cab ténis

A época tenística começa a aproximar-se do fim e com isto apertam as contas para garantir um lugar entre os oito melhores da temporada. E se no circuito Feminino a competição que encerra a temporada já começou, no Masculino a corrida ainda está ao rubro, com Roger Federer a não ter ainda garantido o seu lugar.

Se consideraríamos impensável não ter o tenista suíço no Masters do ténis masculino, a verdade é que, este ano, isso ainda é uma possibilidade. Federer está dentro dos lugares qualificatórios; no entanto, Wawrinka, Gasquet e até mesmo Tsonga podem ainda ameaçar a sua presença no torneio londrino que encerra a temporada.

Nos últimos dez anos, Roger Federer venceu esta competição por seis vezes, sendo assim um ícone do ATP World Tour Finals, que se chegou a jogar em Lisboa no ano de 2000 – ainda denominada Masters Cup -, e que viu Gustavo Kuerten derrotar o saudoso André Agassi.

ATP Finals 2009 http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/01527/atp-tour_1527908c.jpg
ATP Finals 2009
Fonte: Telegraph.co.uk

Quantos às restantes presenças, Rafael Nadal, Novak Djokovic e David Ferrer garantiram já o passaporte para esta competição, e Del Potro beneficiou da desistência de Murray para garantir também a qualificação. Na disputa pelos restantes quatro lugares estão, então, Berdych (actualmente em 6º), Federer (7º) e Wawrinka (8º), apesar de Ricard Gasquet e Jo Wilfried Tsonga estarem a menos de 100 pontos de conquistar os lugares que dão acesso ao “Finals”.

Anúncio Publicitário

É ainda importante referir que Federer se encontra em competição esta semana em Basileia, sua cidade natal, num torneio de 500 pontos, beneficiando já da derrota de Wawrinka (8º) e de Berdych (6º) na ronda inaugural do torneio, e tendo assim nas suas mãos a possibilidade de garantir a qualificação para o ATP Masters de Londres.
Para a semana joga-se o ATP de Paris, um torneio de 1000 pontos que contará com todos os tenistas do top.

Em Femininos, o WTA Championships iniciou-se no dia 22 de Outubro, numa temporada que termina mais cedo do que a Masculina. A competição feminina conta com Victor Azarenka, Li Na, Jelena Jankovic e Sara Errani no grupo branco e com Serena Williams, Petra Kvitova, Radwanska e Kerber no grupo vermelho.

Na primeira jornada, Serena Williams derrotou Kerber por 6/3 e 6/1 e Petra Kvitova derrotou Radwanska por duplo 6/4. No grupo vermelho, Azarenka venceu Errani por 7/5 e 6/2.

WTA Championships 2013 http://www4.pictures.zimbio.com/gi/Jelena+Jankovic+Sara+Errani+TEB+BNP+Paribas+QdhDBsBydzyl.jpg
WTA Championships 2013
Fonte: zimbio.com

Quanto ao ténis português, João Sousa conseguiu mais uma vez passar a qualificação de um torneio ATP e venceu já a ronda inaugural do ATP de Valência (500 pontos), tendo entretanto assinado com a Polaris Sport, empresa de Jorge Mendes, que irá fazer a gestão de carreira do vimaranense. Sousa mostrou-se já feliz com este acordo, sendo assim de esperar novidades para breve. Depois de Rui Machado e Frederico Gil terem conseguido o apoio de marcas importantes, lembre-se que Machado integrou a equipa TMN; veremos, então, até que ponto Jorge Mendes consegue também transformar João Sousa num “produto” apetecível, garantindo assim os apoios de que o tenista tanto precisa.

Por fim, Frederico Gil irá regressar aos treinos após duas semanas “em retiro num hospital”, depois de lhe ter sido erradamente diagnosticada bipolaridade. O ténis português deseja assim um regresso em grande para o finalista do Estoril Open.