📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ATP Challenger Tour Oeiras Open 2: Em casa, mandamos nós!

GASTÃO À PROVA DE ÁGUA

- Advertisement -

A jornada dedicada às meias finais de singulares e à final de pares iniciava com o duelo entre o sétimo pré-designado, o eslovaco Jozef Kovalik, ainda sem sets concedidos na competição, e o quinto nesse lote, o transalpino Alessandro Giannessi, que apenas concedera um.

O frente a frente começava com Kovalik a tomar as rédeas dos pontos, aproveitando o fraco segundo serviço do adversário para o castigar. Num parcial interrompido a 2-4, com o mesmo a estar suspenso devido à chuva durante pouco mais de 1h30m, nem isso pararia o domínio evidente do antigo top 60 mundial, que conquistaria o mesmo por 2-6. Já no segundo, e com guião idêntico a parecer ser rescrito, foi, e porventura cedendo à pressão do momento e ao desgaste do encontro, que o eslovaco passou subitamente a cometer erros sem justificação, com o experiente italiano a cair-lhe em cima.

Estando ultra disponível no capítulo físico, foi na base da consistência que se imporia por 6-4. Num terceiro parcial no qual nunca se registou um claro ascendente, com os breaks e pontos para tal a surgirem abundantemente e para ambos os lados, foi então que Giannessi, mesmo desperdiçando a 5-4, não voltaria a repetir o cenário e aproveitaria o serviço, fechando por 7-5, em 2h41m.

Momentos mais tarde, Elias e Kolar lutariam pela segunda vaga na final, reeditando um duelo ocorrido aqui mesmo, no ano transato.

O checo começava bem mais autoritário, imprimindo um ritmo diabólico de fundo do court, forçando Gastão a não comandar os pontos, como é do seu agrado. O luso, por sua vez, parecia preso de movimentos, batendo as suas pancadas bem atrás da linha de fundo, algo que Kolar aproveitava como ninguém. Ele que estava claramente em dia sim. 2-6 era o resultado de um parcial onde Kolar atuava bem acima do seu nível.

Contudo, vários fatores pareciam premonitórios de uma reviravolta: primeiramente, o facto de Kolar quebrar por regra nos segundos sets dos encontros, para além de que Elias havia recuperado nas duas últimas rondas sempre que perdera o primeiro set, invertendo o rumo dos acontecimentos. O perspetivado parecia virar realidade, pois Kolar estava agora bem mais irregular, com Gastão a comandar os pontos e o checo irreconhecível. Isto apesar de Elias ter desperdiçado o break inicial, com o set a ficar igualado a dois. Foi então que, servindo bem melhor e aplicando vários slices, “partia” por completo a mão de um tenista que usava e abusava de bolas em toque, facilmente percebidas e devolvidas com juros por alguém que tem na leitura de jogo um dos principais atributos.

O terceiro parcial seria o período do esmagamento total, com Gastão a mostrar qual a razão de ser o atleta  de terras de Cabral em melhor forma na atualidade, exibindo-se neste tramo de duelo ao nível dos melhores do mundo. Permitiria apenas cerca de uma dezena de pontos ao opositor, carimbando o passaporte para uma, eventual nova conquista , ao cabo de 1h57m.

Já na variante de pares, nova alegria. Borges e Cabral conquistavam mesmo a tão sonhada dobradinha, despachando os checos Kolar e Pavlasek por 6-4 e 6-0, em apenas 51 minutos.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.