O “desaparecimento” de João Sousa e os possíveis sucessores | Ténis

UMA CRISE SEM FIM À VISTA

 

Aos 32 anos, o número um nacional João Sousa conta com três títulos ATP, entre eles o nosso Millennium Estoril Open em 2018. Sousa, apesar das conquistas, desde o regresso da modalidade no pós pandemia eclipsou-se por completo.

O “conquistador” não conta, na presente temporada, com qualquer vitória nos quadros de singulares ao mais alto nível, sendo que, por algumas ocasiões nem conseguiu ultrapassar a fase de qualificação, mesmo que por duas vezes já tenha entrado para o QP com o estatuto de Lucky Loser. Tem desperdiçado a sorte que lhe tem calhado em rifa!

Contudo, parece-me que não é uma crise tenística, mas sim de falta de confiança, motivação e de talvez algum défice físico. É importante sublinhar que o ténis ao mais alto nível esteve parado até agosto do ano transato, e como sabemos a confiança é tudo no desporto, e esta modalidade não é exceção! Como é óbvio, o vimaranense – atualmente a residir e a treinar em Barcelona – não perdeu as qualidades de que era mestre no seu jogo, principalmente a sua direita batida: pancada esta que lhe permitiu, e é bom relembrar, estar semanas a fio no Top 50 mundial.

Foi o primeiro luso a conseguir tal feito marcando presença também nas Olimpíadas do Rio em 2016, sendo que foi, inclusive, primeira vez em que a comitiva Portuguesa se fez representar no desporto da bola amarela. No entanto, com os resultados a “descarrilarem” a olhos vistos, e depois de meia dúzia de temporadas vividas entre os 100 melhores da tabela individual ATP, o jogador acabou por sair dessa elite, estando atualmente a militar fora do Top 105. Mesmo assim mantém, no momento, o epíteto de número um luso no ranking. Será que tem concorrente capaz de ombrear consigo ou quem sabe até superar os seus feitos, a nível interno?

Outro fator a ter em conta será a sua veterania visto contar já com 32 anos. Isto, apesar dos exemplos como Rafael Nadal, Novack Djokovic ou….Roger Federer, que leva a questão da idade ao seu expoente máximo, pois aos 40 anos de idade ainda consegue estar perto da sua melhor forma. Portanto, mais dia menos dia ter-se-á de colocar a questão: quais serão os próximos conquistadores?

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora já recebeu abordagem por avançado angolano

O Zamalek está interessado em garantir a contratação de Chico Banza no mercado de verão. O jogador atua no Estrela da Amadora.

Sporting já conhece preço exigido pelo Almería para vender Luis Suárez

O Almería quer receber 25 milhões de euros por Luis Suárez. Avançado é a prioridade do Sporting para render Viktor Gyokeres.

Novo reforço do FC Porto já está em Portugal e terá cláusula de rescisão de 60 milhões de euros

Dominik Prpic já está no Porto, onde será oficializado pelo FC Porto. Defesa croata vai ter cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

PUB

Mais Artigos Populares

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.

Arábia Saudita entra em campo por Orkun Kokçu

Orkun Kokçu está de saída do Benfica e o negócio é cada vez mais provável. A Arábia Saudita entrou em ação e abordou as águias.

Eis os resultados finais da Ibercup 2025

A Ibercup 2025 já finalizou mais uma edição. O torneio contou com mais de 500 equipas participantes.