Naomi Osaka, a nova rainha do deserto

- Advertisement -

No torneio WTA Premier Mandatory de Indian Wells, a grande vencedora acabou por ser a japonesa Naomi Osaka, a grande revelação deste torneio considerado o “quinto Grand Slam” da época tenística. Sem o estatuto de cabeça-de-série, atribuído às 32 jogadoras com melhor ranking aquando da realização do sorteio do quadro principal, a jovem (apenas 20 anos!) nipónica fez um torneio absolutamente brilhante e arrecadou o seu primeiro troféu da categoria WTA ao levar de vencida na final a russa Daria Kasatkina, também ela uma surpresa ao chegar à final mas que podia ser considerada algo favorita pelo seu melhor ranking e por estar a uma vitória de se estrear no top 10 do ranking feminino (com esta bela prestação, fica no 11º lugar da classificação aos 20 anos).

Num duelo Next Gen, expressão habitualmente usada quando dois atletas do circuito masculino (ATP) com grande potencial se enfrentam, a jogadora asiática conseguiu controlar melhor as emoções neste jogo decisivo e não deu grandes hipóteses à sua adversária, ganhando pelos parciais de 6-3 e 6-2. Foi um encontro sem grande história, uma vitória relativamente tranquila de Osaka, mas o mais importante não é falar do encontro decisivo, mas sim do caminho até ao último jogo. A japonesa “despachou” a romena Simona Halep (atual número um mundial) por 6-3 6-0 nas meias-finais, depois de ter deixado pelo caminho Maria Sharapova, Agnieska Radwanska, Sachia Vickery, Maria Sakkari, Karolina Pliskova e as duas atletas anteriormente citadas no seu glorioso caminho que culminou hoje com a conquista do troféu californiano.

A semana perfeita da nipónica terminou com a conquista do seu primeiro torneio WTA
Fonte: BNP Paribas Open

Por sua vez, a atleta oriunda do leste europeu eliminou Katerina Siniakova, a atual detentora do troféu do US Open, Sloane Stephens, a número dois mundial Caroline Wozniacki, a germânica Angelique Kerber e a americana Venus Williams. Foi, portanto, um torneio repleto de surpresas, onde vimos duas atletas com menos de 21 anos a chegar à final pela primeira vez desde que Kim Clijters e Serena Williams disputaram a final de 2001. Pese embora o facto de apenas a jogadora Japonesa ter saído de Indian Wells com o cetro de campeã, ambas melhoram substancialmente o seu posto na próxima atualização do ranking WTA.

A campeã surge no 22º lugar, melhorando substancialmente o seu melhor lugar de sempre, que era o 40º. A tenista russa fica literalmente às portas do top 10, ao se posicionar no 11º posto, como já referi anteriormente.

Para além dos resultados, fica a sensação de que neste torneio a nova geração mostrou que pode ombrear com as melhores da atualidade e que o futuro está bem recheado de grandes valores, capazes de assumir lugares de destaque no médio/longo prazo!

 Foto de Capa: BNP Paribas Open

 

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel promove regressos e deixa alguns pesos-pesados de fora na 1.ª convocatória de Inglaterra depois do Mundial 2026

Thomas Tuchel já anunciou a lista de convocados da seleção de Inglaterra. Esta é a primeira convocatória depois do pódio no Mundial 2026.

Marco Silva entre dois jogadores para o FC Porto x Benfica

Marco Silva terá de selecionar um lateral direito para o FC Porto x Benfica. Alexander Bah e Daniel Banjaqui são os candidatos.

Ex-Braga chamado e jogadores de Sporting e FC Porto de fora: Luis de la Fuente revela os convocados de Espanha

Luis de la Fuente anunciou os 26 convocados de Espanha, destacando-se Roberto Fernández e a ausência de Iván Fresneda.

Torreense | Uma estreia pensada de trás para a frente

Uma história que começou com dois golos e terminou com uma certeza, o Torreense chegou à Europa para competir.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé fala sobre José Mourinho e relação com os colegas de equipa no Real Madrid: «Há aspetos em que é melhor jogar com...

Kylian Mbappé elogiou José Mourinho e falou da relação com todos os seus colegas, destacando a enorme exigência do Real Madrid.

Luís Montenegro parabeniza Torreense: «Um resultado que orgulha todos os portugueses»

Luís Montenegro recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem ao Torreense. Clube português venceu na estreia da Europa League.

Fotis Ioannidis define marca de golos que quer atingir esta época com o Sporting

Fotis Ioannidis quer que esta seja a sua melhor época no que diz respeito aos golos marcados, procurando ajudar o Sporting.