📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tiago Pires | “Lutar, Lutar e lutar”: O lema de uma lenda das pranchas

- Advertisement -

Dois anos volvidos, vence o Campeonato do Mundo em Portugal, destinado a não profissionais (ISA), o que faz com que tenha acesso  na temporada seguinte a competir na segunda divisão do Surf a nível mundial, o World Qualifying Series (WQS). Estava dado o primeiro passo para se operacionalizar a almejada e histórica presença no WCT, onde nunca ninguém a falar a língua de camões havia colocado a prancha.

No início do milénio, Saca passa a integrar o léxico do Surf mundial, conseguindo boas prestações no circuito, nomeadamente: a vitória na praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, bem como o segundo lugar em Bali na longínqua e bela Indonésia. Resultados que lhe valeriam a distinção de “Rookie” do ano, prémio atribuído por uma revista Norte Americana, especializada na modalidade.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tiago Pires (@tiagosacapires)

O OBJETIVO DE TODA UMA VIDA E, POSTERIOR, TRAJETÓRIA ENTRE A ELITE “SURFÍSTICA”

Após vários anos em que Saca, embora estivesse muito perto por variadas temporadas da qualificação para o WCT, as lesões foram-lhe roubando esse desidrato. Apesar disso destacam-se as vitórias em 2002 no Japão, o terceiro lugar no Havai em 2003 e em 2005 o triunfo em casa em Ribeira D’Ilhas, na Ericeira.

Finalmente seria dois anos mais tarde, ao atingir o quinto posto no WQF, que conseguiria a promoção ao WCT.

Na primeira temporada  entre a elite conclui na 36.ª posição, tendo de cumprir parte da mesma no circuito de qualificação. Mesmo assim fica na memória a prestação obtida no Rip Curl Pro, na Indonésia, onde se classifica no degrau mais baixo do pódio.

No ano seguinte consegue o 31.º posto à geral, com destaque para os vice-títulos em França e na Austrália.

É em 2010 que assina a melhor classificação entre a nata, 14.ª posição, rubricando uma primeira metade de temporada sensacional com vários Top 10, merecendo a menção de atleta mais regular no decurso da referida época.

O NASCIMENTO DO FILHO, O ABANDONO DA COMPETIÇÃO E A INSPIRAÇÃO PARA OS DEMAIS

É aos 35 anos e depois de mais de uma década a competir entre os melhores que Saca anuncia em conferência de imprensa realizada numa loja de artigos de Surf na Ericeira o fim da carreira a nível profissionais. Acompanhar o crescimento do filho era a razão principal para a retirada, contudo, o mar continuaria a estar presente na sua vida: “temos de saber quando parar” ouviu-se nessa noite.

Tiago Pires foi uma inspiração para nomes como Vasco Ribeiro, Kikas e Nicolau Von Roup, continuará a ser para outros jovens, pois, deixará um legado difícil de igualar, merecendo um lugar no “panteão” do desporto nacional.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.