📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP 250 Millennium Estoril Open 2023 #1 | Portugueses foram eliminados nos primeiros jogos

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O quadro principal do ATP 250 Millennium Estoril Open 2023, o maior torneio de ténis em Portugal, começou na última segunda-feira, dia 3 de abril, e com as primeiras duas rondas da prova já concluídas, pode-se afirmar que já houve algumas surpresas.

Após o anúncio da desistência de Pablo Carreno-Busta, Emil Ruusuvuori, Mikael Ymer e Gregoire Barrere, a lista de ausências aumentou com Sebastian Korda e Stan Wawrinka a confirmarem a sua ausência na prova. Para o lugar de Sebastian Korda, atual número 27 do ranking ATP, foi Hubert Hurkacz, atual número 12 do ranking ATP, que fez a sua estreia em torneios em terra batida em 2023.

PORTUGUESES ELIMINADOS NOS PRIMEIROS DIAS

Antes das qualificações, apenas havia dois portugueses no quadro principal, Nuno Borges e João Sousa, mas esse número acabou por ser dobrado fruto das boas exibições de dois tenistas portugueses no último fim-de-semana. Henrique Rocha, jovem de 18 anos, e Pedro Sousa, tenista que fez o seu último ATP 250 Millennium Estoril Open, venceram dois jogos para garantir um lugar no quadro principal da prova. Frederico Ferreira Silva também esteve perto de garantir um lugar no quadro principal da prova, mas foi eliminado no segundo jogo

da fase de qualificação. Pela primeira vez na história da competição, quatro tenistas portugueses estavam no quadro principal da prova. 

Henrique Rocha era dos quatro tenistas portugueses, aquele que tinha menos hipóteses de passar à segunda ronda, apesar de ter feito uma grande exibição na fase de qualificação, na primeira vez em que disputou um torneio da categoria ATP 250. O adversário do jovem tenista foi Bernabe Zapata Miralles, tenista que ocupa a posição número 43 do ranking ATP, que acabou por não dar muitas chances a Henrique Rocha e derrotou-o em dois sets (6-4 | 6-2). A estreia de Henrique Rocha mostra que o futuro do ténis português estará em boas mãos. 

Pedro Sousa surpreendeu os adeptos portugueses quando anunciou, após a vitória no primeiro encontro na fase de qualificação, que este seria o seu último ATP 250 Millennium Estoril Open e que planeia retirar-se da modalidade este ano. O tenista português esteve bem no segundo encontro e garantiu um lugar no quadro principal. O sorteio ditou que o adversário de Pedro Sousa seria Luca van Assche, tenista francês de 18 anos que ocupa a 91.ª posição do ranking ATP. O tenista de 34 anos até levou a melhor no primeiro set, mas acabou por sofrer uma reviravolta e perdeu no seu último jogo no ATP 250 Millennium Estoril Open (7-6 [5] | 3-6 | 1-6). Após o jogo, a direção da competição, liderada por João Zilhão, homenageou um dos melhores tenistas portugueses de sempre.

Nuno Borges, o melhor tenista português da atualidade, era aquele dos quatro representantes lusos que os fãs portugueses tinham mais esperanças. Os últimos meses de Nuno Borges superaram as expectativas de muitos adeptos, por isso, os fãs pensavam que podia provocar uma surpresa na atual edição do torneio. O primeiro encontro do atual número 65 do ranking ATP foi contra Quentin Halys, atual número 80, e o português acabou por ser derrotado sem ter conquistado qualquer set (6-3 | 6-4). A prova de singulares de Nuno Borges, mas o tenista português ainda pode reconquistar a prova de duplas, com Francisco Cabral.

João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos, estava a passar por uma má fase nos últimos meses, sendo que foi insultado e ameaçado por várias pessoas nas suas redes sociais. O tenista de Guimarães e vencedor do ATP 250 Millennium Estoril Open de 2018 enfrentou Giulio Zeppieri, atual número 121, e acabou por vencer o encontro em três sets (6-4 | 1-6 | 6-3). Com este resultado, João Sousa acabou por ser o único tenista português a garantir um lugar na segunda ronda, onde foi derrotado pelo principal cabeça-de-série da prova e atual número 4 do ranking ATP, Casper Ruud, que elogiou a exibição do melhor tenista português de todos os tempos: “(Joao) Sousa pode jogar como top 20 ou 30”.

MUITAS SURPRESAS

Este ano está a haver várias surpresas no ATP 250 Millennium Estoril Open. Grandes nomes da modalidade como Hubert Hurkacz, Robert Agut-Bautista, Diego Schwartzman, Fabio Fognini e Ben Shelton foram eliminados logo nas primeiras rondas da competição.

Hubert Hurkacz, o segundo cabeça-de-série, teve folga na primeira ronda e foi eliminado por Bernabe Zapata Miralles, o carrasco do Henrique Rocha na competição, em três sets (6 [7] -7 | 4-6 | 2-6). Robert Agut-Bautista também descansou na primeira ronda e foi eliminado na segunda ronda por Quentin Halys, o carrasco de Nuno Borges, em dois sets (7-5 [5] | 7-5). Diego Schwartzman, antigo número 10 do mundo, foi eliminado na primeira ronda por Marco Cecchinato, tenista italiano, em dois sets (6-3 | 7-6 [8]). Este tenista italiano também surpreendeu o italiano Fabio Fognini, antigo membro do top 10 mundial, na segunda ronda, e derrotou-o em três sets (4-6 | 6-3 | 6-3). Ben Shelton, um dos tenistas mais promissores do circuito ATP, fez a sua estreia tanto em torneios europeus como em terra batida, e foi eliminado por Dominik Thiem, um dos melhores tenistas dos últimos anos, em dois sets (6-2 | 6-2) e acabou por desiludir os fãs da modalidade.

Neste momento, restam oito tenistas no torneio. Casper Ruud, Sebastian Baez, Dominic Thiem, Quentin Halys, Marco Cecchinato, Alejandro Davidovich Fokina, Bernabe Zapata Miralles e Miomir Kecmanovic sao os tenistas que ainda podem levantar o troféu do ATP 250 Millennium Estoril Open 2023.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Fora Europa: Rui Costa bate João Noronha Lopes em Montreal

Rui Costa venceu João Noronha Lopes na secção de voto de Montreal (Canadá). Resultados já começaram a ser contabilizados.

Benfica revolta-se com canto polémico na vitória do Sporting: «Erro colossal, anedótico, do árbitro e assistente»

O Benfica já reagiu ao lance do canto que deu origem ao golo da vitória do Sporting. Águias com críticas à arbitragem.

João Noronha Lopes vence 2 primeiras secções de voto nas eleições do Benfica

Rio de Janeiro e São Paulo estão fechados. As duas secções contam com poucos votos e foram ambas ganhas por João Noronha Lopes.

Vasco Matos indignado: «Não quero dizer que fez de propósito, mas é impossível um árbitro não ver que a bola vai para fora»

O Santa Clara perdeu com o Sporting por 2-1 para a jornada 11 da Primeira Liga. Vasco Matos já reagiu ao desfecho.

PUB

Mais Artigos Populares

A opinião de Rui Borges ao Santa Clara x Sporting: «Controlámos o jogo e foi uma vitória justa»

O Sporting venceu o Santa Clara por 2-1 para a jornada 11 da Primeira Liga. Rui Borges já reagiu ao desfecho.

André Lima reage à vitória do Sporting: «Gamanço continua»

André Lima foi uma das primeiras figuras do desporto a reagir à vitória do Sporting frente ao Santa Clara, para a Primeira Liga.

Bayern Munique interessado na contratação do jovem neerlandês Givairo Read

O Bayern Munique está a procura de um jovem defesa-lateral e demonstrou interesse na contratação do neerlandês Givairo Read.