Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Open de Antuérpia: Andy Murray está de volta!

Angelina Barreiro · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Disputada a final, este domingo, do torneio ATP 250 de Antuérpia, na Bélgica, destacou-se o glorioso triunfo do tenista escocês Andy Murray, que, assim, regressa oficialmente às vitórias e consegue o primeiro título de 2019.

Assim, Murray bateu o seu adversário, Stanislas Wawrinka, – número 18 do ranking – reforçando para 12 o número de vitórias frente-a-frente ao tenista suíço.

Naquela que seria uma final interessante, com dois tenistas de alto nível, Stan Wawrinka apresentou-se bastante sólido no primeiro set, dando margem para erro a Murray, e ganhando o set por 6-3.

Nos dois sets seguintes, Wawrinka continuou com o seu jogo forte, porém, o ex-número um mundial mostrou-se com mais vontade de ganhar o título, e, a partir daqui, acabou por criar dificuldades para o tenista suíço, triunfando com parciais de 6-4 e 6-4.

Se as estatísticas contam, então podemos dizer que o helvético teve, em todo o encontro, mais hipóteses de vencer. E seria o mais esperado, tendo em conta a forma física e as circunstâncias. No entanto, nem sempre as estatísticas vencem, e o britânico foi mais eficaz, levando – e muito bem – a melhor sobre o encontro.

Andy Murray e Stan Wawrinka, respetivamente, na disputa da final do European Open, na Bélgica
Fonte: ATP Tour

Há cerca de três, quatro anos, veríamos estes dois tenistas a lutar pelos primeiros lugares do ranking e pelos torneios de topo – Grand Slams, essencialmente. Este domingo, tivemos oportunidade de ver uma final com dois pesados do ténis, com Andy Murray a vencer um ATP 250, sendo o 243.º classificado no ranking geral.

Com a lesão que afastou Murray dos maiores palcos da “bola amarela” em 2017, desenhou-se uma significante quebra no que seria um dos melhores jogadores da história do Ténis.

Andy Murray tem vindo a mostrar, este ano, que voltou mais forte, desde a sua infeliz lesão em 2017
Fonte: ATP Tour

No entanto, este ano, e principalmente neste torneio, provou que ainda está apto e capaz de gritar mais alto, no que toca a fazer jogos com um bom nível de ténis, que poderão, por fim, voltar a dar-lhe títulos, como antigamente.

Contudo, quando vimos o tenista escocês a tornar-se o número um mundial em 2016, não imaginávamos que teria este difícil recomeço nesta época.

Porém, tendo em conta as circunstâncias passadas, Andy Murray demonstrou a coragem de (re)começar, e esta vitória dita um incrível regresso da parte do tenista de 32 anos. Esperemos que assim continue.

Foto de Capa: ATP Tour

Artigo revisto por Joana Mendes

Angelina Barreiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.