As 5 surpresas em 2023 na ATP | Ténis

    modalidades cabeçalho

    A temporada 2023 vai terminar na última semana deste mês, após a conclusão do Next Gen ATP Finals, o torneio de ténis que junta os oito dos melhores tenistas jovens da atualidade. Foram 68 torneios de categoria ATP e 196 torneios de categoria Challenger, distribuídos por 48 semanas do ano.

    O maior vencedor do ano foi Novak Djokovic, ao conquistar seis torneios, sendo que três deles foram Grand Slams – Open da Austrália, Open da França e Open dos Estados Unidos da América. O outro Grand Slam do ano, Wimbledon, foi vencido por Carlos Alcaraz, que venceu igualmente seis trófeus da categoria ATP.

    Todos os tenistas viveram momentos altos e baixos em 2023, mas o ano foi especial para vários jogadores da modalidade, que tiveram alguns dos melhores resultados na carreira. Os cinco tenistas da lista evoluíram, além de superaram as expectativas que muitos fãs tinham deles para o novo ano.

    Os lugares mencionados na lista, vão desde a primeira atualização do ano, 2 de janeiro, até à mais recente, 6 de novembro.

    BEN SHELTON: DO 96.º LUGAR PARA 16.º

    Ben Shelton, tenista norte-americano de 21 anos, começou o ano nos últimos lugares do top 100 do ranking ATP (96.º). Muitos adeptos da modalidade iniciaram o ano com altas expectativas no jovem jogador, por ter sido um dos melhores da sua geração nas camadas jovens. No entanto, os mesmos adeptos não esperavam ver Ben Shelton no top 20 do da respetiva hierarquia, mais concretamente no 16.º lugar, no final do ano.

    O norte-americano de 21 anos viajou pela primeira vez para fora do seu país para jogar o primeiro Grand Slam: o Open da Austrália. Shelton vingou a eliminação na primeira ronda do Open dos Estados Unidos da América de 2022, depois de ter perdido para o português Nuno Borges, e chegou aos quartos de final na Austrália, onde foi eliminado pelo futuro vencedor, Novak Djokovic. Após a conclusão do Open da Austrália, o jovem tenista estava entre os 50 melhores tenistas da hierarquia ATP.

    Entre os 28 torneios em que participou em 2023, Ben Shelton venceu o torneio ATP 500 Open do Japão e chegou às meias-finais do Open dos Estados Unidos da América. Após os vários pontos acumulados, o tenista norte-americano está entre os 20 melhores tenistas da atualidade.

    NICOLÁS JARRY: DO 156.º LUGAR PARA 19.º

    Nicolás Jarry, do Chile, está a viver a melhor fase da carreira aos 28 anos. Em 2020, o tenista chileno foi suspenso a 14 de janeiro, por ter testado positivo ao doping, regressando às provas oficiais a 15 de novembro do mesmo ano. Na altura da suspensão, Jarry ocupava o 78.º lugar da hierarquia ATP.

    O regresso do tenista chileno não foi fácil. Desde o regresso no final de 2020 até 2022, Nicolás Jarry venceu duas das quatro finais disputadas em torneios da categoria Challenger: Challenger de Salinas de 2021 e Challenger de Peru de 2021. O melhor lugar no ranking ATP durante o mesmo período foi o 104.º lugar, alcançado a 1 de agosto de 2022.

    No presente ano, Nicolás Jarry venceu o ATP 250 Open de Chile e o ATP 250 Open de Genebra, ambos os torneios disputados em terra batida, e bateu os recordes pessoais em Grand Slams: segunda ronda no Open da Austrália; terceira ronda em Wimbledon e no Open dos Estados Unidos; e quarta ronda no Open da França. 2023 está a ser o ano para o tenista do Chile.

    TALLON GRIEKSPOOR: DO 95.º LUGAR PARA 21.º

    Tallon Griekspoor, dos Países Baixos, está a vingar nos torneios de ténis da categoria ATP, aos 27 anos. O tenista neerlandes, antes de 2023, só tinha vencido torneios da categoria Challenger: venceu 11 torneios entre 2018 e 2022.

    Griekspoor começou 2023 quase fora do top 100 da hierarquia de tenistas, ao ocupar o 95.º lugar. Com 26 anos na altura, poucos adeptos da modalidade acreditavam que o tenista neerlandes fosse subir tanto no ranking. No entanto, provou que os críticos estavam errados, por ter conquistado o ATP 250 Open da Índia e o ATP 250 Open de s’Hertogenbosch do presente ano.

    O tenista dos Países Baixos de 27 anos, em 2023, derrotou ainda jogadores como Alexander Zverev, Francis Tiafoe e Taylor Fritz. Tallon Griekspoor apareceu tarde nos “grandes palcos”, mas não está a ceder à pressão: é o atual 21.º melhor tenista da atualidade.

    CHRISTOPHER EUBANKS: DO 123.º LUGAR PARA 34.º

    Mais um tenista dos Estados Unidos na lista. Dos 50 melhores jogadores da modalidade na atualidade, sete nasceram no país que organiza o último Grand Slam do ano. Agora, há um nome que se destaca, além de Ben Shelton.

    Christopher Eubanks, de 27 anos.começou o ano fora da lista dos 100 melhores tenistas da atualidade, ocupando o 123.º da hierarquia. Para muitos, o tenista norte-americano tinha poucas hipóteses de lutar por troféus da categoria ATP na presente temporada. No entanto, Eubanks surpreendeu-os ao vencer o ATP 250 Open de Maiorca e chegar aos quartos-de-final em Wimbledon e no Masters 1000 Open de Miami.

    O atual 34.º classificado da hierarquia ATP representou a Equipa do mundo na Laver Cup deste ano, apesar de não ter jogado qualquer partida oficial. Com 27 anos, Eubanks é um exemplo de superação na modalidade.

    ARTHUR FILS: DO 251.º LUGAR PARA 36.º

    Arthur Fils, da França, é o protagonista de uma das maiores subidas no ranking ATP em 2023. O tenista francês de 19 anos começou a temporada no 251.º lugar, o primeiro lugar abaixo do top 250 da hierarquia.

    O jovem jogador francês foi um dos melhores da sua geração nos juniores, chegando a ser o terceiro classificado da hierarquia dos tenistas mais novos. Em 2021, perdeu na final de juniores do Open de França frente ao Luca Van Assche. Fils fez a sua estreia na ATP apenas em 2022, no Masters 1000 Open de Paris, onde perdeu na primeira ronda contra Fabio Fognini.

    2023 foi o ano de explosão para Arthur Fils. O jovem tenista começou o ano com o pé direito em Portugal, após ter vencido o Challenger de Oeiras em janeiro. Venceu o ATP 250 Open de Lyon e chegou à final do ATP250 Open da Europa, depois de ter derrotado Stefanos Tsitsipas nas meias-finais do torneio realizado na Bélgica. Não chegou às últimas fases dos Grand Slams. Com apenas 19 anos, Arthur Fils é o 36.º tenista melhor classificado na hierarquia ATP e derrotou jogadores que já foram finalistas de Grand Slams, como Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas e Stan Wawrinka nos últimos meses.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Gouveia apontado à Liga da Rússia

    Tiago Gouveia pode vir a ser cedido ao Spartak...

    André Coelho deixa o Barcelona

    André Coelho, jogador de futsal do Barcelona, anunciou que...

    André Silva aborda o futuro: «Se o clube quiser, gostaria de continuar»

    André Silva encontra-se emprestado pelo RB Leipzig à Real...

    Barcelona tem antigo jogador nas opções para o cargo de treinador

    O Barcelona não vai continuar com Xavi Hernández no...
    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.