Novo ano, novos desafios

- Advertisement -

cab Rugby

O ano de 2013 foi difícil para a Selecção Nacional. Os Lobos colocaram em risco o seu lugar no Mundial de 2015, ao conseguirem apenas uma vitória e um empate nos cinco jogos disputados. No entanto, a selecção nacional é já conhecida pela sua persistência e continua na luta pelo seu lugar, estando já a preparar a segunda volta do apuramento, que começa em Fevereiro.

Já a selecção de Sevens conseguiu assegurar a manutenção como “core team” no circuito mundial, tornando possível a participação em todos os torneios de 2013-2014. É também necessário destacar que Pedro Leal entrou no top dos 10 melhores marcadores de sempre nesta competição.
Mas 2013 terminou, e o novo ano apresenta-se exigente e desafiante para a modalidade do Rugby.

A qualificação para o Mundial é um dos desafios de 2014, e traz consigo a necessidade de recuperar sete pontos para a Selecção russa, sua rival na luta pelo 3º lugar.

Ficam sete Selecções por apurar para os jogos de Londres, estando na luta os Estados Unidos, Japão, Portugal, Namíbia, Chile, Roménia, Geórgia, Rússia, Fiji, Uruguai e Espanha. Dia 1 de Fevereiro, Frederico Sousa lidera os Lobos em Bucareste, regressando depois a Portugal para jogar com a Geórgia. Resta-nos torcer para que Portugal entre em força em 2014 para manter acesa a esperança de alcançar este objectivo.

Outro desafio diz respeito à Selecção de Sevens, que procura garantir a manutenção no circuito mundial da International Rugby Board, na próxima época. O alcance deste desafio será fundamental para garantir a procura da qualificação, no ano que vem, para os Jogos Olímpicos de 2016.
A 4ª etapa do Circuito Mundial realiza-se já de 24 a 26 de Janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A equipa das Quinas defrontará o Uruguai, Inglaterra e Samoa na fase de grupos.

No entanto, é de referir que, desde que Frederico Sousa acumulou as funções de seleccionador dos Sevens e de seleccionador da Selecção de XV, Portugal parece estar mais focado nos seus objectivos. Os Sevens têm demonstrado que continuam ambiciosos e que não perdem de vista o objectivo de estar presentes nos Jogos Olímpicos, e a Selecção de XV parece ter encontrado o seu rumo. Os Lobos apresentaram-se como uma equipa mais coesa, mais concentrada e mais forte nos jogos de preparação já realizados e nas quatro jornadas da Amlin Cup.

Frederico Sousa tem apostado em jogadores mais jovens mas também em manter os mais experientes, resultando numa equipa que procura aproveitar o melhor dos atletas do nosso país. Aos adeptos resta continuar a apoiar os Lobos nesta luta e torcer para que esta aposta na jovialidade e na experiência portuguesa traga melhores resultados e a superação dos desafios que este novo ano traz à modalidade.

Sara Rodrigues da Costa
Sara Rodrigues da Costa
A Sara é apaixonada pela escrita e ligada ao desporto desde sempre. Já praticou futsal. Mais tarde, cruzou-se com o Rugby na sua vida profissional e o bichinho ficou. Gosta de assistir a um bom jogo mas tem especial queda por torneios de Sevens                                                                                                                                                 A Sara não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico..

Subscreve!

Artigos Populares

Stale Solbakken confirma continuidade de Fredrik Aursnes na seleção da Noruega e deixa Portugal de alerta

Stale Solbakken confirmou que Fredrik Aursnes continuará na seleção da Noruega. Médio do Benfica regressou à seleção antes do Mundial 2026.

Francesco Totti pede tempo para Rodrigo Mora e assume: «Se os valores forem esses, deve fazer a diferença no imediato»

Francesco Totti falou de Rodrigo Mora. Lenda romana garantiu que o português precisa de se adaptar, mas deixou nota de destaque.

José Mourinho traça o perfil do jogo do Real Madrid e elogia reforço mais caro da história do clube: «O seu potencial é evidente»

José Mourinho analisou a vitória do Real Madrid sobre o Rayo Vallecano. Treinador português olhou para a goleada.

Ruben Amorim explica dificuldades de Gonçalo Ramos e critica início de jogo do AC Milan: «Uma primeira parte desastrosa»

Ruben Amorim analisou o empate entre o AC Milan e a Lazio. Técnico fez o rescaldo do encontro e explicou substituições.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli analisa luta pela titularidade na frente do ataque e relembra André Silva e Santiago Giménez: «Também estamos à espera que o Samu...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Casa Pia. O técnico falou de André Silva, Santiago Giménez e Samu Aghehowa.

Francesco Farioli explica erros do FC Porto e volta a agradecer a Diogo Costa: «É preciso ter um guarda-redes de topo, como nós temos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Casa Pia. O técnico explicou erros cometidos e elogiou Diogo Costa.

Francesco Farioli e os muitos golos que o FC Porto marca de canto: «Isso é motivo de orgulho»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Casa Pia. O técnico comentou golos marcados a partir de cantos.