Houve demasiado Ronnie para toda a concorrência no World Grand Prix

Terminou este Domingo o World Grand Prix, disputado no Guild Hall, situado na cidade inglesa de Preston.

Pela quarta vez esta época, foi Ronnie O’Sullivan a levantar o troféu, em mais uma demonstração de superioridade perante a concorrência.

Na primeira ronda do torneio, de uma forma geral, superiorizaram-se os favoritos. Excepção para o encontro que colocou frente a frente Judd Trump, terceiro da hierarquia mundial, e Michael White (27º). Acabou por ser White a passar à ronda seguinte, ao bater Trump por 4-1.

Na segunda ronda, destaque para um confronto de gerações. De um lado, Ronnie O’Sullivan e a sua vasta experiência e reconhecida carreira de sucesso, do outro o jovem chinês Yan Bingtao, que aos 18 anos se apresenta como uma das maiores promessas do snooker mundial.

Neste caso acabou por ser a experiência a falar mais alto, mas não sem que o chinês demonstrasse a sua qualidade e irreverência, conseguindo levar o encontra para a negra, onde o Rocket venceu por 4-3.

Também Mark Selby esteve em evidência nesta fase, ao derrotar sem dificuldades Neil Robertson (4-0), apurando-se para os Quartos-de-Final.

Xiao Guodong conseguiu a grande surpresa desta ronda, ao bater John Higgins, quinto da hierarquia mundial por 4-3, marcando assim encontro com Ronnie O’Sullivan nos Quartos-de-Final.

Nessa fase, Xiao não teve argumentos para superar o Rocket e acabou por sair derrotado por 5-0.

Mark Selby manteve o mesmo nível demonstrado na ronda anterior e afastou Michael White por 5-2, o mesmo resultado com que Sthephen Maguire bateu Shaun Murphy. No último jogo destes Quartos-de-Final, Ding Junhui venceu Anthony McGill por 5-3 e completou assim o lote de semifinalistas.

Na primeira meia-final, Ronnie O’Sullivan superiorizou-se a Stephen Maguire (6-4) e assistiu no sofá à outra Meia-de-Final, onde se disputava um duelo escaldante entre Mark Selby e Ding Junhui, dois dos melhores jogadores do mundo, mas que têm enfrentado uma época difícil em termos de resultados e viam nesta meia-final a hipótese ideal de dar um pontapé na crise de resultados e chegar a uma final.

Mark Selby e Ding Junhui, dois dos melhores do mundo, lutam por voltar aos seus melhores dias
Fonte: World Snooker

Muitas vezes estes jogos que prometem muito no papel, acabam depois por não corresponder, mas não foi o caso deste. O jogo foi tão bom ou melhor do que o esperado e foi apenas na negra que se resolveu este duelo.

Acabou por ser o chinês a levar a melhor, vencendo o encontro por 6-5, chegando assim à final do torneio, algo que não acontecia desde Setembro do ano passado.

O chinês parece começar a dar a volta à situação difícil, que foi abordada no artigo da semana passada.

Apesar da melhoria significativa de Ding Junhui nestas últimas semanas, o chinês ainda não apresentou um nível suficiente para travar um Ronnie O’Sullivan em grande forma-será que alguém o consegue fazer?

Ronnie apresentou-se imperial na final e dizimou o chinês numa final sem grande história. No final da primeira sessão, já vencia por 6-3 e na segunda sessão venceu os primeiros quatro frames sem resposta e fechou a partida em 10-3.

Ding Junhui nunca conseguiu dar luta a Ronnie O’Sullivan durante a final
Fonte: World Snooker

O Rocket somou assim o 32º título da carreira em provas pontuáveis para o ranking, aproximando-se perigosamente do record do já retirado Stephen Hendry, que conta com 36.

Ronnie promete não ficar por aqui e, tendo em conta a época que está a realizar, começa a ser apontado como indiscutível favorito a ganhar o mundial deste ano.

Se um Ronnie em baixo de forma é sempre um nome que não deve ser riscado da lista de favoritos, o que dizer de um Ronnie que já vai com quatro torneios conquistados esta época, em seis finais disputadas?

Depois deste torneio, aos 42 anos, o Rocket garantiu a sua melhor época de sempre, com o maior número de torneios pontuáveis para o ranking conquistados (4), maior número de centuries alcançados (59) e maior quantia de Prize Money recebido.

Tudo isto, numa época que ainda não acabou e que continua já esta semana no Welsh Open, disputado em Cardiff entre 26 de Fevereiro e 4 de Março.

Foto de Capa: World Snooker

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antony em lágrimas a falar de atitude do Manchester United e de decisão de Ruben Amorim: «Só eu sei como foi difícil»

Ruben Amorim colocou vários jogadores do Manchester United a treinar separados do grupo. Antony contou a experiência em lágrimas na chegada ao Real Bétis.

Yunus Musah deixa o AC Milan e é reforço da Atalanta

Yunus Musah foi oficializado como novo jogador da Atalanta. Internacional norte-americano deixa o AC Milan e continua em Itália.

UAE Emirates rescinde com Juan Ayuso em plena Vuelta após desrespeito para com João Almeida

A UAE Emirates anunciou a rescisão com Juan Ayuso. Decisão ocorre em plena Vuelta após o ciclista integrar a fuga e não ter ajudado João Almeida.

Diretor do Bayern Munique revela pormenores da novela de mercado com Nico Jackson: «Nunca esteve preocupado ou com dúvidas»

Max Eberl confirmou que Nico Jackson nunca teve dúvidas de que ia trocar o Chelsea pelo Bayern Munique. O clube londrino tentou cancelar o negócio, mas o avançado permaneceu firme na ideia de sair.

PUB

Mais Artigos Populares

Chancel Mbemba com novo destino na carreira

Chancel Mbemba foi confirmado como o mais recente reforço do Lille. O defesa central encontrava-se sem clube desde o final da última época.

Alejandro Garnacho despede-se do Manchester United: «Orgulhoso do que conquistámos juntos e entusiasmado com o que está por vir»

Alejandro Garnacho recorreu às redes sociais para se despedir do Manchester United. Extremo argentino já foi oficializado como reforço do Chelsea.

Luisão não aprova Neymar na Seleção: «Dizem que está bem fisicamente, mas ele não mostra»

Luisão garantiu que não vê Neymar com capacidade para estar na seleção do Brasil, atualmente. O antigo defesa do Benfica justificou a sua opinião.