Os 5 momentos do ATP Masters 1000 Rolex Monte-Carlo

    modalidades cabeçalho

    O ATP Masters 1000 Rolex Monte-Carlo de 2023 terminou no último domingo, dia 16 de abril. A principal prova de ténis realizada em Monaco acabou com a vitória de Andrey Rublev, que venceu o seu primeiro torneio de ténis da categoria Masters 1000, após ter derrotado Holger Rune na final. Esta foi a primeira vez que os dois jogadores jogaram a final da competição.

    As surpresas da prova foram Lorenzo Musetti, Jan-Lennard Struff e Taylor Fritz. Enquanto, as desilusões da competição foram Novak Djokovic, Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas.

    DJOKOVIC É SURPREENDIDO

    Novak Djokovic, atual número um do ranking ATP, era o favorito à conquista da competição, para muitos dos adeptos da modalidade, antes do início da prova. O tenista sérvio, de 35 anos, vencedor do ATP Masters 1000 Rolex Monte-Carlo de 2013 e 2015, chegou ao Monaco depois de ter perdido nas meias-finais do ATP 500 Dubai de 2023, frente a Daniil Medvedev.

    O tenista sérvio acabou por ser surpreendido na terceira ronda da prova, quando foi eliminado por Lorenzo Musetti, em três sets (6-4 | 5-7 | 4-6), após quase três horas de partida. Novak Djokovic mostrou algumas dificuldades físicas ao longo do jogo. Por isso, existe a possibilidade do sérvio não jogar nas próximas semanas, de modo, a estar preparado para o Grand Slam Roland-Garros de 2023.

    CASPER RUUD NÃO CONTINUA COM A SÉRIE VITORIOSA

    Casper Ruud, vencedor do ATP 250 Millennium Estoril Open de 2023, não deu continuidade à boa fase e foi eliminado na terceira ronda da prova, frente a Jan-Lennard Struff, em dois sets, após 1h45m de jogo. Esta eliminatória acabou por ser um déjà vu para o tenista noruegues, pois foi eliminado na mesma fase da competição no ano passado, quando foi eliminado por Grigor Dimitrov. Não foi desta vez que o atual número três do mundo venceu um torneio de ténis da categoria ATP Masters 1000.

    STEFANOS TSITSIPAS NÃO CONSEGUIU SER TRICAMPEÃO

    Stefanos Tsitsipas, vencedor das últimas edições do ATP Masters 1000 Monte-Carlo e segundo cabeça-de-série, era um dos principais favoritos à conquista da competição. O tenista grego perdeu nos quartos-de-final da prova, frente a Taylor Fritz, em dois sets, após pouco mais de uma hora de partida. Este jogo acabou por garantir de que ia haver um campeão inédito na prova.

    FINAL FOUR COM APENAS TENISTAS COM IDADE MÁXIMA DE 25 ANOS

    As passagens de Holger Rune, Andrey Rublev, Taylor Fritz e Jannik Sinner garantiu a presença de apenas tenistas com no máximo 25 anos nas meias-finais da prova. Esta final four de “miúdos” mostra que o futuro da modalidade está bem seguro, pois havia tenistas com mais experiência na competição, como Novak Djokovic, Stefanos Tsitspas e Daniil Medvedev.

    ANDREY RUBLEV VENCE COM REVIRAVOLTA INCRÍVEL

    Andrey Rublev é o novo vencedor da competição. O tenista russo, de 25 anos, derrotou Holger Rune, da Dinamarca, na final, em três sets, após pouco mais de 2h30m de partida. Esta foi das finais mais emotivas dos últimos anos, especialmente por Andrey Rublev ter dado uma grande reviravolta na partida. No terceiro set, Rune estava a vencer por 4-1, servia para o 5-1 com vantagem de 40-30 e acabou por perder o jogo. Faltou muita experiência e concentração ao tenista dinamarquês, que até já tinha vencido o ATP Masters 1000 Paris de 2022.  

    Com esta vitória, Andrey Rublev mantém a sexta posição no ranking ATP, mas aproxima-se de Stefanos Tsitsipas, atual número cinco do mundo, que está agora a 570 pontos do russo. Para Holger Rune, a presença na final acabou por garantir a subida ao sétimo lugar do ranking ATP, o seu máximo na carreira.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.