A época de defeso do ténis mundial

    cab ténis

    Não é só o futebol que passa por um período de defeso. O ténis também o tem, e é por épocas do natal. Terminada a temporada tanto no circuito masculino como no feminino, alguns dos tenistas e das tenistas de top começam a anunciar a sua mudança de treinadores.

    Roger Federer é o exemplo máximo destas alterações. O tenista suíço, actual nº6 do ranking ATP, dispensou Paul Annacone como seu técnico principal. Federer tinha escolhido o treinador responsável pela parte final da carreira de Pete Sampras para o orientar nesta fase mais avançada da sua carreira; no entanto, Federer continuará a jogar pelos court’s mundiais sem a companhia do técnico norte-americano.
    Enquanto treinador de Roger Federer, Annacone ajudou o tenista a conquistar duas competições de final de temporada (o ATP World Tour Finals), bem como um título de Wimbledon, para além de ter feito com que o suíço regressasse ao topo do ranking mundial.

    Pode-se concluir que foi uma relação frutífera e na verdade Paul Annacone está a protagonizar este período de defeso, visto não ter tido um único dia de descanso. O ex-nº12 ATP já está a orientar Sloane Stephens, uma talentosa tenista norte-americana, actual nº…12 do ranking feminino, e que este ano atingiu as meias-finais do Austrália Open. Tal como com Federer, Annacone estará à experiência antes de avançar para uma parceria a título definitivo.

    Outro dos destaques desta pré-temporada tenística prende-se com Caroline Wozniacki, ex-nº1 mundial, que atingiu a final do US Open em 2009; deixou de ser orientada pelo seu pai, Piotr Wozniacki (numa relação parecida à de Michelle Brito com o seu pai), passando a ser agora treinada por Thomas Hogstedt, ex-tenista sueco e ex-treinador de Maria Sharapova, que viu a relação ser terminada após a derrota da russa frente a Michelle Larcher de Brito, na 2ªronda do grand slam de Wimbledon este ano. Curiosamente este encontro foi eleito pelo WTA (Associação Feminina de Ténis) como uma das maiores surpresas do ano.

    João Sousa e o seu treinador, Frederico Marques Fonte: Wikipedia
    João Sousa e o seu treinador, Frederico Marques
    Fonte: Wikipedia

    Nesta época de defeso atarefada, só os portugueses parecem passar ao lado de todas estas mudanças. João Sousa continuará ligado a Frederico Marques, que o acompanhou neste ano fantástico, enquanto Gastão Elias deverá manter a sua ligação de longo termo com Jaime Oncins. Rui Machado continuará também, ao que tudo indica, a contar com a colaboração de André Lopes (agora em acumulação com o cargo de seleccionador nacional da Fed Cup), enquanto Frederico Gil continuará concentrado na sua recuperação. A “jovem estrela” Frederico Silva manterá os laços que o ligam a Pedro Felner, isto depois de ter conquistado o Nacional de Equipas pelas Caldas da Rainha, tendo no entanto rescindido com a sua agência de gestão de imagem, a IMG.

    Por outro lado, António Van Grichen, um dos treinadores portugueses com mais sucesso pelo mundo, continua ligado à Federação Australiana de Ténis, onde colabora com a equipa técnica da Fed Cup, para além de colaborar pontualmente com outras tenistas do circuito mundial.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Corinthians já fechou novo treinador e não é Luís Castro

    O Corinthians já definiu o seu novo treinador. Dorival Júnior foi o escolhido pelo clube brasileiro e vai estrear-se em breve.

    Nuno Espírito Santo antevê meia-final do Nottingham Forest com o Manchester City: «Há mais ruído à nossa volta»

    Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra do Nottingham Forest frente ao Manchester City.

    Jorge Jesus reage a uma pergunta sobre a seleção do Brasil com humor: «Brasil, samba»

    Jorge Jesus foi confrontado por um adepto do Al Hilal sobre a possibilidade de rumar à seleção do Brasil. O técnico respondeu com humor.

    Pep Guardiola elogia Nuno Espírito Santo e fala de Erling Haaland: «Pode estar aqui mais 10 anos»

    Pep Guardiola fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra frente ao Nottingham Forest. O técnico do Manchester City elogiou Nuno Espírito Santo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Arne Slot nega gestão de Darwin Núñez para evitar pagamento de 5 milhões ao Benfica: «É melhor não acreditar»

    Arne Slot falou sobre a gestão que tem feito com Darwin Núñez. O técnico do Liverpool garantiu que não está a poupar o avançado por alguma cláusula que tenha de ser paga ao Benfica.

    Atlético Madrid revolta-se com Real Madrid: «Basta de manchar a imagem do futebol espanhol»

    Embora não esteja envolvido, o Atlético Madrid já deixou uma farpa ao Real Madrid. Em causa situação relativa à final da Taça do Rei.

    José Faria garante motivação do Estrela da Amadora frente ao FC Porto: «Todos querem jogar»

    José Faria fez a antevisão do jogo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O técnico garantiu que a equipa está motivada para o encontro.

    Braga empata em casa do Famalicão e pode ver FC Porto assumir 3º lugar da Primeira Liga

    O Braga deixou pontos para trás na visita ao terreno do Famalicão. Encontro de abertura da 31ª jornada terminou empatado.

    Al Hilal de Jorge Jesus quer ex-Benfica para reforçar plantel a tempo do Mundial de Clubes 2025

    O Al Hilal quer contratar um reforço de luxo para atacar o Mundial de Clubes 2025. Darwin Núñez (Liverpool) é alvo.

    Ruben Amorim fala da crise de Rasmus Hojlund e confirma regresso no Manchester United: «Está próximo»

    Ruben Amorim fez a antevisão do próximo jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico confirmou que Amad Diallo está perto do regresso.

    Benfica na lista de 7 clubes interessados em contratar Victor Lindelof a custo zero no verão

    Victor Lindelof termina contrato com o Manchester United no final da época. Há sete clubes interessados em contratar o sueco.

    Arábia Saudita entra em cena com 80 milhões de euros para frustrar planos do Manchester United de Ruben Amorim no mercado

    A Arábia Saudita quer contratar mais jogadores de renome no próximo mercado. Matheus Cunha, alvo do Manchester United, está na lista.

    Enzo Maresca e a temporada do Chelsea: «Quem quer ver, vê. Se não se quer ver, não se vê».

    Enzo Maresca fez a antevisão do Chelsea x Everton deste sábado. O técnico italiano garantiu que a sua equipa está a fazer uma boa época.

    PSG perde na receção ao Nice e vê fugir possibilidade de vencer a Ligue 1 de forma invicta

    O PSG perdeu na receção ao Nice. Parisienses já são campeões, mas deixam fugir a possibilidade de o serem de forma invicta.