Primeiro “Kikas”, agora o Jovem Tomás Fernandes

cab Surf

Este mês, Portugal foi palco de duas etapas do circuito mundial de Surf: primeiro foi a Rip Curl Pro Portugal, etapa do World Championship Tour (WCT), e ainda a decorrer está a WQS Prime Cascais Billabong Pro. Na rubrica desta semana, vou dar principal destaque a este evento que se realiza nas praias da linha de Cascais, mas primeiro vou deixar algumas palavras sobre o que aconteceu de mal ou “menos bem” durante a etapa realizada na semana passada em Peniche. Infelizmente, nem sempre as coisas correm na perfeição e, este ano, o actual campeão do mundo, Joel Parkinson, foi agredido por um bodyboarder dentro de água, por ter supostamente roubado uma onda ao local português. Mas as inconveniências não se ficam por aqui: também o 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater, depois de apanhar uma onda com potencial para uma nota alta, culpou o fotógrafo por ter caído, fazendo gestos para que ele saisse da água.

Momento do conflito entre Parko e o bodyboarder/ Fonte: stabmag.com
Momento do conflito entre Parko e o bodyboarder
Fonte: stabmag.com

Falando agora sobre a actualidade do surf nacional e internacional, começou dia 21 o Cascais Billabong Pro, prova que ajuda os surfistas a ganhar pontos para a qualificação ou manutenção no WCT. Em prova estiveram 7 portugueses: Vasco Ribeiro, Frederico Morais, Tomás Fernades, José Ferreira, Ruben Gonzalez, Marlon Lipke e Nicolau Von Rupp. O grande destaque foi mesmo para o português mais novo em prova. Uma semana depois de Frederico Morais ter derrotado a “Lenda” Kelly Slater, agora foi a vez de Tomás Fernandes, de apenas 17 anos. Este surfista da praia da Ericeira derrotou no round 1 o campeão mundial de 2001, CJ Hobgood, numa bateria bastante competitiva, uma vez que houve uma diferença de 0,04 pontos. Sendo assim, Tomás Fernandes acabou com um total de 10.67 em 20 pontos possiveis e CJ acabou com 10.63 em 20 pontos possiveis.

No round 2 restavam 4 portugueses em prova, uma vez que Vasco Ribeiro, Ruben Gonzalez e Jóse Ferreira perderam de primeira. Com um grau de dificuldade maior, nenhum dos portugueses conseguiu passar ao round seguinte, acabando assim a esperança portuguesa em águas lusas.

Tomás Fernandes a "partir" as ondas de carcavelos / Fonte: surftotal.com
Tomás Fernandes a “partir” as ondas de carcavelos
Fonte: Surftotal.com

O fim da temporada está a chegar e, tal como na época passada, vai ser na última etapa que se vai descobrir o novo campeão mundial, na famosa e monstruosa onda de Pipeline. Esta onda é conhecida pelos seus enormes e aterradores “tubos”, sendo, assim, uma das ondas mais perigosas do mundo. O período de espera começa dia 8 de Dezembro e vai até dia 20. Até lá, o top 34 vai aproveitar para descansar e treinar para o desafio final.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

Atalanta paga 15 milhões de euros e fecha substituto de Matteo Ruggeri 

A Atalanta fechou a contratação de um novo lateral esquerdo. Honest Ahanor reforça o plantel da Dea.

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

Besiktas paga 20 milhões de euros por Tammy Abraham: Recorde de transferência

Tammy Abraham já veste a camisola do Besiktas. Turcos pagam 20 milhões de euros à AS Roma pelo avançado inglês.

Antoine Semenyo renova com o Bournemouth e acaba com as esperanças de Ruben Amorim

Antoine Semenyo renovou contrato com o Bournemouth. Avançado internacional ganês fica nos cherries até 2030.