📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lobos invictos vencem Rugby Europe Trophy

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesMartim Aguiar assumiu o comando da Selecção Nacional em Setembro de 2016 e, desde aí, Portugal não sabe o que é perder. Os Lobos venceram todos os encontros sob a sua alçada, cinco deles a contar para o Rugby Europe Trophy, prova onde Portugal venceu e convenceu. Com a vitória neste torneio, a Selecção das Quinas está apurada para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, onde vai defrontar a Bélgica.

Na primeira jornada da competição, os Lobos foram até à Suíça vencer por 28-10. Os helvéticos somavam sete vitórias consecutivas, mas Portugal entraria bem na partida e logo no primeiro minuto Francisco Bruno marcaria o primeiro ensaio do jogo. Os suíços reduziriam pouco depois, mas Nuno Sousa Guedes, com um pontapé de penalidade, ampliava a vantagem. Após o intervalo a equipa da Suiça pressionava e conseguiria chegar ao empate, aproveitando a inferioridade numérica dos Lobos. Com duas penalidades bem marcadas, Nuno Sousa Guedes voltaria, novamente, a colocar a equipa portuguesa em vantagem e, pouco depois, Vasco Ribeiro e o próprio Nuno Sousa Guedes marcariam dois ensaios em quatro minutos e o resultado não voltaria a sofrer novas alterações.

No segundo jogo, disputado em Lisboa, Portugal defrontaria a Polónia num jogo bem conseguido por parte dos Lobos. No entanto, o jogo revelou-se bastante equilibrado nos minutos iniciais e foram os polacos a inaugurar o marcador com uma penalidade de Wojciech Piotrowicz. A penalidade despertaria os portugueses, que, pouco depois, e em apenas dez minutos (!) marcaria três ensaios, com excelentes combinações entre as suas linhas atrasadas. Nuno Sousa Guedes, Manuel Picão e Tomás Appleton foram os marcadores de serviço. Com uma vantagem já confortável no jogo, Portugal adormeceria e a linha avançada da Polónia aproveitaria para marcar o seu primeiro toque de meta na partida. Na segunda parte os Lobos explorariam mais o jogo à mão, por forma a contrariar o poderio físico imposto pelos polacos, e chegaria, com justiça, ao quarto ensaio, desta feita executado por Francisco Domingues. Haveria ainda tempo para Vasco Fragoso Mendes fazer o gosto à mão e infligir um resultado pesado à equipa de Leste. Resultado final 35-10, ponto de bónus assegurado.

martim aguiar rugby
Martim Aguiar não sabe o que é perder ao comando dos Lobos
Fonte: Luís Cabelo

O encontro seguinte seria realizado na Holanda, onde a equipa das quinas iria defrontar um adversário que, tal como os Lobos, somava por vitórias as jornadas já disputadas no torneio. A primeira parte foi da Holanda, com a equipa da casa a chegar ao intervalo a vencer por 10-5, após ensaio e penalidade de David Weersma por parte dos holandeses, e ensaio luso de Fernando Almeida. Com algumas alterações efectuadas ao intervalo por Martim Aguiar, os Lobos apresentariam-se na segunda metade da partida com outra garra e maior organização táctica e subiriam de rendimento – prova disso mesmo seriam os ensaios de Gonçalo Foro, Vasco Ribeiro e Gonçalo Uva, que não só operariam a reviravolta no resultado (26-10) como dariam o acesso ao ponto de bónus ofensivo.

De regresso ao Jamor para a quarta jornada do Rugby Europe Trophy, a Selecção das Quinas defrontaria a Moldávia, o adversário teoricamente mais fraco do grupo. E da teoria à prática… Os Lobos não deixariam créditos por mãos alheias e venceriam a partida por 59-0 (!) – a maior vitória  de sempre em casa! Nuno Penha e Costa (dois), Gonçalo Foro, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vilela, Afonso Rodrigues, Sebastião Villax, Vasco Ribeiro e Nuno Mascarenhas foram os autores dos ensaios portugueses, num jogo de sentido único e com pouca História.
Com a pesada derrota imposta aos moldavos e a vitória holandesa frente à Suíça sem obtenção de ponto de bónus, os portugueses, a uma jornada de terminar o torneio, ficariam automaticamente apurados para o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship.

nuno penha e costa
Nuno Penha e Costa foi peça fundamental na Selecção Nacional
Fonte: Luís Seara Cardoso

Na última partida, frente à Ucrânia, e com o objectivo da Selecção Nacional já conquistado, estava ainda em jogo a honra dos Lobos e a oportunidade de conquistar o Grand Slam do Rugby Europe Trophy. Em Odessa, Portugal chegaria ao intervalo a vencer por 14-7, com ensaios de Francisco Pinto Magalhães e Manuel Vilela, com os ucranianos a darem uma excelente resposta. A segunda parte do jogo foi, primeiramente equilibrada e sem grandes oportunidades de parte a parte, mas nos dez minutos finais os Lobos marcariam três (!) ensaios, por Gonçalo Foro, João Lino e Nuno Penha e Costa, e selariam a vitória com direito a ponto de bónus.

Nas cinco jornadas disputadas, Portugal venceu todas as partidas e conquistou pontos de bónus ofensivos em quatro delas, um registo digno de orgulho. Em grande parte o mérito passa pelas mãos de Martim Aguiar, que venceu todos os jogos desde que chegou ao cargo de seleccionador nacional, mas destaca-se, também, a excelente forma de Nuno Sousa Guedes, Nuno Penha e Costa, Gonçalo Foro e Gonçalo Uva, que realizaram excelentes partidas durante a competição.

Foto de capa: Luís Seara Cardoso

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes vai formalizar queixa junto da MAG do Benfica por mensagem de Rui Costa aos presidentes das Casas do Benfica

João Noronha Lopes considera que Rui Costa utilizou "conteúdo de propaganda eleitoral mascarado de comunicação institucional". Em causa, mensagem enviada aos presidentes das Casas do Benfica.

Noite discreta de Neemias Queta na derrota dos Boston Celtics frente aos Orlando Magic

Os Boston Celtics perderam frente aos Orlando Magics. Neemias Queta alinhou, mais uma vez, de início na equipa orientada por Joe Mazzulla.

Eleições do Benfica: Já votaram 15 340 sócios até às 10h da manhã deste sábado

O Benfica fez o primeiro balanço do número de votantes nas eleições do clube, nesta segunda volta, entre Rui Costa e João Noronha Lopes.

José Mourinho e jogadores do Benfica votaram para as eleições do clube encarnado pelas 9h30

José Mourinho e alguns jogadores do plantel do Benfica, tal como membros da equipa técnica, votaram para as eleições das águias na manhã deste sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim revela a sua vontade em relação ao futuro de Casemiro e Maguire e alerta Bruno Fernandes: «Talvez no próximo ano ele vá...

Ruben Amorim falou aos jornalistas antes do Tottenham x Manchester United, antes do jogo de abertura da jornada 11 da Premier League, neste sábado.

Rui Costa falou antes de votar para as eleições do Benfica: «Estou muito feliz e otimista»

Rui Costa foi o primeiro entre os dois candidatos a votar para a presidência do Benfica. O atual dirigente das águias votou logo de manhã.

Gonçalo Almeida Ribeiro tranquiliza adeptos em relação às eleições do Benfica mas atira: «Há um ou outro incidente»

Gonçalo Almeida Ribeiro falou aos jornalistas, no dia das Eleições do Benfica. O candidato da Lista F à Mesa da Assembleia Geral assumiu que existiram alguns incidentes.