ATP NextGen Finals: afinal foi um sucesso ou um falhanço?

Cabeçalho modalidades

Está concluída a edição inaugural do ATP NextGen Finals, prova que consagrou o coreano Hyeon Chung como o primeiro campeão de sempre desta prova que reúne as maiores promessas sub-21 do circuito profissional. Porém, esta é capaz de ter sido uma das provas em que o resultado final era, porventura, um dos temas menos aguardados e comentados por todo o mundo.

Começando pela escandalosa sessão de abertura, os jovens atletas foram convidados pela organização a selecionar top-models e recorrer a técnicas um pouco controversas para descobrir qual seria o seu grupo. Tudo correu de forma notavelmente constrangedora e rapidamente se fizeram ouvir as vozes do ténis como Alizé Cornet ou mesmo Amélie Mauresmo reprovando a iniciativa veementemente, levando até a organização a um pedido oficial de desculpas.

Dentro do campo também foram muitas as alterações ao formato comum do ténis executadas pela ATP. A opinião dos jogadores relativamente a estas foi (tem sido) de certa forma consensual. Relativamente ao relógio que, qual jogo de basquetebol, obriga os jogadores a jogar os pontos impreterivelmente de 25 em 25 segundos, e à substituição dos juízes de linha por chamada automática (através da utilização do sistema Hawk eye em todas as linhas do court) a maioria dos jogadores apreciou a mudança, tendo Marin Cilic (que começará hoje a sua prestação no ATP Finals dos “graúdos”, em Londres) reconhecido até que estas alterações poderiam ser implementadas no circuito profissional imediatamente, sem grande prejuízo.

Sistema de comunicação (Shapovalov) Fonte: Sky Sports
Sistema de comunicação (Shapovalov)
Fonte: Sky Sports

As críticas vêm no que toca às restantes regras principais: a utilização de short-sets (até aos 4, com tie-break aos 3-3), à melhor de cinco, sem Let nem vantagens. “Com estas regras um jogador que nem esteja a fazer as coisas da maneira correta, até pode nem ser profissional, chega ao jogo e tem boas chances de ganhar, mesmo quando defronta grandes jogadores em grandes torneios, e eu acho que isso é injusto” disse Andrey Rublev, primeiro cabeça-de-série do evento, que saiu derrotado na Final.

Também Roger Federer se juntou ao coro de críticas ao novo sistema de pontuação, assumindo que não é fã das mesmas: “O sistema de short-sets é de certa forma interessante, mas sets normais permitem aos jogadores prolongar a liderança e experimentar coisas novas, trabalhar novos recursos. Se forem assim tão curtos, todos os pontos têm uma importância extrema e não há espaço para mais nada.

Short-sets Fonte: Reuters
Short-sets
Fonte: Reuters

Já acerca da permissão para haver comunicação entre jogador e treinador entre sets, para o público se movimentar nas bancadas laterais em qualquer momento e demais alterações menos relevantes, os jogadores não se revelaram demasiadamente incomodados em geral, assumindo que apreciaram estes novos desafios.

Fica para a História a primeira real tentativa de mudança relativamente às muito comentadas regras do ténis, não havendo, para já, muita esperança no que toca à transferência das mesmas para o circuito profissional a nível global, pelo menos a curto-prazo.

Foto de Capa: ATP NextGen Finals

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto investe 32 milhões de euros e detém agora 100% do passe de Samu Aghehowa

O FC Porto garantiu os restantes 35% do passe de Samu Aghehowa. Dragões investem 32 milhões de euros no total.

UEFA despromove Crystal Palace da Europa League para a Conference League e quem sorri é Nuno Espírito Santo

A UEFA anunciou que o Crystal Palace não vai jogar a Europa League. Clube inglês despromovido à Conference League.

Já foi associado ao Benfica e FC Porto e ruma ao Mallorca por 5 milhões de euros

Pablo Torre vai deixar o Barcelona e assinar pelo Mallorca. Transferência de 5 milhões de euros pro 50% do passe.

Borja Sainz já está em Portugal para assinar pelo FC Porto: Há foto

Borja Sainz vai reforçar o FC Porto e já está em Portugal. Extremo espanhol assina contrato de cinco anos com os dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Joga no Bayern Munique e pode rumar à Luz: «Tanto quanto sei, vai para o Benfica»

Linda Dallmann pode estar a caminho do Benfica. Internacional alemã tem 30 anos e joga atualmente no Bayern Munique.

Qual o 11 titular e a tática do Sporting no particular com o Torreense?

O Sporting venceu esta sexta-feira o Torreense por 1-0 num jogo de preparação. Eis o onze inicial e a tática dos leões.

Bayern Munique vê recusada oferta de 40+5 milhões de euros por internacional alemão

O Bayern Munique apresentou uma proposta de 40+5 milhões de euros por Nick Woltemade. Estugarda deu nega à oferta.