Naomi Osaka, a nova rainha do deserto

- Advertisement -

No torneio WTA Premier Mandatory de Indian Wells, a grande vencedora acabou por ser a japonesa Naomi Osaka, a grande revelação deste torneio considerado o “quinto Grand Slam” da época tenística. Sem o estatuto de cabeça-de-série, atribuído às 32 jogadoras com melhor ranking aquando da realização do sorteio do quadro principal, a jovem (apenas 20 anos!) nipónica fez um torneio absolutamente brilhante e arrecadou o seu primeiro troféu da categoria WTA ao levar de vencida na final a russa Daria Kasatkina, também ela uma surpresa ao chegar à final mas que podia ser considerada algo favorita pelo seu melhor ranking e por estar a uma vitória de se estrear no top 10 do ranking feminino (com esta bela prestação, fica no 11º lugar da classificação aos 20 anos).

Num duelo Next Gen, expressão habitualmente usada quando dois atletas do circuito masculino (ATP) com grande potencial se enfrentam, a jogadora asiática conseguiu controlar melhor as emoções neste jogo decisivo e não deu grandes hipóteses à sua adversária, ganhando pelos parciais de 6-3 e 6-2. Foi um encontro sem grande história, uma vitória relativamente tranquila de Osaka, mas o mais importante não é falar do encontro decisivo, mas sim do caminho até ao último jogo. A japonesa “despachou” a romena Simona Halep (atual número um mundial) por 6-3 6-0 nas meias-finais, depois de ter deixado pelo caminho Maria Sharapova, Agnieska Radwanska, Sachia Vickery, Maria Sakkari, Karolina Pliskova e as duas atletas anteriormente citadas no seu glorioso caminho que culminou hoje com a conquista do troféu californiano.

A semana perfeita da nipónica terminou com a conquista do seu primeiro torneio WTA
Fonte: BNP Paribas Open

Por sua vez, a atleta oriunda do leste europeu eliminou Katerina Siniakova, a atual detentora do troféu do US Open, Sloane Stephens, a número dois mundial Caroline Wozniacki, a germânica Angelique Kerber e a americana Venus Williams. Foi, portanto, um torneio repleto de surpresas, onde vimos duas atletas com menos de 21 anos a chegar à final pela primeira vez desde que Kim Clijters e Serena Williams disputaram a final de 2001. Pese embora o facto de apenas a jogadora Japonesa ter saído de Indian Wells com o cetro de campeã, ambas melhoram substancialmente o seu posto na próxima atualização do ranking WTA.

A campeã surge no 22º lugar, melhorando substancialmente o seu melhor lugar de sempre, que era o 40º. A tenista russa fica literalmente às portas do top 10, ao se posicionar no 11º posto, como já referi anteriormente.

Para além dos resultados, fica a sensação de que neste torneio a nova geração mostrou que pode ombrear com as melhores da atualidade e que o futuro está bem recheado de grandes valores, capazes de assumir lugares de destaque no médio/longo prazo!

 Foto de Capa: BNP Paribas Open

 

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia revolta-se depois da derrota contra o Tondela: «Contra tudo e contra todos»

O Casa Pia perdeu contra o Tondela num jogo cuja vitória permitiria aos gansos evitar a descida direta. Clube de Pina Manique deixou mensagem de revolta.

Académica de Coimbra vence Varzim e está perto do regresso à Segunda Liga

A Académica de Coimbra recebeu e venceu o Varzim por uma bola a zero, num encontro da fase de promoção da Liga 3.

Tottenham foge da zona vermelha com triunfo importante frente ao Aston Villa

O Tottenham aproveitou o desaire do West Ham para sair dos lugares de despromoção, com uma vitória por 2-0 no terreno do Aston Villa.

Benfica prepara-se para realizar primeira proposta por Issa Doumbia

O Benfica está interessado na contratação de Issa Doumbia, jogador que pertence aos quadros do Venezia.

PUB

Mais Artigos Populares

Friburgo empata com o Wolfsburgo e sobe aos lugares europeus antes das decisões contra o Braga na Europa League: eis os resultados do dia...

O Friburgo conseguiu resgatar um empate na receção ao Wolfsburgo. Alemães subiram ao sétimo lugar na Bundesliga.

Sporting conquista a Taça Hugo dos Santos com vitória no Dérbi frente ao Benfica

O Sporting levantou a Taça Hugo dos Santos e conquistou o segundo título da temporada, graças à vitória por 79-77 frente ao Benfica.

Alanyaspor de João Pereira empata com o Antalyaspor e está a um ponto da manutenção na Liga Turca

O Alanyaspor de João Pereira somou mais um ponto na luta pela manutenção na Turquia. Empate diante do Antalyaspor.