apenas dez minutos (!) marcaria três ensaios, com excelentes combinações entre as suas linhas atrasadas. Nuno Sousa Guedes, Manuel Picão e Tomás Appleton foram os marcadores de serviço. Com uma vantagem já confortável no jogo, Portugal adormeceria e a linha avançada da Polónia aproveitaria para marcar o seu primeiro toque de meta na partida. Na segunda parte os Lobos explorariam mais o jogo à mão, por forma a contrariar o poderio físico imposto pelos polacos, e chegaria, com justiça, ao quarto ensaio, desta feita executado por Francisco Domingues. Haveria ainda tempo para Vasco Fragoso Mendes fazer o gosto à mão e infligir um resultado pesado à equipa de Leste. Resultado final 35-10, ponto de bónus assegurado.

martim aguiar rugby
Martim Aguiar não sabe o que é perder ao comando dos Lobos
Fonte: Luís Cabelo

O encontro seguinte seria realizado na Holanda, onde a equipa das quinas iria defrontar um adversário que, tal como os Lobos, somava por vitórias as jornadas já disputadas no torneio. A primeira parte foi da Holanda, com a equipa da casa a chegar ao intervalo a vencer por 10-5, após ensaio e penalidade de David Weersma por parte dos holandeses, e ensaio luso de Fernando Almeida. Com algumas alterações efectuadas ao intervalo por Martim Aguiar, os Lobos apresentariam-se na segunda metade da partida com outra garra e maior organização táctica e subiriam de rendimento – prova disso mesmo seriam os ensaios de Gonçalo Foro, Vasco Ribeiro e Gonçalo Uva, que não só operariam a reviravolta no resultado (26-10) como dariam o acesso ao ponto de bónus ofensivo.

De regresso ao Jamor para a quarta jornada do Rugby Europe Trophy, a Selecção das Quinas defrontaria a Moldávia, o adversário teoricamente mais fraco do grupo. E da teoria à prática… Os Lobos não deixariam créditos por mãos alheias e venceriam a partida por 59-0 (!) – a maior vitória  de sempre em casa! Nuno Penha e Costa (dois), Gonçalo Foro, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vilela, Afonso Rodrigues, Sebastião Villax, Vasco Ribeiro e Nuno Mascarenhas foram os autores dos ensaios portugueses, num jogo de sentido único e com pouca História.
Com a pesada derrota imposta aos moldavos e a vitória holandesa frente à Suíça sem obtenção de ponto de bónus, os portugueses, a uma jornada de terminar o torneio, ficariam automaticamente apurados para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship.

nuno penha e costa
Nuno Penha e Costa foi peça fundamental na Selecção Nacional
Fonte: Luís Seara Cardoso

Na última partida, frente à Ucrânia, e com o objectivo da Selecção Nacional já conquistado, estava ainda em jogo a honra dos Lobos e a oportunidade de conquistar o Grand Slam do Rugby Europe Trophy. Em Odessa, Portugal chegaria ao intervalo a vencer por 14-7, com ensaios de Francisco Pinto Magalhães e Manuel Vilela, com os ucranianos a darem uma excelente resposta. A segunda parte do jogo foi, primeiramente equilibrada e sem grandes oportunidades de parte a parte, mas nos dez minutos finais os Lobos marcariam três (!) ensaios, por Gonçalo Foro, João Lino e Nuno Penha e Costa, e selariam a vitória com direito a ponto de bónus.

Nas cinco jornadas disputadas, Portugal venceu todas as partidas e conquistou pontos de bónus ofensivos em quatro delas, um registo digno de orgulho. Em grande parte o mérito passa pelas mãos de Martim Aguiar, que venceu todos os jogos desde que chegou ao cargo de seleccionador nacional, mas destaca-se, também, a excelente forma de Nuno Sousa Guedes, Nuno Penha e Costa, Gonçalo Foro e Gonçalo Uva, que realizaram excelentes partidas durante a competição.

Foto de capa: Luís Seara Cardoso

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.