Depois da conquista do Super Rugby, em 2004, os Brumbies voltaram a erguer um título, desta feita, o Super Rugby AU, competição realizada entre as quatro franquias australianas que militam no grande torneio de clubes do hemisfério sul e a Western Force.

Ao cair da tarde, em Camberra, os Brumbies acabaram mesmo por ser a melhor equipa, tendo no seu médio de abertura Noah Lolesio como a sua figura principal. O jovem de 20 anos esteve irrepreensível no que aos pontapés aos postes diz respeito. Ainda para mais, assistiu Andy Muirhead no segundo ensaio da equipa da casa, com um offload absolutamente fantástico.

Além do mais, o próprio foi responsável por colocar sob pressão o trio de trás dos Reds, através de um jogo ao pé inteligente. Lolesio conseguiu forçar Daugunu a um erro de palmatória, conquistando, deste modo, cerca de 50 metros.

Lolesio foi o motor dos Brumbies
Fonte: Wallabies

O domínio dos Brumbies nos capítulos do território e da posse foi claro, sendo que os Reds apenas conseguiram ter mais bola e terreno nos minutos finais de cada parte. Ainda assim, a franquia de Brisbane poderia ter passado para a frente do marcador, mas acabou por desperdiçar diversas oportunidades, muito graças à má coordenação dos avançados no alinhamento.

Anúncio Publicitário

Por outro lado, os Reds conseguiram colocar sob forte pressão o pack avançado adversário na formação ordenada. Este foi o único aspeto do jogo em que os homens de Brad Thorn se superiorizaram, mas de pouco serviu, visto que a indisciplina no breakdown e na placagem lhes custou muitos pontos e território, principalmente nos 20 minutos iniciais da segunda metade.

Mérito para os Brumbies pela forma como geriram o jogo e como chegaram à vitória. Aliada a esta eficácia na gestão da partida, esteve uma defesa compacta, conseguindo conter o poderio ofensivo dos Reds nos minutos finais – com alguma sorte, diga-se.

A meu ver, Noah Lolesio é o homem do jogo, ao mostrar que é um jogador dotado de muita qualidade técnica e de uma visão de jogo acima da média, razões pelas quais Dave Rennie o convocou para o estágio que os Wallabies realizarão para preparar o Torneio das Quatro Nações.

Apesar de não ter tido a qualidade do Super Rugby Aotearoa, o Super Rugby AU mostrou que há uma nova geração de jogadores com muita qualidade na Austrália, muitos deles convocados na primeira lista do novo selecionador.

Foto de capa: Brumbies Rugby

Artigo revisto