Ao longo desta semana muitos foram os tenistas portugueses em ação no court.

Começando pelo Pedro Sousa. O tenista de 31 anos ficou pelo caminho na primeira ronda do Open de Umag, na Croácia. Pedro Sousa defrontou o italiano Jannik Sinner e sofreu uma derrota por 2-1. O jogador luso ainda venceu o primeiro set do encontro, no entanto o seu adversário conseguiu a reviravolta e acabou por conquistar a vitória.

Resultado Final: Pedro Sousa 1-2 Jannik Sinner (6-1/3-6/4-6)

No Challenger de Amersfoort, na Holanda, Frederico Silva teve um dia para esquecer frente ao brasileiro Guilherme Clezar. O jovem tenista português de 24 anos chegou a ter uma vantagem de três jogos no primeiro set, mas os três break points que sofreu no seu serviço foram decisivos para que partisse em desvantagem para o segundo jogo. No segundo set, Frederico Silva não teve argumentos para contrariar o jogo do brasileiro e confirmou a sua eliminação do torneio holandês.

Resultado Final: Frederico Silva 0-2 Guilherme Clezar (5-7/1-6)

Gastão Elias foi um dos tenistas em maior destaque esta semana. Fonte: Lisboa Belém Open

Da Holanda passamos para o Cazaquistão. Gastão Elias participou no Challenger de Nur Sultan, torneio no qual só foi derrotado nos quartos de final. Acabou por ser uma semana bastante positiva para o tenista que ocupa o 345º lugar do ranking ATP. Nos três jogos que disputou até aos quartos de final, Gastão apenas cedeu um set e conseguiu dois triunfos expressivos nas duas primeiras rondas. Depois de ter chegado às meias finais do Challenger de Orlando (Estados Unidos), Gastão Elias confirmou no Cazaquistão a sua segunda melhor prestação esta época.

Prestação de Gastão Elias:

Primeira Ronda  : Gastão Elias 2-0 Nicolas Barrientos (6-1/6-1)

Segunda Ronda  : Gastão Elias 2-0 Pavel Kotov (6-4/6-0)

Oitavos de Final : Gastão Elias 2-1 Mirza Basic (3-6/6-3/7-6)

Quartos de Final : Gastão Elias 0-2 Evgeny Donskoy (4-6/6-7)

No mesmo torneio, Gonçalo Oliveira não conseguiu acompanhar Gastão Elias até aos quartos de final. O tenista natural do Porto foi eliminado na segunda ronda diante do coreano Yunseong Chung. O tenista de 24 anos ainda teve em vantagem na partida, porém pecou por não ter alcançado o set que lhe daria a vitória na partida.

Gonçalo Oliveira segue agora para a Finlândia onde vai disputar a vertente de pares do Challenger de Tampere e quem sabe conquistar o seu quinto título na temporada.

Prestação de Gonçalo Oliveira:

Primeira Ronda : Gonçalo Oliveira 2-0 Nam LY (6-4/6-4)

Segunda Ronda : Gonçalo Oliveira 1-2 Yunseong Chung (7-6/  5-7/4-6)

João Sousa chegou aos quartos de final do Open de Bastad, na Suécia.
Fonte: Open de Bastad

Por fim, João Sousa participou no Open de Bastad, na Suécia. O número um nacional regressou à terra batida, depois de ter tido uma semana memorável em Wimbledon. João Sousa mostrou-se a bom nível no torneio sueco e chegou até aos quartos de final. Coube ao argentino Federico Delbonis terminar com as aspirações do 56º classificado do ranking ATP em chegar às meias-finais. João Sousa viaja agora para a Suíça onde vai jogar no torneio de Gstaad.

Prestação de João Sousa:

Primeira Ronda  : João Sousa 2-0 Jozef Kovalik (7-6/6-4)

Oitavos de Final : João Sousa 2-1 Elias Ymer (6-4/4-6/6-2)

Quartos de final : João Sousa 0-2 Federico Delbonis (2-6/5-7)

 

Foto de Capa: ATP World Tour

Comentários