cab Surf

Depois da lenda Laird Hamilton ter criticado pelo “youtube” o wipeout de Maya Gabeira, esta acabou por lhe responder através de uma entrevista  ao programa “Esporte espetacular”, no canal TV Globo. A surfista brasileira de 26 anos que enfrentou a morte na praia da Nazaré afirmou que tem vindo a treinar bastante para poder fazer concorrência a ondas com o potencial da Nazaré. Maya disse ainda que Hamilton perdeu a oportunidade para estar calado, uma vez que este também disse que a onda que Carlos Burle apanhou na Nazaré não foi completa, o que se pode traduzir por descer a onda, esperar que ela rebente e depois sair para um dos lados sem cair.

A Nazaré, que não pára de ser falada em todo mundo, foi esta semana comparada a Mevericks, uma das ondas mais perigosas e onde é realizada uma das competições mundiais de ondas grandes. Nesta competição, o objectivo é apanhar a onda no crítico (zona onde a onda é mais cavada), tornando-se assim mais dificil. Na passada sexta-feira, os surfistas Andrew Cotton, Garrett McNamara e Eric Rebiére surfaram na Nazaré, mas desta vez sem a ajuda da mota da água. Com ondas a rondar os sete metros, estes três surfistas de renome internacional acabaram por apanhar estas “bombas” a remar, sendo assim comparadas às monstruosas ondas de Mavericks.

Anúncio Publicitário
Um bonito e perfeito set a entrar na costa da Nazaré  http://www.surftotal.com
Um bonito e perfeito set a entrar na costa da Nazaré
Fonte: Surftotal.com

Esta semana ficou também marcada pela finalíssima do surf dos escalões sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 18 feminino. S.Pedro do  Estoril foi o palco desta competição com o objectivo de encontrar os novos campeões nacionais de surf esperanças.

O jovem João Vidal, de apenas 12 anos, que diz que se quer tornar surfista profissional, tornou-se o campeão mais novo ao vencer o campeonato nacional de sub-12 pela segunda vez consecutiva.

No sub-14, João Moreira tornou-se campeão depois de no ano passado ter disputado o seu lugar até ao fim. É também de louvar o atleta Vasco Monica, surfista da praia de S.Torpes, Alentejo, que, apesar de ter saído derrotado nesta finalíssima, esteve em primeiro lugar durante quase todo o ano.

Taças dos finalistas do campeonato nacional de surf esperanças www.surftotal.com
Taças dos finalistas do campeonato nacional de surf esperanças
Fonte: Surftotal.com

Depois de se ter tornado campeão nacional de 2012 no escalão de sub-16 e sub-18, o surfista Guilherme Fonseca voltou a ser campeão, mas desta vez apenas na classe sub-16, uma vez que este ano deixou escapar o título para João Kopke, surfista local da praia de carcavelos que se tornou campeão de sub-18.

Tal como o surfista da linha, tambem Camilla Kemp se tornou campeã ainda na penúltima etapa, acabando com o sonho dos outros atletas dos respectivos escalões.