Super Rugby Aotearoa: Hurricanes à boleia de Laumape

Foi a norte da capital, mais precisamente em Hamilton, que a franquia treinada por Aaron Mauger conseguiu reverter um resultado que parecia ser praticamente irreversível. A perder por 31-7 aos 47’, a equipa de Dunedin conseguiu dar a volta ao marcador, acabando por vencer os Chiefs por 31-33.

Nos primeiros 25 minutos, os Chiefs conseguiram assumir o controlo do jogo, acabando mesmo por passar para a frente por expressivos 24-0. O conjunto de Warren Gatland ia conseguindo gerir o ritmo da partida, ao mostrar uma boa capacidade de circulação de bola nos três quartos.

A dez minutos do final da primeira parte, a situação reverteu-se. Os Highlanders conseguiram progredir no terreno, acabando por instalar-se nos 22 metros contrários. Esta fase culminou com o cartão amarelo mostrado a Sam Cane e com o ensaio de Marino Mikaele Tu’u. Apesar do ensaio sofrido, os Chiefs pareciam controlar a situação, tendo dilatado a vantagem por meio de Bradley Slater nos minutos iniciais da primeira parte.

O domínio dos Chiefs não se verificou, visto que do banco dos Highlanders saíram dois jogadores que influenciaram o rumo dos acontecimentos. Refiro-me a Josh Ioane, que conseguiu oferecer mais opções e mais largura à linha atrasada, e a Jona Nareki, que foi o autor de um ensaio digno de nota.

Se de um lado estava uma linha de três quartos absolutamente imprevisível, do outro estava Lachlan Boshier. A dois minutos do apito final, o terceira linha dos Chiefs conseguiu um turnover que parecia ter garantido a primeira vitória da franquia de Hamilton na competição. A verdade é que no maul que deu seguimento ao alinhamento, os Chiefs cometeram uma obstrução desnecessária. Assim sendo, os Highlanders foram à procura do ensaio da vitória, que acabou mesmo por aparecer, fruto de uma combinação entre Aaron Smith e Sio Tomkinson.

Os Highlanders conseguiram, desta forma, a sua segunda vitória neste Super Rugby Aotearoa. Além disso, mostraram caráter na sua exibição, algo que tem faltado aos Chiefs, que seguem em último lugar sem qualquer vitória.

A meu ver, Ngani Laumape e Lachlan Boshier são os jogadores da jornada. O centro dos Hurricanes, além do ensaio marcado, percorreu 160 metros com a oval nas mãos e quebrou a linha da vantagem em quatro ocasiões. Já o asa dos Chiefs, tem-se mostrado um jacklar de classe mundial.

No próximo fim de semana, os Hurricanes vão defrontar os Crusaders num jogo decisivo para a classificação final, sendo que os Chiefs medirão forças com os Blues, no Eden Park.

Foto de Capa: Super Rugby NZ

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A bênção de Jota | Arménia 0-5 Portugal

Em Yerevan, Portugal iniciou com altivez a sua caminhada de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, triunfando por 5-0 frente à Arménia.

Eis as 7 destaques da vitória do Torreense sobre o Benfica na Supertaça Feminina

O Torreense venceu o Benfica por 2-1 na Supertaça Feminina. Fica com as sete maiores destaques do encontro jogado no Estoril, no Estádio António Coimbra da Mota.

Torreense volta a vencer o Benfica e conquista Supertaça Feminina na abertura de 2025/26

O Torreense venceu o Benfica na abertura da época e conquistou o primeiro troféu de 2025/26. Final da Supertaça Feminina jogou-se no Estoril.

US Open #2 | Aryna Sabalenka volta a ter Nova Iorque aos seus pés

A bielorrussa Aryna Sabalenka venceu o Open dos Estados Unidos, derrotando na final a norte-americana Amanda Anisimova pelos parciais de 6-3 e 7-6 (3) em 1h36 minutos de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Países Baixos derrotam Lituânia em tarde de recorde para Memphis Depay

Os Países Baixos venceram a Lituânia por três bolas a duas durante a tarde deste domingo, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.

Segunda Liga: quem é o jogador mais valioso do segundo escalão?

A Segunda Liga conta com várias promessas e alguns nomes conhecidos do futebol nacional. Um deles é Ricardo Velho, que atua no Farense.

Uli Hoeness responde a críticos de contratação do Bayern Munique: «Ele nunca fará isso»

O Bayern Munique tem sido criticado pelos moldes da contratação de Nicolas Jackson, avançado que chegou emprestado pelo Chelsea.