Super Rugby Aotearoa: Crusaders a uma vitória do título

Do outro lado do país, em Dunedin, o praticamente esgotado Forsyth Barr Stadium recebeu o encontro entre Highlanders e Blues. A vitória com ponto bónus ofensivo coloca a franquia de Auckland na luta pelo título por, pelo menos, mais uma jornada.

Os Blues realizaram uma exibição de grande qualidade, tendo o domínio sido avassalador, sobretudo no pack avançado. Na formação ordenada, os Blues destruíram completamente os Landers, tal como no jogo no chão. Dalton Papali’i e Ofa Tu’ungafasi estiveram sublimes na leitura e no ataque ao breakdown. Já Patrick Tuipolotu e Akira Ioane mostraram o seu poderio com a bola nas mãos com diversos gainline carries.

A linha de três quartos, por seu turno, colocou a defesa adversária em constante pressão. Beauden Barrett mostrou toda a sua qualidade na execução e na visão de jogo, ao descobrir Caleb Clarke do outro lado do campo, por meio de um crosskick, numa jogada que viria a ser finalizada por Finaly Christie.

Já na segunda parte, o médio de abertura, com um excelente passe de 30 metros, assistiu Tony Lamborn para uma quebra de linha, que resultou no segundo ensaio do médio de formação dos Blues.

Os Highlanders tiveram dificuldade em colocar pressão numa linha defensiva compacta como a dos Blues. Apenas conseguiram quebrar a linha da vantagem em seis ocasiões, número claramente inferior às dezassete quebras de linha dos visitantes. O conjunto de Aaron Mauger só se conseguiu superiorizar aos Blues nos minutos finais, período em que marcou os seus únicos pontos dos segundos quarenta minutos.

Com este resultado, os Blues ficam dependentes dos Highlanders que, em caso de vitória frente aos Crusaders, permitem aos Blues disputar o título com a franquia de Christchurch na última jornada.

Por último, Lachlan Boshier e Caleb Clarke são, na minha opinião, os jogadores da jornada. O flanqueador dos Chiefs esteve irrepreensível no jogo no chão. As suas qualidades de jackling fazem deste terceira linha um dos prováveis nomes a aparecer nas próximas convocatórias de Ian Foster para os All Blacks. Já o ponta esquerdo dos Blues, tem a capacidade de atrair dois defensores e de criar espaço nos arredores da zona de placagem. No triunfo frente aos Highlanders, Caleb Clarke quebrou a linha da vantagem por quatro vezes e percorreu 72 metros com a bola em seu poder, além do bump off fantástico a Josh Ioane.

Foto de Capa: Crusaders Rugby

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.