Australian Open 2016: 13 dos primeiros 16 cabeças-de-série nos oitavos de final

cab ténis

A primeira semana do Open da Austrália foi marcada pela eliminação surpreendente de Rafael Nadal na primeira ronda contra Fernando Verdasco. Há 7 anos atrás, os dois Espanhóis tinham-se defrontado numa titânica meia-final – considerada por muitos como um dos melhores encontros de sempre – a 5 sets. Desta vez, a qualidade não foi, nem de perto nem de longe, tão elevada mas Verdasco conseguiu a sua ‘vingança’, enquanto que Nadal continua a sua ‘travessia no deserto’ em torneios do Grand Slam, com péssimos resultados desde que ganhou Roland Garros em 2014.

Fiel à sua fama de ser inconsistente, Verdasco perdeu o encontro seguinte em 4 sets contra Dudi Sela, que por sua vez perdeu contra Kuznetsov. É assim então o talentoso mas inconsistente e mentalmente fraco Americano que irá jogar a quarta ronda do torneio, naquele que é o melhor resultado da sua carreira até à data. Kuznetsov já havia batido Ferrer em Wimbledon 2014 e causado dificuldades a Murray no US Open do mesmo ano, pelo que é um jogador a ter em conta.

O seu adversário será o sempre espectacular francês Gael Monfils, numa secção em que o cabeça-de-série mais alto era o lesionado Kevin Anderson. Como seria de esperar Monfils esteve envolvido nas mais espectaculares jogadas do torneio até agora, especialmente no seu encontro da terceira ronda contra Robert. Mas será o Francês capaz de não só entreter o público mas fazer um grande resultado nesta segunda semana? O talento está todo lá.

O outro ‘outsider’ a atingir a quarta ronda é Bautista Agut, que após ter vencido Auckland na semana antes do Open da Austrália continuou a sua excelente forma, vencendo Klizan e Lajovic em 5 sets e depois surpreendendo o campeão do US Open 2014 Marin Cilic em 3 sets. Nos oitavos de final, espera-o Tomas Berdych, que venceu a grande esperança do ténis Australiano Nick Kyrgios naquele que foi quiçá o melhor encontro do torneio até à data e que estará à procura da sua sexta presença consecutiva nos quartos de final do Grand Slam australiano.

O carrasco de João Sousa vai defrontar agora Bernard Tomic  Fonte: Australian Open
O carrasco de João Sousa vai defrontar agora Bernard Tomic

Os restantes encontros dos oitavos de final são os esperados no início do torneio, com os mais interessantes em teoria a serem Nishikori vs Tsonga e Wawrinka vs Raonic. No primeiro, Nishikori seria teoricamente favorito mas há sérias questões acerca do seu estado físico após ter sentido dores no pulso contra Garcia-Lopez na terceira ronda, além de que Tsonga é sempre capaz de causar surpresas com o seu grande serviço e pancada de direita. No encontro entre Wawrinka e Raonic espera-se equilíbrio e tiebreaks; o Suiço lidera o mano-a-mano 4-0, tendo ganho todos os 5 tiebreaks que disputaram até à data, mas esta poderá ser uma oportunidade para Raonic finalmente conseguir uma grande vitória num torneio do Grand Slam. O Canadiano ainda não perdeu um único encontro este ano e parece estar mais confiante do que nunca.

Não se espera grande emoção ou incerteza no Federer vs Goffin, Djokovic vs Simon ou Murray vs Tomic, mas nunca se sabe, especialmente no caso de Federer devido à sua idade. O encontro que resta é um confronto de estilos entre Isner – que serviu 101 ‘aces’ até agora no torneio e não enfrentou nenhum break point – e Ferrer, que também se afigura poder ser bastante equilibrado.

O favorito ao título é claramente Djokovic, resta ver se algum dos outros 15 jogadores ainda em prova se mostrará capaz de desafiar a hegemonia actual do sérvio. A próxima semana dar-nos-á a resposta.

Imagens: Australian Open

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG (que terminou o jogo com 9) elimina Bayern Munique do Mundial de Clubes 2025

O PSG bateu o Bayern Munique por duas bolas a zero, em jogo dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

A reação de Alphonso Davies à lesão grave de Jamal Musiala

Alphonso Davies reagiu em direto à lesão de Jamal Musiala. O jogador foi substituído ao intervalo do Bayern x PSG.

Lúcia Alves: «Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar»

Lúcia Alves esteve este sábado presente na sala de imprensa e realizou a antevisão da partida entre Portugal e a Itália.

Gil Vicente tenta empréstimo de avançado do Benfica

O Gil Vicente está interessado em garantir a contratação de Gustavo Varela. O jogador representa atualmente o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.

Renato Sanches sai do Benfica: como foram os últimos anos do internacional português?

Renato Sanches viu o empréstimo ao Benfica ser terminado. O internacional português está assim de regresso ao PSG.

Foi flop no FC Porto e pode ser reforço de equipa da La Liga

José Campaña passou sem sucesso pelo FC Porto em 2014/15. O médio está livre no mercado, mas pode acabar por assinar pelo Levante.