Lobos invictos vencem Rugby Europe Trophy

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesMartim Aguiar assumiu o comando da Selecção Nacional em Setembro de 2016 e, desde aí, Portugal não sabe o que é perder. Os Lobos venceram todos os encontros sob a sua alçada, cinco deles a contar para o Rugby Europe Trophy, prova onde Portugal venceu e convenceu. Com a vitória neste torneio, a Selecção das Quinas está apurada para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, onde vai defrontar a Bélgica.

Na primeira jornada da competição, os Lobos foram até à Suíça vencer por 28-10. Os helvéticos somavam sete vitórias consecutivas, mas Portugal entraria bem na partida e logo no primeiro minuto Francisco Bruno marcaria o primeiro ensaio do jogo. Os suíços reduziriam pouco depois, mas Nuno Sousa Guedes, com um pontapé de penalidade, ampliava a vantagem. Após o intervalo a equipa da Suiça pressionava e conseguiria chegar ao empate, aproveitando a inferioridade numérica dos Lobos. Com duas penalidades bem marcadas, Nuno Sousa Guedes voltaria, novamente, a colocar a equipa portuguesa em vantagem e, pouco depois, Vasco Ribeiro e o próprio Nuno Sousa Guedes marcariam dois ensaios em quatro minutos e o resultado não voltaria a sofrer novas alterações.

No segundo jogo, disputado em Lisboa, Portugal defrontaria a Polónia num jogo bem conseguido por parte dos Lobos. No entanto, o jogo revelou-se bastante equilibrado nos minutos iniciais e foram os polacos a inaugurar o marcador com uma penalidade de Wojciech Piotrowicz. A penalidade despertaria os portugueses, que, pouco depois, e em apenas dez minutos (!) marcaria três ensaios, com excelentes combinações entre as suas linhas atrasadas. Nuno Sousa Guedes, Manuel Picão e Tomás Appleton foram os marcadores de serviço. Com uma vantagem já confortável no jogo, Portugal adormeceria e a linha avançada da Polónia aproveitaria para marcar o seu primeiro toque de meta na partida. Na segunda parte os Lobos explorariam mais o jogo à mão, por forma a contrariar o poderio físico imposto pelos polacos, e chegaria, com justiça, ao quarto ensaio, desta feita executado por Francisco Domingues. Haveria ainda tempo para Vasco Fragoso Mendes fazer o gosto à mão e infligir um resultado pesado à equipa de Leste. Resultado final 35-10, ponto de bónus assegurado.

martim aguiar rugby
Martim Aguiar não sabe o que é perder ao comando dos Lobos
Fonte: Luís Cabelo

O encontro seguinte seria realizado na Holanda, onde a equipa das quinas iria defrontar um adversário que, tal como os Lobos, somava por vitórias as jornadas já disputadas no torneio. A primeira parte foi da Holanda, com a equipa da casa a chegar ao intervalo a vencer por 10-5, após ensaio e penalidade de David Weersma por parte dos holandeses, e ensaio luso de Fernando Almeida. Com algumas alterações efectuadas ao intervalo por Martim Aguiar, os Lobos apresentariam-se na segunda metade da partida com outra garra e maior organização táctica e subiriam de rendimento – prova disso mesmo seriam os ensaios de Gonçalo Foro, Vasco Ribeiro e Gonçalo Uva, que não só operariam a reviravolta no resultado (26-10) como dariam o acesso ao ponto de bónus ofensivo.

De regresso ao Jamor para a quarta jornada do Rugby Europe Trophy, a Selecção das Quinas defrontaria a Moldávia, o adversário teoricamente mais fraco do grupo. E da teoria à prática… Os Lobos não deixariam créditos por mãos alheias e venceriam a partida por 59-0 (!) – a maior vitória  de sempre em casa! Nuno Penha e Costa (dois), Gonçalo Foro, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vilela, Afonso Rodrigues, Sebastião Villax, Vasco Ribeiro e Nuno Mascarenhas foram os autores dos ensaios portugueses, num jogo de sentido único e com pouca História.
Com a pesada derrota imposta aos moldavos e a vitória holandesa frente à Suíça sem obtenção de ponto de bónus, os portugueses, a uma jornada de terminar o torneio, ficariam automaticamente apurados para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship.

nuno penha e costa
Nuno Penha e Costa foi peça fundamental na Selecção Nacional
Fonte: Luís Seara Cardoso

Na última partida, frente à Ucrânia, e com o objectivo da Selecção Nacional já conquistado, estava ainda em jogo a honra dos Lobos e a oportunidade de conquistar o Grand Slam do Rugby Europe Trophy. Em Odessa, Portugal chegaria ao intervalo a vencer por 14-7, com ensaios de Francisco Pinto Magalhães e Manuel Vilela, com os ucranianos a darem uma excelente resposta. A segunda parte do jogo foi, primeiramente equilibrada e sem grandes oportunidades de parte a parte, mas nos dez minutos finais os Lobos marcariam três (!) ensaios, por Gonçalo Foro, João Lino e Nuno Penha e Costa, e selariam a vitória com direito a ponto de bónus.

Nas cinco jornadas disputadas, Portugal venceu todas as partidas e conquistou pontos de bónus ofensivos em quatro delas, um registo digno de orgulho. Em grande parte o mérito passa pelas mãos de Martim Aguiar, que venceu todos os jogos desde que chegou ao cargo de seleccionador nacional, mas destaca-se, também, a excelente forma de Nuno Sousa Guedes, Nuno Penha e Costa, Gonçalo Foro e Gonçalo Uva, que realizaram excelentes partidas durante a competição.

Foto de capa: Luís Seara Cardoso

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deportivo de A Coruña garante novo parceiro para Yeremay Hernández por 2,5 milhões de euros

O Deportivo de A Coruña fechou a contratação de Angeliño. Lateral esquerdo chega da AS Roma para reforçar o emblema espanhol.

Primeiro dérbi italiano de Ruben Amorim: Onde ver o AC Milan x Inter Milão?

O AC Milan x Inter Milão vai ser transmitido na DAZN. Trata-se de um duelo particular de pré-temporada e ocorrerá a 5 de agosto.

Médio do Hearts garante: «Eliminar o Benfica? Sei que somos capazes»

Laurent Mendy, médio do Hearts, projetou os dois jogos da terceira pré-eliminatória da Europa League frente ao Benfica.

2 jogos no Mundial 2026 fazem disparar a cotação: defesa vale 44 vezes mais em meio ano e dá salto para a Premier League

Lucas Herrington vai reforçar o Hull City por 19,8 milhões de euros. Em meio ano, o defesa que esteve no Mundial 2026 teve uma valorização do passe de... 44 vezes.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianni Infantino poderia ganhar 55 milhões de euros por ano com venda de participações nos Mundiais

A proposta de Gianni Infantino para vender participações nos Mundiais a investidores privados poderia render ao presidente da FIFA cerca de 55 milhões de euros por ano a partir de 2028.

Carrossel de guarda-redes no mercado: carrasco do Brasil no Mundial 2026 rende Péter Gulácsi no mercado de veteranos

Escadinha e dominó de guarda-redes no mercado. Péter Gulácsi a caminho do Villarreal e Orjan Nyland de regresso ao RB Leipzig.

Taça de Portugal: já são conhecidos os jogos das duas primeiras eliminatórias da competição

Já são conhecidos os jogos das duas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal e os 19 clubes que ficaram isentos da primeira ronda.