cab Surf

Numa semana marcada pela reconstrução da costa portuguesa devido à tempestade “Hercules”, o jovem prodígio português de 19 anos Vasco Ribeiro viajou rumo ao Hawai. O surfista da Praia da Poça estreou-se da melhor maneira ao passar em primeiro lugar o seu primeiro heat frente a Kael Walsh (AUS), Hunter Johnson (HAW) e Reef Tsutsui (HAW). Na bateria seguinte, o Vasquinho voltou a estar super bem ao acabar mais uma vez em primeiro lugar, desta vez frente a Tommy Boucaut (FRA) em, Jake Halstead (USA) em e Cole Yamakawa (USA).

Devido às enormes ondas que entraram no North Shore, a competição foi adiada para dia 18 de Janeiro, dia em que se vão realizar os 64 avos de final.

Anúncio Publicitário

Apesar de o evento estar a ser realizado no Hawai, os havaianos não se estão a adaptar bem à excelente forma dos outros surfistas. Tal como Vasco Ribeiro, também os pequenotes australianos Jack Robinson e Kael Walsh brilharam ao já estarem presentes nos 64 avos de final.

Como já muitos sabiam, as mudanças vão chegar ao WCT. Sendo assim, o ranking do ASP World Championship Tour vai ser separado do Qualification Series (QS). Isto é, os resultados do WCT contam apenas para o seu ranking e os resultados dos eventos ASP Prime e Star contam exclusivamente para os rankings QS. Deste modo, o sistema de rankings combinados já nao é válido para o ano de 2015. No ano de 2013, este sistema foi válido, o que fez com que entrassem novos surfistas e saíssem outros.
Ainda assim, o top 34 para o ano de 2015 vai manter-se igual, ou seja:
– Top 22 de 2014 ASP WCT rankings (com os melhores nove resultados dos 11 eventos WCT)
– Top 10 de 2014 ASP QS rankings (com os melhores cinco resultados de todos os resultados QS)
– Dois Wildcards ASP