Antevisão Estoril Open 2024 | Muitos favoritos na despedida de João Sousa

    modalidades cabeçalho

    O último torneio do Estoril Open no calendário da ATP durante algum tempo está quase a começar. Com a fase de qualificação concluída, está na hora de ser jogada a fase principal da prova.

    Os quatro vencedores da fase de qualificação foram Pablo Llamas Ruiz, Jaime Faria, Jan Choinski e Lucas Pouille, que se juntaram aos restantes tenistas que já tinham garantido um lugar no quadro principal.

    O torneio vai ser marcado, ainda, pela despedida de João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos, da atividade profissional neste desporto. O tenista oriundo de Guimarães é o único tenista nacional a vencer a competição, em 2018.

    Agora, quem são os principais favoritos de cada lado do torneio? O que se pode esperar dos tenistas portugueses? Será que vai haver alguma surpresa? Estas e outras perguntas que vão ser respondidas ao longo do artigo de antevisão, caro leitor.

    RUUD QUER A DOBRADINHA COM DAVIDOVICH FOKINA COMO PRINCIPAL

    ADVERSÁRIO

    Na primeira metade da tabela, Casper Ruud, o principal cabeça de série, quer fazer a dobrinha, depois de ter vencido, no ano passado, o Estoril Open. O tenista norueguês não está a passar pela melhor forma da carreira – não vence um troféu, curiosamente, desde a última edição deste torneio – e quer quebrar o enguiço no país onde venceu na última vez.

    Para chegar à final da prova, o tenista norueguês poderá defrontar jogadores como Alejandro Davidovich Fokina, uma presença constante nas meias-finais do torneio; Dominic Thiem, um tenista experiente que quer voltar aos bons tempos; Gael Monfils, um tenista que dá espetáculo em qualquer quadra, e Miomir Kecmanovic, o finalista da última edição que terá a difícil tarefa de enfrentar um jogador que nunca derrotou nos cincos jogos realizados, apesar de nenhum dos jogos ter sido realizado em terra batida: o experiente Roberto Agut Bautista.

    HURKACZ COM TAREFA MAIS FACILITADA TEORICAMENTE MAS NÃO INSPIRA MUITA CONFIANÇA

    Na segunda metade da tabela, Hubert Hurkacz, o segundo cabeça de série do torneio, é, na teoria, o principal favorito. No entanto, o tenista polaco não é dos melhores jogadores do mundo em terra batida, além de estar a passar por uma má fase – não chega pelo menos às meias-finais de qualquer torneio desde o ATP 500 de Basileia, em outubro de 2023.

    Os outros principais favoritos nesta metade da tabela: Lorenzo Musetti, que deve ser o tenista mais provável a chegar ao derradeiro do jogo no domingo; Arthur Fils, o prodígio francês, e Nuno Borges, o melhor tenista português da atualidade.

    4 PORTUGUESES NO QUADRA PRINCIPAL NA DESPEDIDA DE JOÃO SOUSA

    Por enquanto, o Estoril Open não tem data de regresso no calendário da ATP. Por isso, os adeptos portugueses, nos próximos tempos, vão ter, no máximo, torneios da categoria ITF. Ainda não se sabe como será o futuro deste torneio.

    Apesar dessa má notícia, há outra que vai marcar este torneio: João Sousa vai deixar o ténis profissional. Na despedida da modalidade, o tenista oriundo de Guimarães vai defrontar Arthur Fils, um dos favoritos a vencer o torneio, por isso, a última dança de Sousa poderá acabar mais cedo que o esperado, mas terá o público do seu lado.

    Além de João Sousa, há Nuno Borges, Henrique Rocha e Jaime Faria. O primeiro é o melhor tenista nacional da atualidade e tem uma hipótese de chegar longe neste torneio, o segundo garantiu o acesso via wildcard e vai defrontar Gael Monfils e o terceiro garantiu um lugar após vencer dois jogos de qualificação e jogará o seu primeiro quadro principal de um torneio da categoria ATP onde vai enfrentar Constant Lestiénne. Ou seja, os quatro tenistas portugueses vão enfrentar quatro tenistas franceses.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.