📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP 250 Estoril Open #3: Final mais jovem de sempre à sétima edição

- Advertisement -

Era com cinco cabeças-de-série ainda em competição que arrancavam, no Estoril, uns quartos-de-final disputados sob um sol radiante que tornava as condições de jogo bem rápidas.

QUARTOS-DE-FINAL

CAMPEÃO SEGUE TRANQUILO RUMO ÀS MEIAS

No primeiro duelo dessa fase do torneio, foi sem sobressaltos e fazendo a melhor exibição da semana que, o detentor em título, Albert Ramos-Vinolas bateu o ex top dez mundial o madrileno Fernando Verdasco. O sexto pré-designado foi sempre muito mais: intenso, afoito e concreto, vergando por um duplo 6-2 a pouca resistência oferecida por Verdasco que capitulou de forma evidente num duelo em que a forte e possante direita do catalão foi a pancada chave.

BAEZ ULTRAPASSAVA GASQUET RUMO À SEGUNDA MEIA FINAL DA CARREIRA

No frente a frente entre Richard Gasquet vencedor da edição de 2015 e o jovem tenista das pampas Sebastian Baez de apenas 21 anos, assistir-se-ia a um face a face que mostraria um autêntico contraste de estilos. Com o veterano a começar melhor adiantando-se para 1-5, foi de modo súbito que Seba alterava a estratégia , canalizando jogo sob a esquerda do “petit Mozart”. Com as melhorias a serem evidentes aquando da utilização desta nova cambiante tática, e se a mesma já não alteraria o desfecho da primeira partida, cedida por 3-6, desempenharia papel crucial para a fácil conquista da segunda por 6-1. Já num terceiro parcial onde imperou um jogo típico desta  superfície, seria Baez a revelar uma maior frescura física e mental, triunfando com um decisivo break obtido ao nono jogo por 6-4.

TIAFOE CONTINUAVA A DESAFIAR O FÍSICO

Numa contenda entre atletas que militavam no Top 30 mundial: o espanhol e recente finalista em Monte Carlo, Alejandro Davidovich Fokina e o norte-americano Frances Tiafoe, qualquer um deles presenças habituais em terras de Cabral, o equilíbrio seria nota dominante de um set decidido no tie-break, com o mesmo a ser embolsado por Frances o mais consistente nesse jogo decisivo. Já no segundo, e com Fokina a granjear um avanço de 2-5, parecia iminente uma derradeira partida. Com Tiafoe a jogar no tudo ou nada, fruto de ter uma imperativa necessidade de encurtar a duração dos pontos  devido a problemas respiratórios, foi então que esse pouco ritmo começou a baralhar o castelhano que acabaria por vencer o set, mas não sem antes ver o jogador da Flórida igualar a cinco, 5-7 seria o resultado. Já no terceiro, era novamente o atleta de ascendência nórdica a adiantar-se com o break de vantagem a 2-5, só que o finalista de 2018 operaria um autêntico  milagre, e impulsionado pelo público , somaria cinco jogos sem resposta, e ao fim de aproximadamente três horas vergaria o jogador de Málaga.

FÉLIX BATIDO SEM APELO NEM AGRAVO

A maior surpresa da jornada seria a inequívoca derrota do tenista mais cotado a pisar os courts do Clube de Ténis do Estoril nesta edição, o canadiano Felix Auger-Aliassime, derrotado pelo filho de um ex vencedor do Open da Austrália, Petr Korda.

Dominando de fio a pavio, Sebastian Korda mereceu por completo uma vitória mais que esclarecedora , e por duplo 6-2 provou que a terra batida é o piso menos bom do número 10 ATP que levou uma lição do contemporâneo que assinava a maior vitória da carreira.

MEIAS-FINAIS

E PORQUE NÃO ELE?

A primeira meia final entre Ramos e Baez oferecer-nos-ia um duelo entre dois verdadeiros terráqueos, com o encontro a ser extremamente interessante, sendo que o mais jovem faria um break único que lhe daria a conquista da partida inaugural. O segundo manteria toda a riqueza técnico-tática do primeiro, mas veria ser-lhe adicionada uma dose extra de pontos ganhantes, com a decisão a sorrir ao detentor do título num tie-break alucinante. Já o terceiro seria de sentido unilateral, com o argentino a rubricar a segunda final do ano e da carreira, oferecendo um “pneu” ao opositor.

TIAFOE: UM JOGADOR COM SETE VIDAS

O segundo finalista seria oriundo dos EUA e sairia do duelo entre Tiafoe e Korda. Com o mais jovem a revelar mais calma, frescura e lucidez , fecharia o set primeiro por 4-6. Conquistando uma quebra de serviço prematura, tudo parecia conjugar-se para a continuidade de Korda sem ceder sets até ao encontro derradeiro, mas e com uma desvantagem de 2-5, eis que Tiafoe  acordou, e com a famosa pressão  a condicionar e de que forma as opções de Sebastian, foi de forma surpreendente que Frances acabaria por recuperar e vencer um set praticamente perdido, fazendo-o com recurso a um tie-break jogado de forma eximia. Com a terceira partida a ser de desfecho tudo menos previsível, seria o teoricamente mais desgastado a provar o contrário, e com uma absurda capacidade física , vinda sabe-se lá de onde, acabou por assinar um triunfo daqueles bem improváveis, arrebatando o parcial por 6-4, em mais uma épica maratona.  Será ele capaz fisicamente de aguentar o exigente embate de atribuição do título?

Para o saber terá de ficar na companhia do  seu BNR, pois traremos um resumo sobre a final de mais uma edição do maior torneio luso da modalidade.

Até lá já sabe, fique bem, sempre na melhor companhia!

Foto de Capa: Estoril Open

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: defesa em busca de minutos frente a dupla indiscutível

O FC Porto conta nas suas fileiras com Dominik Prpic. O croata não é um habitual titular do emblema do Dragão.

Alemanha: jogador foi campeão mundial e assinou por emblema do sétimo escalão

Kevin Grosskreutz foi um dos destaques do futebol alemão por alguns anos. Recentemente assinou pelo TuS Eichlinghofen.

Alanyaspor de João Pereira segue em frente na Taça da Turquia

O Alanyaspor seguiu em frente na Taça da Turquia. A equipa orientada por João Pereira venceu o Bursa Yildirimspor por 2-1.

Jeremiah St. Juste deverá continuar a ser um ‘problema’ para o Sporting até ao verão

Jeremiah St. Juste termina contrato com o Sporting no final da presente temporada e não deverá voltar a vestir a camisola verde e branca.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting e Benfica destroem na Champions League de Futsal: Leões marcaram 19 golos (!)

O Sporting goleou o Prishtina por 19-1 na Ronda Principal A da Champions League. Benfica venceu o Loznica por 9-0.

Álvaro Carreras arrasa concorrência no Real Madrid: Eis a comparação entre os laterais esquerdos dos merengues

Álvaro Carreras está a ser um dos indiscutíveis do Real Madrid, depois dos merengues terem investido 50 milhões de euros na sua contratação ao Benfica.

André Silva tenta renascer num dos destaques da La Liga

André Silva está em grande ao serviço do Elche. O jogador encontra-se ao serviço do emblema espanhol desde o último verão.