Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Em tempos de competição adiada devido ao COVID-19, decidimos pôr a criatividade em jogo e relembrar a ti, caro leitor, os (quatro) vencedores do Estoril Open que provavelmente já não te lembras.
Caraterizado pelo jogo em terra batida, o Estoril Open acaba por ser o único torneio que representa Portugal no circuito mundial de ténis masculino, pelo que, por isso, acaba por ter um carinho especial por nós, portugueses, desejando que seja possível fazer e sustentar edições deste calibre, por muitos anos.
A nossa lista inclui dois dos melhores tenistas de sempre, que deram também o «ar da sua graça» no nosso país.
1.
Novak Djokovic (2007) – É verdade. Considerado, por muitos, um dos melhores tenistas da atualidade, o atual número um do mundo já ganhou, uma vez, o ATP da nossa casa. De apenas 19 anos, venceu a Richard Gasquet por 7-6, 0-6 e 6-1, e foi, de facto, o Estoril Open, que o lançou numa carreira que viria a ser uma das melhores de todos os tempos.
Agora, com 32 anos, o sérvio soma 78 títulos na sua carreira, dos quais se junta a edição de 2007 do Estoril Open, e 17 Grand Slams, sendo considerado um dos maiores nomes que se tornaram vencedores deste torneio.
2.
Roger Federer (2008) – Em 2008, o Estoril Open contou no seu cartaz com a presença de um dos melhores jogadores da história do ténis, nada mais, nada menos, que o tenista suíço Roger Federer. Na altura com 26 anos, o atual quarto classificado do ranking ATP chegou ao torneio português como cabeça de série e como número um mundial.
Nesse ano, foram vários os portugueses que também alinharam na competição: Frederico Gil, João Sousa, Gastão Elias e Rui Machado. Frederico Gil chegou a defrontar Roger Federer nos quartos de final e saiu derrotado por 2-0. O tenista luso fez parte do percurso do suíço que chegou até à final e venceu-a ao “bater” o 4º classificado do ranking de 2008, o russo Nikolay Davydenko.
A final não teve muita história, até porque só teve um set completo. No quarto jogo do segundo set, Nikolay Davydenko desistiu devido a lesão. Melhor estreia era impossível para Roger Federer. O mesmo não se pode dizer quando em 2010 foi eliminado nas meias finais pelo vencedor dessa edição o espanhol Albert Montanes.
Esperemos que o tenista suíço ainda volte a Portugal antes de terminar a carreira, os fãs portugueses ficariam agradecidos.
3.
Juan Martin del Potro (2011, 2012) – Juan Martin Del Potro participou quatro vezes no Estoril Open e venceu duas edições seguidas. O tenista argentino jogou, pela primeira vez, o torneio português em 2007, mas uma lesão afastou-o logo na segunda ronda. Quatros anos depois, em 2011, voltou a Portugal e voltou em grande, tendo em conta que triunfou nesse ano, após vencer o tenista espanhol Fernando Verdasco. No ano seguinte, Del Potro regressou a solo nacional para defender o título e fê-lo sem problemas, uma vez que não perdeu nenhum set nos quatros jogos que realizou. Na final, derrotou o francês Richard Gasquet.
Os portugueses tiveram que esperar cinco anos para ver novamente o tenista argentino, mas tal como na sua estreia no Estoril Open, Del Potro abandonou a competição na segunda ronda, desta vez devido à morte do seu avô.
No ano passado, Del Potro lesionou-se com gravidade no joelho direito e ainda se encontra a recuperar. Desejamos que recupere o mais rápido possível para o voltarmos a ver nos courts, principalmente no court do Estoril Open.
4.
Stanislas Wawrinka (2013) – O tenista suíço, atual 15.º do ranking, também foi campeão do Estoril Open, ao bater o espanhol David Ferrer, por 6-1 e 6-4. Uma vitória importante para Stan, que no ano seguinte, iria ganhar o seu primeiro Grand Slam da carreira.
Com 34 anos, o tenista suíço arrecada 16 títulos, dos quais três são Grand Slams, e junta-se a estes, o ATP 250 do Estoril.
Foto de Capa: Estoril Open
Artigo de Angelina Barreiro e Gonçalo Bernardo Oliveira















