Next Gen ATP Finals – Tsitsipas implacável em Milão

- Advertisement -

Stefanos Tsitsipas venceu este sábado a final do Next Gen ATP Finals, que se realizou em Milão. Derrotou Alex de Minaur na final, com os parciais de 2-4, 4-1, 4-3, 4-3. 

Este evento reúne os sete melhores classificados do ranking mundial com idade igual ou inferior a 21 anos e um tenista convidado pela organização. O evento tem várias particularidades, de entre as quais a de não dar quaisquer pontos para o ranking mundial e o facto de cada set terminar após a vitória de um jogador em 4 jogos, ao invés dos “normais” 6 jogos.

Esta segunda edição do torneio não contou com a maior estrela da denominada “Next Gen”, o n.º 5 mundial Alexander Zverev, que abdicou da sua presença no evento em virtude de se encontrar focado no ATP Finals, com início este domingo. A segunda maior ausência deste torneio foi Denis Shapovalov, atual n.º 29 do mundo, que também renunciou ao torneio alegando cansaço.

O elenco deste torneio ficou dividido em dois grupos: o Grupo A, com Stefanos Tsitsipas, Frances Tiafoe, Hubert Hurkacz e Jaume Munar; e o Grupo B, onde ficaram Alex de Minaur, Taylor Fritz, Andrey Rublev e Liam Caruana (convidado da organização).

Foi sem grandes surpresas que no Grupo A o grego Tsitsipas se impôs à concorrência, vencendo os três jogos que disputou nesta fase. Para a fase seguinte, seguiu consigo o espanhol Munar, que apenas venceu um dos três encontros, tal como os restantes elementos do grupo. No entanto, através do critério de desempate, nomeadamente à diferença de sets ganhos e perdidos, passou à fase seguinte.

Em relação ao Grupo B, Alex de Minaur não deu hipóteses à concorrência e venceu os três encontros relativos a esta fase, deixando Andrey Rubley, que venceu dois encontros e perdeu um, na segunda posição. O mesmo se sucedeu com Taylor Fritz, sendo o número de sets o fator de desempate a favor do russo. O italiano Caruana, tenista convidado pela organização, saiu de Milão com três derrotas em três encontros. Isto já seria de prever, em virtude da sua menor experiência e ranking comparativamente aos restantes. Conseguiu ainda vencer um set ao norte-americano Taylor Fritz.

Os oitos participantes do Next Gen ATP Finals
Fonte: ATP World Tour

Nas meias-finais ambos os encontros foram a 5 sets, com Tsitsipas a impôr-se frente a Rublev por 4-3, 3-4, 4-0, 2-4, 4-3, enquanto Alex de Minaur venceu Munar com os parciais de 3-4, 4-1, 4-1, 3-4, 4-2. 

Na final, Tsitsipas ainda cedeu o primeiro set frente ao australiano, mas respondeu logo de seguida com a vitória nos três restantes, demonstrando o porquê de ter sido considerado o maior candidato à vitória. O grego fecha o ano de 2018 com excelentes resultados, entre os quais se destaca a final perdida para Nadal no ATP Masters 1000 do Canadá, onde venceu quatro jogadores do top 10 mundial, incluindo Djokovic. O finalista vencido, Alex de Minaur, também sai de Milão com excelentes indicações daquilo que poderá vir a ser o ano de 2019. Com o Australian Open no seu país a iniciar-se logo em janeiro, o prodígio australiano tem tudo para poder ser uma dor de cabeça para os tenistas mais cotados da atualidade.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: ATP World Tour

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Neymar Júnior com abordagem para rumar à MLS

O FC Cincinnati está interessado em contratar Neymar Júnior e já estabeleceu contactos com o atual jogador do Santos.

Diretor financeiro do Benfica revela: «O Benfica não precisa da centralização para valorizar o produto que comercializa»

Nuno Catarino, diretor financeiro do Benfica, admitiu que o Benfica poderá prescindir do modelo de centralização dos direitos televisivos.

Equipas de Paulo Sousa e José Morais tropeçam na 22.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al Ahli Dubai, orientado por Paulo Sousa, saiu derrotado por 3-2 na visita ao terreno do líder Al Ain, enquanto o Al Sharjah, de José Morais, cedeu um empate a uma bola na deslocação ao reduto do Bani Yas.

Iker Munoz renova com Osasuna até 2030

O Osasuna anunciou a renovação de Iker Muñoz. O médio de 23 anos prolongou contrato até junho de 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Mónaco goleado no terreno do Paris FC no regresso de Paul Pogba à competição

O AS Monaco foi goleado pelo Paris FC por 4-1 na 29.ª jornada da Ligue 1. O encontro ficou ainda marcado pelo regresso de Paul Pogba à competição.

FC Porto sem Martim Fernandes para o jogo frente ao Estoril Praia: equipa B pode ser solução para completar a convocatória

Martim Fernandes não entra nos planos do FC Porto para a partida contra o Estoril Praia, devido a lesão.

Orkun Kokçu e Jota Silva brilham na vitória do Besiktas

O Besiktas recebeu e venceu o Antalyaspor por quatro bolas a duas, num encontro da 29.ª jornada da Liga Turca.