Vitórias de Ítalo Ferreira e Caroline Marks no Pro Portugal adiam decisões do título mundial para o Havai

[tps_header][/tps_header]

Depois de uma semana sem ondas e, consequentemente, sem competição, o Pro Portugal voltou neste sábado para que os quartos de final fossem realizados. Depois do adiamento do primeiro call, o dia começou, à segunda tentativa, com os heats masculinos. Muito se ansiava por uma decisão por parte da WSL para saber se a competição ia terminar já e, pelos vistos, foi isso que aconteceu mesmo. Assim, trazemos-te o resumo de tudo aquilo que se passou neste último dia de Pro Portugal, em Peniche.

QUARTOS DE FINAL TRAZEM SENTIMENTO AMBÍGUO AOS BRASILEIROS

Os primeiros a entrar no mar de Supertubos foram Jordy Smith e Kolohe Andino, num heat de grande importância para os dois surfistas, considerando que estão ambos na luta pelo titulo mundial. Num heat onde predominaram as ondas medianas e fracas, Jordy Smith com um 7.07 e um 6.33 acabou por levar a melhor face ao norte-americano que apenas conseguiu um score combinado de 10.97.

A surpresa acabou por surgir no segundo heat do dia. Depois da eliminação de Gabriel Medina na ronda anterior, Filipe Toledo tinha agora caminho aberto para assumir a liderança do ranking mundial, faltando disputar apenas mais um evento. No entanto, o atual número dois do ranking defrontou um grande conhecedor das ondas portuguesas, Kanoa Igarashi, que com um 8.67 e um 6.57 (15.24 no total) levou a melhor diante do brasileiro, que fez apenas 12.26.

Depois da eliminação de Filipe Toledo, foi a vez de outros dois brasileiros entrarem na água: Caio Ibelli e Peterson Crisanto. Num heat marcado por scores baixos, Caio Ibelli com um 6.53 e um 6.33 (12.86 no total) eliminou Peterson Crisanto, ele que tinha protagonizado alguns dos melhores scores da competição até ao momento. Deste modo, a caminhada de Caio na tentativa da manutenção na elite mundial no próximo ano mantém-se intacta.

A fechar os quartos de final masculinos tivemos, provavelmente, o melhor heat do campeonato até ao momento. Italo Ferreira e Jack Freestone brindaram os presentes na praia de Supertubos com algumas das melhores ondas do campeonato. Num heat onde nenhum dos dois merecia ser eliminado, a vitória acabou por cair para o lado do brasileiro que com duas ondas na casa do excelente (9.57 e 8.33 – 18.40 no total) deitou as esperanças de Jack Freestone, de sair de Peniche com o título da prova portuguesa, por terra. Apesar da sua eliminação, o australiano sai de prova com um score combinado de 16.87, pontuação que lhe daria a vitória em qualquer outro heat dos quartos de final.

AQUILO QUE JÁ SE ESPERAVA… TUDO PRONTO PARA O EMBATE DE TITÃS

A norte-americana Caroline Marks e a australiana Shephanie Gilmore abriram os quartos de final femininos na praia dos Supertubos. A número quatro do ranking mundial, Caroline Marks, começou da melhor maneira este primeiro heat com uma onda com um score de 7.00 e terminou com uma 8.17 e não deu hipóteses à australiana. Shephanie Gilmore acabou com um total de 12.07, que foi insuficiente para passar à próxima fase.

No segundo heat, foi a vez de termos uma surpresa. A número três do ranking mundial, Sally Fitzgibbons, acabou por desiludir, em Peniche, ao ser eliminada nestes quartos de final. A brasileira Tatiana Weston-Webb começou o heat da melhor maneira com um 7.50 e para terminar a sua combinação final fez uma onda avaliada em 6.17 e foi mais do que suficiente para passar às meias finais. A australiana não passou de um total de 9.14 (4.77 + 4.37).

A líder do ranking mundial está imparável e não tem dado qualquer hipótese à concorrência nesta etapa portuguesa. Desta vez, a havaiana deixou para trás a francesa Johanne Defay com uma diferença de 8,56 no combinado total. Carissa Moore, à semelhança de Ítalo Ferreira nos heats masculinos, conseguiu uma das melhores notas nesta etapa com um 9.33! A havaiana fez um total de 16.06 e marcou presença na meia final enquanto que Johanne Defay não foi além de um 7.50 (3.00 + 4.50).

Carissa Moore mostrou que queria terminar com a discussão do título mundial já em Peniche
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

No último heat desta fase, houve alguém a mostrar que ainda não desistiu de lutar pelo título mundial: Lakey Peterson. A norte-americana mostrou ainda estar viva no campeonato depois de uma boa exibição nos quartos de final. Peterson só se mostrou nesta fase com as suas duas últimas ondas (5.83 e 5.50) e isso levou-a a ter um total de 11.33, que foi suficiente para passar às meias. Nikki Van Dijk acabou por ser eliminada com um total de 8.83 (4.90 e 3.93).

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt e Morten Hjulmand nos convocados da Dinamarca

O Selecionador da Dinamarca divulgou a convocatória para os jogos frente à Escócia e Grécia, referentes à Qualificação para o Mundial 2026.

Ex-FC Porto já tem exames médicos agendados com o Besiktas

O Besiktas está muito perto de garantir a contratação de Tiago Djaló. O defesa português representou o FC Porto na última temporada.

Carlo Ancelotti divulga convocados da Seleção Brasileira sem Vinícius Júnior e Rodrygo

Carlo Ancelotti divulgou os convocados da Seleção Brasileira para os encontros diante do Chile e Bolívia, com duas ausências de peso.

Nápoles perto de fechar Rasmus Hojlund ao Manchester United: Eis os detalhes

O Nápoles está perto de contratar Rasmus Hojlund ao Manchester United. Possível pacote de 45 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto oferece 17 milhões por extremo brasileiro

O FC Porto quer contratar Rayan Rocha ao Vasco da Gama. Dragões avançam com proposta de 17 milhões de euros pelo jovem.

Sporting tenta garantir Fotis Ioannidis antes de confirmar saída de Conrad Harder para o AC Milan

O Sporting quer fechar a contratação de Fotis Ioannidis, antes de autorizar Conrad Harder a juntar-se ao AC Milan.

Victor Lindelof já deixou Manchester United de Ruben Amorim e pode rumar à Serie A

A Fiorentina está a tentar a contratação de Victor Lindelof. Defesa-central livre no mercado desde que saiu do Manchester United.