📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O “desaparecimento” de João Sousa e os possíveis sucessores | Ténis

- Advertisement -

UMA CRISE SEM FIM À VISTA

 

Aos 32 anos, o número um nacional João Sousa conta com três títulos ATP, entre eles o nosso Millennium Estoril Open em 2018. Sousa, apesar das conquistas, desde o regresso da modalidade no pós pandemia eclipsou-se por completo.

O “conquistador” não conta, na presente temporada, com qualquer vitória nos quadros de singulares ao mais alto nível, sendo que, por algumas ocasiões nem conseguiu ultrapassar a fase de qualificação, mesmo que por duas vezes já tenha entrado para o QP com o estatuto de Lucky Loser. Tem desperdiçado a sorte que lhe tem calhado em rifa!

Contudo, parece-me que não é uma crise tenística, mas sim de falta de confiança, motivação e de talvez algum défice físico. É importante sublinhar que o ténis ao mais alto nível esteve parado até agosto do ano transato, e como sabemos a confiança é tudo no desporto, e esta modalidade não é exceção! Como é óbvio, o vimaranense – atualmente a residir e a treinar em Barcelona – não perdeu as qualidades de que era mestre no seu jogo, principalmente a sua direita batida: pancada esta que lhe permitiu, e é bom relembrar, estar semanas a fio no Top 50 mundial.

Foi o primeiro luso a conseguir tal feito marcando presença também nas Olimpíadas do Rio em 2016, sendo que foi, inclusive, primeira vez em que a comitiva Portuguesa se fez representar no desporto da bola amarela. No entanto, com os resultados a “descarrilarem” a olhos vistos, e depois de meia dúzia de temporadas vividas entre os 100 melhores da tabela individual ATP, o jogador acabou por sair dessa elite, estando atualmente a militar fora do Top 105. Mesmo assim mantém, no momento, o epíteto de número um luso no ranking. Será que tem concorrente capaz de ombrear consigo ou quem sabe até superar os seus feitos, a nível interno?

Outro fator a ter em conta será a sua veterania visto contar já com 32 anos. Isto, apesar dos exemplos como Rafael Nadal, Novack Djokovic ou….Roger Federer, que leva a questão da idade ao seu expoente máximo, pois aos 40 anos de idade ainda consegue estar perto da sua melhor forma. Portanto, mais dia menos dia ter-se-á de colocar a questão: quais serão os próximos conquistadores?

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois dos desaires do FC Porto e do Braga na Europa League

Não foi um dia positivo para Portugal no Ranking UEFA. FC Porto empatou, Braga perdeu e comparação com os rivais não é boa para Portugal.

As mensagens finais de Noronha Lopes e Rui Costa: «Peço desculpa pelo debate. Não foi nada, não dignificou o clube»

Rui Costa e João Noronha Lopes debateram na BTV, a dois dias das eleições do Benfica. Eis as mensagens finais de ambos.

Rui Costa visa Noronha Lopes: «Está com amores por Luís Filipe Vieira e por si nem era sócio do Benfica»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Presidente encarnado espera pela reeleição no ato eleitoral.

5 razões para votar em Rui Costa

Rui Costa aposta numa política de continuidade, defendendo que o próximo mandado servirá para consolidar o trabalho iniciado em 2021

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes e os direitos televisivos: «Não são a resolução de todos os males»

João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.

Nuno Borges perde frente a Novak Djokovic e cai nos quartos de final do ATP Atenas

Nuno Borges cai nos quartos de final após perder 2-0 com Novak Djokovic. Após a partida, o sérvio disse que o português «jogou a nível elevado».

Rui Costa e Noronha Lopes em bate-boca sobre as contas: «Ou nasceu petróleo ou está pronto para entregar o clube a um investidor»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Houve bate-boca sobre as contas dos encarnados.