Naomi Osaka, a nova rainha do deserto

- Advertisement -

No torneio WTA Premier Mandatory de Indian Wells, a grande vencedora acabou por ser a japonesa Naomi Osaka, a grande revelação deste torneio considerado o “quinto Grand Slam” da época tenística. Sem o estatuto de cabeça-de-série, atribuído às 32 jogadoras com melhor ranking aquando da realização do sorteio do quadro principal, a jovem (apenas 20 anos!) nipónica fez um torneio absolutamente brilhante e arrecadou o seu primeiro troféu da categoria WTA ao levar de vencida na final a russa Daria Kasatkina, também ela uma surpresa ao chegar à final mas que podia ser considerada algo favorita pelo seu melhor ranking e por estar a uma vitória de se estrear no top 10 do ranking feminino (com esta bela prestação, fica no 11º lugar da classificação aos 20 anos).

Num duelo Next Gen, expressão habitualmente usada quando dois atletas do circuito masculino (ATP) com grande potencial se enfrentam, a jogadora asiática conseguiu controlar melhor as emoções neste jogo decisivo e não deu grandes hipóteses à sua adversária, ganhando pelos parciais de 6-3 e 6-2. Foi um encontro sem grande história, uma vitória relativamente tranquila de Osaka, mas o mais importante não é falar do encontro decisivo, mas sim do caminho até ao último jogo. A japonesa “despachou” a romena Simona Halep (atual número um mundial) por 6-3 6-0 nas meias-finais, depois de ter deixado pelo caminho Maria Sharapova, Agnieska Radwanska, Sachia Vickery, Maria Sakkari, Karolina Pliskova e as duas atletas anteriormente citadas no seu glorioso caminho que culminou hoje com a conquista do troféu californiano.

A semana perfeita da nipónica terminou com a conquista do seu primeiro torneio WTA
Fonte: BNP Paribas Open

Por sua vez, a atleta oriunda do leste europeu eliminou Katerina Siniakova, a atual detentora do troféu do US Open, Sloane Stephens, a número dois mundial Caroline Wozniacki, a germânica Angelique Kerber e a americana Venus Williams. Foi, portanto, um torneio repleto de surpresas, onde vimos duas atletas com menos de 21 anos a chegar à final pela primeira vez desde que Kim Clijters e Serena Williams disputaram a final de 2001. Pese embora o facto de apenas a jogadora Japonesa ter saído de Indian Wells com o cetro de campeã, ambas melhoram substancialmente o seu posto na próxima atualização do ranking WTA.

A campeã surge no 22º lugar, melhorando substancialmente o seu melhor lugar de sempre, que era o 40º. A tenista russa fica literalmente às portas do top 10, ao se posicionar no 11º posto, como já referi anteriormente.

Para além dos resultados, fica a sensação de que neste torneio a nova geração mostrou que pode ombrear com as melhores da atualidade e que o futuro está bem recheado de grandes valores, capazes de assumir lugares de destaque no médio/longo prazo!

 Foto de Capa: BNP Paribas Open

 

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Manuel Neuer admite: «Desta vez parece que me vou mesmo retirar»

Manuel Neuer admitiu a possibilidade de terminar a carreira profissional no final da temporada 2026/27.

Casemiro apresentado no Inter Miami: «Lionel Messi é o Deus do futebol e quero continuar a ganhar com ele»

Casemiro assumiu o desejo de jogar ao lado de Lionel Messi durante a cerimónia de apresentação como novo jogador do Inter Miami.

Defesa estreado por Ruben Amorim deixa o Manchester United

O Manchester United anunciou a saída de Tyler Fredricson para o Lausanne. O defesa estreou-se pela equipa principal dos red devils sob o comando de Ruben Amorim.

Nottingham Forest vence Portimonense antes do jogo contra o Sporting

O Nottingham Forest venceu o Portimonense por 2-1, antes do duelo com o Sporting, marcado para as 19h45, no Estádio do Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG paga 50 milhões de euros e fecha mais um reforço para apetrechar ainda mais o ataque

O PSG selou a contratação de Maghnes Akliouche. Extremo francês chega do AS Mónaco para reforçar o ataque de Luis Enrique.

Francisco Conceição continua a atrair interessados e há 2 gigantes da Premier League de olho no internacional português

O Manchester United e o Liverpool querem contratar Francisco Conceição. Extremo da Juventus continua a reunir interessados.

Defesa do AC Milan rendido a Ruben Amorim: «O novo Milan é ótimo, vamos atacar mais»

Strahinja Pavlovic destacou as primeiras impressões positivas sobre Ruben Amorim no comando técnico do AC Milan.