O Encontro da Minha Vida: Rafael Nadal vs. Roger Federer (Wimbledon, 2008)

Cabeçalho modalidadesRoger Federer e Rafael Nadal são, sem qualquer dúvida, duas das maiores figuras da história do ténis. O século XXI está recheado de duelos entre ambos, todos eles inesquecíveis para os amantes da modalidade, mas há um encontro que se destaca dos demais. Depois de, em 2007, num encontro igualmente extraordinário, Roger Federer ter derrotado Rafael Nadal, na final de Wimbledon em cinco sets, foi em 2008, no mesmo palco, que a emoção do ténis foi levada a um máximo histórico.

Seis de julho de 2008: Federer dominava Wimbledon, com cinco conquistas consecutivas do torneio nos anos anteriores, e a rivalidade com Nadal era já uma realidade no circuito ATP. O encontro, que deveria iniciar-se às 14h, foi adiado por 35 minutos devido à chuva que se fazia sentir em Londres. Os dois primeiros sets foram dominados por Rafael Nadal, que os venceu por 6-4 e 6-4, parecendo deixar Federer praticamente arredado da possibilidade de conquistar o torneio de Wimbledon pelo sexto ano consecutivo. Porém, uma nova paragem devido à chuva, no terceiro set, mudou o rumo dos acontecimentos.

Depois de 1h20m de interrupção do encontro, Federer regressou revitalizado e venceu os dois sets seguintes por 7-6 e 7-6 (tendo salvo dois championship points no tiebreak do quarto set). Quando ninguém acreditaria que a final “Fedal” de 2007 pudesse ser superada, eis que dois dos maiores predestinados da história do ténis provariam ao mundo, uma vez mais, que, para eles, os limites não são mais do que barreiras a ultrapassar. Eram já 19h53m quando o encontro foi novamente interrompido devido às condições meteorológicas. Depois de 30 minutos no balneário, era tempo de definir quem sairia de Londres com o troféu em mãos.

Nadal não conseguiu disfarçar a sua euforia após a vitória na “maratona” disputada frente a Federer  Fonte: Pinterest
Nadal não conseguiu disfarçar a sua euforia após a vitória na “maratona” disputada frente a Federer
Fonte: Pinterest

O quinto set foi disputado já com a noite a cair sobre a capital inglesa. Federer lutou, lutou muito, e esteve a apenas dois pontos de conquistar o torneio de Wimbledon pelo sexta ano consecutivo. Porém, Nadal trouxe ao de cima “la furia” espanhola e acabou por vencer o último set por 9-7. O encontro terminou às 21h16m e, mais tarde, Federer viria a queixar-se das condições de jogo no último e decisivo set, chegando mesmo a afirmar que não conseguia sequer ver claramente o seu opositor.

Na final mais longa de singulares em Wimbledon, em termos de tempo jogado, Federer conseguiu um impressionante total de 89 winners e, ainda assim, saiu derrotado. Nadal teve menos erros não forçados (27) e, acima de tudo, uma maior percentagem de break points convertidos (30%). Foi com estes números que o espanhol conseguiu derrubar Federer, numa casa em que este parecia praticamente imbatível e, assim, apimentar ainda mais uma das maiores rivalidades da história do ténis. No encontro que foi, nas palavras de John McEnroe, o melhor ao qual este alguma vez assistiu, as imagens dispensam comentários adicionais.

Foto de Capa: Flickr

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o ranking da UEFA após o empate do Braga e derrota do Santa Clara nas provas europeias

Já é conhecido o ranking da UEFA após os jogos europeus desta semana. Portugal está no sétimo lugar com 1300 pontos nesta temporada.

Cristiano Ronaldo junta-se à pré-época do Al Nassr no dia do aniversário de Jorge Jesus

Cristiano Ronaldo já está integrado nos treinos do Al Nassr. O avançado português juntou-se à comitiva do clube saudita no dia de anos de Jorge Jesus.

FC Aratat de Manuel Tulipa empata a zero frente ao Universitatea Cluj na Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

O FC Ararat de Manuel Tulipa empatou a zero frente ao Universitatea Cluj, na primeira-mão da segunda pré-eliminatória da Conference League.

Famalicão perto de contratar avançado suíço do Basileia

O Famalicão está em vias de garantir a contratação de Roméo Beney. O avançado suíço de 20 anos pertence aos quadros do Basileia.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos lamenta desaire do Santa Clara com o Varazdin: «Soco no estômago, mas a eliminatória está em aberto»

Vasco Matos lamentou a derrota do Santa Clara frente ao Varazdin na Conference League. O técnico português garantiu que a equipa dos Açores ainda pode seguir em frente.

Arábia Saudita confirma mudanças no futebol nacional

O governo da Arábia Saudita anunciou que três emblemas passaram para mãos de privados, podendo realizar ainda mais investimentos.

Viktor Gyokeres apresenta-se em Londres esta sexta-feira

Viktor Gyokeres vai apresentar-se em Londres durante esta sexta-feira, de maneira a realizar os exames médicos.