ATP 250 Millennium Estoril Open 2023 #3 | Casper Ruud confirma favoritismo

    modalidades cabeçalho

    O ATP 250 Millennium Estoril Open de 2023 terminou este domingo, dia 9 de abril, com a vitória de Casper Ruud na final masculina. O tenista norueguês era o primeiro cabeça-de-série da prova, por isso, confirmou o estatuto que lhe foi dado no início da competição. O finalista derrotado acabou por Miomir Kecmanovic, o sexto cabeça-de-série, que acabou por ser uma surpresa na competição.

    Além de Miomir Kecmanovic, Quentin Halys e Marco Cecchinato foram também as outras grandes surpresas do torneio, ao terem chegado às meias-finais da competição. As grandes desilusões da competição foram Hubert Hurkacz, Ben Shelton, Diego Schwartzman, Roberto Bautista-Agut e Nuno Borges. Os tenistas portugueses foram derrotados nas primeiras duas rondas da competição, sendo que o João Sousa foi o único que chegou à segunda ronda.

    A CAMINHADA ATÉ À FINAL

    Casper Ruud chegou a final da competição após ter eliminado João Sousa, o melhor tenista português de todo os tempos e o vencedor do ATP 250 Millennium Estoril Open de 2018, Sebastian Baez, vencedor da prova no ano passado e o quinto cabeça-de-série do torneio, e Quentin Halys, o carrasco de Nuno Borges, o melhor tenista português da atualidade, e de Dominic Thiem, um dos melhores tenistas dos últimos anos. O tenista noruguês confirmou o estatuto que lhe foi dado no início da competição.

    Miomir Kecmanovic, o sexto cabeça-de-série, foi uma agradável surpresa na competição. O tenista sérvio chegou ao último jogo da prova fruto das vitórias frente ao Luca Nardi, jovem tenista italiano de 19 anos, ao Jurij Rodionov, o carrasco de Albert Ramos, o vencedor do torneio de 2021, ao Bernabé Zapata Miralles, o carrasco de Henrique Rocha, jovem tenista português de 18 anos, e de Hubert Hurkacz, o segundo cabeça-de-série, e ao Marco Cecchinato. Miomir Kecmanovic venceu todas as partidas sem perder qualquer set.

    O ÁRBITRO

    O árbitro (umpire) da final foi o português Carlos Ramos, que fez a sua estreia nas finais da categoria ATP. Enquanto árbitro da modalidade, Carlos Ramos arbitrou várias finais de grandes competições, como as dez finais de Grand Slam, as cinco finais de Davis Cup e as duas finais dos Jogos Olímpicos. O árbitro português ficou “marcado” pela final feminina da vertente singular do US Open de 2018, onde a famosa Serena Williams disse palavras duras ao primeiro árbitro a completar o Golden Grand Slam de ténis, arbitrar cada uma das quatro finais dos quatro grandes torneios e uma final dos Jogos Olímpicos. Carlos Ramos fez somente a sua estreia em finais da categoria ATP este ano por pertencer aos quadros do ITF em quase toda a sua carreira. Carlos Ramos fez a sua despedida da arbitragem na final da competição, uma grande perda para a modalidade.

    A FINAL

    O grande favorito da final para os fãs da modalidade e aqueles que estavam no campo principal do torneio era Casper Ruud, o atual número 5 do ranking ATP e o primeiro cabeça-de-série da prova. Todavia, Miomir Kecmanovic era quem levava a melhor no confronto direto, com duas vitórias do sérvio contra uma do noruguês, apesar de uma das vitórias ter sido por desistência de Ruud. Esta foi a primeira vez desde a final do ATP 250 Millennium Estoril Open de 2015 que os finalistas são estreantes na prova.

    O primeiro setfoi de domínio total de Casper Ruud. Ao contrário dos outros jogos, Miomir Kecmanovic entrou com nervosismo e falta de confiança, algo que notou-se ao longo do primeiro set. O tenista noruguês quebrou dois jogos de serviço do tenista sérvio e nunca esteve próximo de ser quebrado nos primeiros minutos da partida. Este não foi o melhor primeiro set de sempre para Miomir Kecmanovic (6-2).

    A história do segundo set foi totalmente diferente. O tenista sérvio entrou melhor e desperdiçou dois break-points no primeiro jogo de serviço de Casper Ruud. Miomir Kecmanovic mostrou-se mais confiante do que o tenista norueguês, que mostrou algum nervosismo em certas jogadas, especialmente quando perdeu três chances de quebrar o serviço do sérvio no mesmo jogo. O segundo set foi tão equilibrado que nenhum dos dois tenistas conseguiu quebrar o serviço do adversário, por isso, seria decidido no tie-break. No tudo ou nada para Kecmanovic, o tenista sérvio sentiu muita dificuldade para quebrar o serviço de Ruud e acabou por perder 7-3 no tie-break (7-6[3]).

    Este foi o primeiro título da época para Casper Ruud. Com este troféu, o tenista norueguês venceu o seu primeiro ATP 250 Millennium Estoril Open e chega aos dois dígitos de títulos conquistados no circuito ATP. A felicidade do tenista norueguês não fica por aqui, Ruud voltou ao 4.º lugar no ranking ATP, ultrapassando Daniil Medvedev.

    Miomir Kecmanovic ainda vai lutar pelo troféu da vertente duplas do ATP 250 Millennium Estoril Open esta tarde. Por isso, pode vencer ainda uma competição em Portugal. Todavia, o tenista sérvio garantiu a subida de seis lugares no ranking, ou seja, a partir de segunda-feira, Miomir Kecmanovic é o atual 34.º do ranking ATP.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mauricio Pochettino já está a preparar a pré-temporada do Chelsea

    Mauricio Pochettino tem sido colocado na porta de saída...

    Sporting define valor para libertar Paulinho

    O Sporting pode deixar sair Paulinho no próximo mercado...

    Benfica de olho em promessa do futebol sueco

    O Benfica pode avançar para a contratação de Alexandru...

    FC Porto quer renovar com atleta que está em final de contrato

    O FC Porto quer prolongar o vínculo de Cláudio...
    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.